Reliable Seismic Hazard Inputs for Engineering Practice
Earth Systems Seminar, por Shaghayegh Karimzadeh (University of Minho, Guimarães, Portugal).
Earth Systems Seminar, por Shaghayegh Karimzadeh (University of Minho, Guimarães, Portugal).
No âmbito das atividades de encerramento deste ciclo, destaca-se a a apresentação pelo docente de CIÊNCIAS Miguel Miranda, intitulada "Relembrar o passado, Prevenir o Futuro", e a exibição do filme sobre o Terramoto de 1775: “O Melhor dos Mundos”, realizado por Rita Nunes e que contou com a participação de membros de CIÊNCIAS.
Conferência inaugural do ciclo "Sismos - Onde a Ciência encontra a Sociedade".
Na segunda-feira, 26 de agosto, muitos de nós acordámos com um susto: às 5h11, um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter foi sentido não só em Lisboa como um pouco por todo o Portugal continental. Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o abalo não causou danos pessoais ou materiais.
É o sismo de maior magnitude a abalar Portugal continental em 50 anos. Com epicentro a cerca de 60km ao largo da costa de Sines, foi sentido também em Espanha e Marrocos.
O sismólogo Luís Matias regressou à sua escola em Alvalade, no âmbito do projeto de voluntariado da Native Scientists, que desafia cientistas a regressarem às suas escolas de 1.º ciclo para realizarem oficinas de divulgação científica.
Os cientistas Susana Custódio e Luís Matias escrevem sobre o Centro do Terramoto de Lisboa, que nasceu de uma vontade de contar a fascinante história do sismo de 1755. A Faculdade e o IDL Ciências ULisboa são parceiros do Quake.
“A iniciativa alcançou o sucesso científico desejado, prontamente reconhecido pela maioria dos seus participantes, (...) o que confirma o interesse crescente que os temas dos riscos urbanos têm vindo a suscitar, no seio da comunidade técnica e científica internacional”, escreve Paula Teves-Costa, presidente da Comissão Organizadora da ICUR2022.
“Andamentos da Ciência” é o novo ciclo de conferências da Ciências ULisboa que arranca no próximo dia 22 de junho. Nesta iniciativa, especialistas de diferentes áreas do conhecimento vão partilhar o saber sobre os temas mais atuais da sociedade, na forma de comunicações inspiradas nas palestras TED.
Sessão dedicada ao tema "Comunicação e capacitação da população. Comunicação de Ciência. Casos práticos".
Uma equipa de investigadores do Instituto Dom Luiz da Ciências ULisboa em parceria com cientistas da Universidade Johannes Gutenberg (JGU), em Mainz, na Alemanha, apresenta uma nova perspetiva para o início das zonas de subducção, contribuindo dessa forma para um maior conhecimento da teoria da tectónica de placas.