Geologia

Bem-vindos ao Departamento de Geologia

Bem-vindos ao Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (DG), desde sempre o maior do país. O DG dedica-se ao estudo do nosso Planeta e tem como objetivo fundamental a promoção e o desenvolvimento de ensino e de investigação qualificados em domínios fundamentais e aplicados das Geociências, em todos os ciclos do ensino universitário, na investigação científica de excelência e em estreita ligação com instituições públicas (Laboratórios, Institutos), empresas privadas e com a Sociedade em geral (Autarquias, Centros de Formação, etc.).

O DG oferece formação nos níveis de Licenciatura (1.º Ciclo), Mestrado (2.º Ciclo) e Doutoramento (3.º Ciclo). É ainda responsável por cursos não conducentes a grau académico, cujos conteúdos respondem a necessidades concretas dos profissionais em exercício.

O curso de Licenciatura em Geologia tem como objetivo primordial o desenvolvimento das competências necessárias ao desempenho qualificado da profissão de geólogo em diferentes domínios de atividade, desde a investigação científica, à indústria ou à resolução de problemas ambientais. Oferece formação de espectro largo, alicerçada em conhecimento científico sólido e eclético, promovendo aprendizagem multidisciplinar, orientada para a resolução de problemas, para a consolidação de autonomia e de responsabilidade, conduzindo ao reforço da empregabilidade. Considerando as especificidades do mercado de trabalho em Geologia, a estratégia seguida pelo DG é a de oferecer uma licenciatura de 4 anos, o que lhe confere um caráter verdadeiramente profissionalizante e competitivo, a nível nacional e internacional. Oferecemos igualmente a possibilidade de obtenção de um duplo diploma através de protocolo com a Universidade de S. Paulo (Brasil) que, entre outras vantagens, alarga a possibilidade de colocação no mercado de trabalho dos jovens licenciados.

Os ciclos de estudo de Mestrado (2.º Ciclo) visam a consolidação e o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos mais especializados, reforçando a prática de campo e de laboratório, promovendo acesso a técnicas laboratoriais avançadas e desenvolvendo competências de processamento e interpretação de dados.

O ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor em Geologia visa formar profissionais com a capacidade de realizar investigação original e autónoma, nos vários domínios do conhecimento numa perspetiva fundamental ou aplicada, através da aquisição de competências e capacidades específicas, contribuindo simultaneamente para o progresso científico em contexto académico ou profissional. O DG participa ainda no Curso de doutoramento Earthsystems, o único no País no seu género financiado diretamente pela FCT. Pretende-se que os alunos que aqui se formam se tornem profissionais competentes e cidadãos com uma perceção excecional do Mundo que os rodeia. Para isso, temos um corpo docente competente e motivado em transmitir conhecimento, em sala de aula, nos seus vários laboratórios de aulas e de investigação, ou no campo.

Venha conhecer-nos um destes dias e deixe-se espantar pelas maravilhas do nosso Planeta.

Conceição Freitas
Presidente