Auditorias e Sistema de Gestão Ambiental

Carga horária: TP: 2:30 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia;

I  Resultados expectáveis de aprendizagem

1. Reconhecer os impactos da actividade humana no meio ambiente: perspectiva histórica, evolução e situação actual.

2.    Reconhecimento dos mecanismos internacionais de prevenção de impactes ambientais e controle da poluição.

3.    Compreensão dos mecanismos de prevenção e controle ambiental sobre as actividades económicas.

4.    Compreensão dos mecanismos de licenciamento ambiental e responsabilidade civil ambiental.

5.    Compreensão do conceito, escalas e mecanismos de implementação de Sistemas de Gestão Ambiental.

6.    Compreensão dos objectivos, tipologias e metodologias de execução de auditorias ambientais.

II - Competências

Capacidade de executar os princípios básicos do licenciamento ambiental, simular uma auditoria e implementar um sistema de gestão ambiental.

• Avaliação e Monitorização de Impactos Ambientais (465036)

Noção de gestão ambiental. Noção de licenciamento ambiental e auditorias ambientais. Os sistemas de Gestão ambiental e as normas ISO 14001. O sistema EMAS. A implementação de Sistemas de Gestão Ambiental.  Análise de Ciclo de Vida. Responsabilidade Civil Ambiental e índices de sustentabilidade ambiental.

1.        As actividades humanas e os impactes ambientais: breve análise da evolução da problemática ambiental.

2.        Os impactes ambientais, as actividades económicas e o desenvolvimento sustentável.

3.        Noção de gestão ambiental. Os mecanismos de prevenção de impactes ambientais. A prevenção da poluição e o IPPC.

4.        O licenciamento ambiental e a responsabilidade civil ambiental.

5.        A perspectiva territorial e local da gestão ambiental: os Planos Municipais de Ambiente e a Agenda 21. Os Planos de Ordenamento Territorial e a Avaliação Ambiental Estratégica: dos Planos Municipais de Ordenamento de Território (PMOT’s) à Rede Natura 2000.

6.        A certificação ambiental: normas, requisitos e prática. Perspectiva económico-financeira dos SGA.

7.        Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA): das normas ISO 14001 ao EMAS - função, estrutura, implementação e desenvolvimento.

8.        Noção de auditoria ambiental, objectivos e tipos de auditorias. Monitorização e auditoria ambiental.  Auditorias ambientais em obras públicas e privadas. Auditorias ambientais em complexos fabris.

9.        Noção de governação ambiental corporativa.

10.    Casos de estudo em Portugal de implementação de SGA’s: cimenteiras, instalações de processamento de RSU’s, hotéis e campos de golfe.

11.    Ecogestão e rotulagem Ecológica.

12.     Ferramentas na gestão ambiental: Análise do Ciclo de Vida.

Simulação de processos de licenciamento ambiental em indústrias e implementação de sistemas de gestão ambiental. Simulação de processos de auditoria ambiental. Simulação de processos de Avaliação Ambiental Estratégica sobre planos e projectos.

1. Sistemas de Gestão Ambiental. Abel Pinto Ed. 2005. Edições Sílabo. ISBN 972-618-387-1

2. Gestão Ambiental. Santos Oliveira. Ed.2005 Ed. LIDEL. ISBN 972-757-328-2

3. Handbook of Environmental Mangement and Technology. Gwendolyn Burke, Ben Singh & Louis Theodore 2nd Ed. 2005. Ed. WILEY. ISBN 0-471-72237-5

4. Essentials of environmental management. Paul Hyde&Paul Reeve 2nd Ed 2005. Ed. IOSH.. ISBN 0 9013 5736 7

JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT

ISSN:0301-4797

Imprint: ACADEMIC PRESS

Impact Factor: 1.446

Normas ISO 14001

Sistema EMAS 6. Métodos de Ensino

Com base na exposição teórica os alunos serão estimulados a desenvolver pesquisa sobre a relevância do licenciamento industrial e dos mecanismos de controle de prevenção da poluição. Da mesma forma abordarão as vantagens e desvantagens da implementação de sistemas de gestão ambiental e da utilização de do instrumento de auditoria. Para além da exposição teórica serão preparados seminários sobre estes temas pelos alunos e estimulado o debate. Serão simulados exercícios sobre casos concretos.

Exame escrito  e trabalho prático de grupo.

Português.