Neurobiologia Comparativa e do Desenvolvimento
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
Carga horária: T: 1:30 h; TP: 1:00 h; OT: 0:30 h;
Área Científica: Biologia;
Objetivos da Unidade Curricular
O objectivo desta cadeira é o de expor os/as aluno/as à investigação actual no domínio das neurociências na perspectiva da compreensão do sistema nervoso do ponto de vista da sua ontogénese e evolução.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
Estudo do sistema nervoso, dando particular atenção à sua evolução e desenvolvimento, utilizando uma abordagem comparativa e integrada.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Nesta cadeira serão abordadas questões directa e indirectamente relacionadas com a evolução e o desenvolvimento do sistema nervoso numa perspectiva comparada e integrada. Para tal, a cadeira combinará aulas de introdução/revisão a aspectos gerais das neurociências, em particular de desenvolvimento, anatomia, e comportamento, com seminários de investigação em áreas pertinentes para a compreensão do estado da arte nesta área.
As aulas e seminários cobrirão aspectos como:
1- a história evolutiva do sistema, das moléculas à anatomia
2- o desenvolvimento do sistema nervoso em vertebrados e invertebrados,
3- a evolução do comportamento
4- a plasticidade e desenvolvimento pós-natal na construção do SNC
5- aspectos ontogénicos de doenças neurológicas
6- funcionamento do SNC e suas bases neuro-endocrinológicas
7- evolução do comportamento social
Componente Teórica-Prática
A componente teórico prática consistirá na discussão entre alunos e docentes de temas e artigos de investigação introduzidos durante as aulas teóricas.
Componente Prática
Não se aplica
Bibliografia
Recomendada
A bibliografia aconselhada é disponibilizada sob forma de PDFs pelo docente através da plataforma Moodle.
Outros elementos de estudo
Bibliography will be provided as PDFs by the Teacher through the Moodle platform.
Métodos de Ensino
Componente teórica: Esta cadeira consiste em aulas e seminários dados por docentes da FCUL e cientistas convidados a trabalhar numa área de neurociências relevante para a tópico em questão.
Componente Teórico Prática: consistirá na discussão de artigos de investigação entre o docente/cientista e os alunos.
Métodos de Avaliação
A avaliação desta cadeira consiste na elaboração de uma análise crítica a um artigo científico recente escolhido pelo docente na perspectiva de “peer-review”. O/a aluno/a deverá integrar os conceitos apresentados e discutidos nas aulas bem como apoiar-se na bibliografia especializada (parcialmente disponibilizada pelo docente) para avaliar da qualidade, pertinência e rigor do manuscrito em análise.
Língua de ensino
Português e Inglês