Técnicas de Observação e Redução de Dados em Astronomia
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Física
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 2:00 h;
Área Científica: Física;
Objetivos da Unidade Curricular
Dar uma formação sólida em Astronomia observacional, estudando os princípios físicos e procedimentos para realizar observações com instrumentação moderna, assim como os princípios das técnicas da análise de dados. Deste modo, o aluno familiariza-se com os detalhes dos parâmetros observacionais tais como, conceitos avançados sobre sistemas de coordenadas, características de telescópios e detetores, princípios avançados de fotometria, espectroscopia e do tratamento de dados associado, o que lhe permite planear e conduzir observações astronómicas para investigação científica, num observatório internacional.
Pré-requisitos
- Astronomia (34736)
- Astrofísica (34740)
Conteúdos
1. Sistemas de Coordenadas. Alterações com a refração atmosférica, movimento próprio, precessão e nutação. Escalas de Tempo.
2. Intensidade luminosa, magnitude e sua deteção. Alterações devidas à massa de ar e ao instrumento.
3. As flutuações estatísticas da emissão de luz.
4. Os Sistemas fotométricos de Johnson e Strömgren: relação das cores e índices com os parâmetros atmosféricos estelares. Diagramas H-R.
5. Caraterísticas dos detetores CCD. Calibração das contagens na imagem do CCD. Princípios estatísticos fundamentais do tratamento de imagens. Ajustes e incertezas estatísticas. O software IRAF.
6. Espectroscópios: redes de difração simples e montagem Échelle. Espectros e riscas espectrais: parâmetros observacionais e relação com as características físicas. Distribuição dum espectro na imagem CCD.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
1. Astrometria: Sistemas de Coordenadas e Escalas de Tempo.
a. Trigonometria esférica.
b. Coordenadas equatoriais, locais e movimento diurno aparente.
c. Ângulo horário e altura.
d. Alterações da posição celeste.
i. A refração atmosférica e os modelos de correção.
ii. A precessão do eixo terrestre e do equinócio Vernal.
iii. Correções de precessão e nutação luni-solares.
e. O movimento próprio dum astro: dedução das equações e correções a usar.
f. Transformações para coordenadas galácticas e supergalácticas.
g. Tempo Atómico TAI, Tempo Universal UTC, Tempo Sideral, aparentes e médios.
h. Tempo (Dinâmico) Terrestre e Tempo do Baricentro.
i. Calendários: datas Julianas, Gregorianas e Épocas.
2. Conceitos fundamentais da Fotometria
a. Luminosidade estelar, fluxo e intensidade luminosa recebida na Terra.
b. Magnitude e equações com os parâmetros do instrumento.
c. Aumento de magnitude devida à massa de ar. Modelos de massa de ar.
d. Medição da extinção atmosférica e correções à magnitude. Dependência na cor.
e. Princípios de fotometria diferencial e “do céu todo”.
3. Princípios físicos da emissão de luz.
a. Distribuições estatísticas e as flutuações na intensidade luminosa.
b. A razão Sinal-Ruído (S/R) na contagem de fotões.
c. Dependência da razão S/R com o tempo de integração.
4. Sistemas Fotométricos
a. O sistema de Johnson de banda larga:
i. Curvas de transmissão dos filtros UBVRI e magnitudes respetivas.
ii. Cores U-B, B-V, V-R e V-I.
iii. Relação das cores e índices com os parâmetros atmosféricos estelares.
b. O sistema de Strömgren, de banda intermédia:
i. Curvas de transmissão dos filtros uvby, Hβ-NW e magnitudes respetivas.
ii. Cores e índices b-y, m1, c1 e β.
iii. Calibração para índices sem avermelhamento.
c. Relação das cores e índices com os parâmetros atmosféricos estelares.
5. Detetores de CCD e análise de imagem.
a. Caraterísticas de funcionamento dos CCD.
b. Calibração das contagens na imagem dum CCD: bias, darks e flats.
c. Princípios estatísticos fundamentais do tratamento de imagens.
d. Fotometria de “abertura” e de PSF (Point Spread Function).
e. Imagem de difração dum telescópio. Seeing e resolução efetiva da imagem.
f. Estatística da subtração do brilho do céu às contagens do astro.
g. Técnicas de ajustes a dados. As incertezas estatísticas dos parâmetros.
h. Métodos e tratamento numérico na análise de dados.
i. software IRAF.
6. Espectroscopia Astronómica.
a. Espectroscópios e redes de difração simples.
b. Espectrógrafos em montagem Échelle.
c. A forma das riscas espectrais: ajustes de Gaussianas e Lorentzianas.
d. Parâmetros observados nas riscas e relação com as características físicas.
e. A forma 2D dum espectro na imagem CCD.
f. Recuperação da forma das riscas espectrais e do contínuo do espectro
Componente Teórica-Prática
Discussão e resolução de séries de problemas referentes aos tópicos da componente teórica. Muitos problemas exigem cálculo numérico em quantidade e recorre-se ao uso de software como o Mathematica, ou Mathlab ou programação em C, Python, etc.
Componente Prática
N/A
Bibliografia
Recomendada
- Robin M. Green: “Spherical Astronomy”, Cambridge University Press (CUP), 1985.
- Christopher R. Kitchin: “Astrophysical Techniques”, CRC Press 2008, (1ªed 1991).
- Edwin Budding & Osman Demircan: “Introduction to Astronomical Photometry”, CUP, 2007, “Cambridge Observing Handbooks for Research Astronomers” series, No. 6.
- Christopher R. Kitchin: “Optical Astronomical Spectroscopy”, Institute of Physics Publishing, 1996
Outros elementos de estudo
- J. Meeus: “Astronomical Formulae for Calculators”, Willmann-Bell, 1998.
- P. Duffet-Smith, “Astronomy with your Personal Computer”, 2ª ed, CUP, 1990.
- W. M. Smart: “Textbook on Spherical Astronomy”, 4ª ed, CUP, 1949.
- Arne A. Henden, Ronald H. Kaitchuck: “Astronomical Photometry: a Text and Handbook for the advanced Amateur and Professional Astronomer”, 1990, Willman-Bell.
Métodos de Ensino
Usa-se a explanação dedutiva para modelar dados observacionais ou definir conceitos. A explanação é interativa para envolver os conhecimentos prévios dos alunos e integrar os novos resultados. Usam-se modelos dinâmicos em Mathematica para explorar resultados complexos e multifacetados. A consolidação da aprendizagem recorre à resolução de problemas teóricos e práticos, com redução de dados de investigação científica.
Métodos de Avaliação
Consiste na resolução de séries de problemas e de um trabalho escrito.
Língua de ensino
português ou inglês