Revista de Imprensa de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2024

Identidade gráfica do clipping da Ciências ULisboa
GICD DCI Ciências ULisboa

A Direção de Comunicação e Imagem da Ciências ULisboa apresenta os principais recortes de imprensa publicados entre 24 de janeiro e 5 de fevereiro de 2024.

5 fevereiro 2024

Beatriz Amorim
Beatriz Amorim optou por Engenharia Física devido à sua natureza mais prática e à possibilidade de, posteriormente, se dedicar à construção de detetores
Fonte GICD DCI Ciências ULisboa

4 fevereiro 2024

• “Aluna do Cartaxo ganha bolsa Marie Sklodowska-Curie” in O Mirante online. A estudante do último ano de mestrado em Engenharia Física, na Ciências ULisboa, participa desde 15 de janeiro de 2024 e durante seis meses, num projeto inovador na Alemanha, no âmbito do Programa GET INvolved do FAIR.
  • “Conhecidas duas novas espécies de aracnídeos. Cientistas dizem ser ‘relíquias biológicas’” in Greensavers. Javier Blasco-Aróstegui, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Ciências ULisboa, é um dos autores de um artigo dedicado ao Euscorpius olympus.

3 fevereiro 2024

• “Portugal e o custo de pintar de verde a complexa tela da economia nacional” in Dinheiro Vivo online e edição impressa. Declarações de Filipe Duarte Santos, antigo aluno e professor jubilado da Ciências ULisboa, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

2 fevereiro 2024

• “As renováveis e a biodiversidade. Que desafios, como atuar?” in Água e Ambiente online. Filipa Vala, assessora no Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública – PlanAPP e membro externo do cE3c, moderou o 11.º Fórum de Energia, que teve como oradora a professora da Ciências ULisboa, Cristina Branquinho.

1 fevereiro 2024

Inauguração do Bio Lab Lisboa várias pessoas com máscara
A inauguração do Bio Lab Lisboa ocorreu no dia 13 de janeiro de 2022
Fonte GJ DCI Ciências ULisboa

• “BioLab Lisboa” in Agenda Lx. O funcionamento do Bio Lan Lisboa é assegurado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Ciências ULisboa.
  • “Estudante portuguesa ganha bolsa internacional na área nuclear (e vai fazer um estágio na Alemanha)” in Human Resources. Beatriz Amorim é estudante do último ano de mestrado em Engenharia Física, na Ciências ULisboa.
  • “Ciências ULisboa recebe Encontro Nacional de Estudantes de Física” in Mais Superior online. Ciências ULisboa recebe Encontro Nacional de Estudantes de Física.
  • “Lei do Clima faz dois anos com quase tudo por fazer” in TVI notícias, CNN Portigal online, Eco – Economia online. Declarações de Filipe Duarte Santos.

31 janeiro 2024

• “Aeroporto do Montijo volta a ser chumbado pelo ICNF” in Público edição impressa. A razão para o chumbo foi a informação científica divulgada num estudo sobre o impacto que o novo aeroporto teria nas espécies de avifauna. O artigo é assinado pelos professores da Ciências ULisboa - Teresa Catry e José P. Granadeiro.
  • “Ana Sofia Reboleira recebeu Prémio Fundação Belmiro de Azevedo” in Jornal das Caldas edição impressa. Ana Sofia Reboleira é professora da Ciências ULisboa e investigadora do cE3c.

30 janeiro 2024

• “Agência Portuguesa do Ambiente também chumba extensão de validade ambiental para aeroporto do Montijo” in Expresso online. Declarações do professor da Ciências ULisboa, Jorge Palmeirim.
  • “Aeroporto do Montijo volta a ser chumbado pelo ICNF” in Público online. A razão para o chumbo foi a informação científica divulgada num estudo sobre o impacto que o novo aeroporto teria nas espécies de avifauna. O artigo é assinado pelos professores da Ciências ULisboa - Teresa Catry e José P. Granadeiro.
  • “Investigadora de ecossistemas subterrâneos Ana Sofia Reboleira distinguida no Prémio Fundação Belmiro de Azevedo” in Jornal de Leiria online. Ana Sofia Reboleira é professora da Ciências ULisboa e investigadora do cE3c.
  • “Beatriz Amorim, estudante da ULisboa, ganha bolsa Marie Sklodowska-Curie” in TV Europa. Beatriz Amorim é estudante do último ano de mestrado em Engenharia Física, na Ciências ULisboa.
  • “A Terra à Luz de Outros Planetas - Pedro Machado, Ricardo Trigo” in Viral Online. A primeira sessão do ciclo de conversas Aqui, no Universo tem como tema “A Terra à luz de outros Planetas” e conta com Pedro Mota Machado e Ricardo Trigo, professores da Ciências ULisboa. A iniciativa é da Culturgest, em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.