Animação e Ambientes Virtuais
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Informática
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 1:30 h; OT: 2:00 h;
Área Científica: Informática;
Objetivos da Unidade Curricular
Os estudantes serão capazes de identificar os grandes desafios que se colocam na criação de humanos virtuais em ambientes virtuais (por exemplo em: video-jogos e filmes de animação por computador) e as abordagens concebidas para os resolver.
Os estudantes terão capacidades para criar ambientes virtuais interactivos 3D (usando o X3D) e modelos animados simples de personagens (usando o Blender ou outra ferramenta similar).
São ainda abordados dois temas de grande aplicação na actualidade: a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Os estudantes serão capazes de compreender o diversos tipos de tecnologias utilizadas nestas áreas e compreenderão o seu potencial de aplicação em áreas tão diversas como o entretenimento, o marketing diversas situações de treino ou o tratamento de diversos tipos de fobias, entre outros.
Pré-requisitos
- Computação Gráfica (26733)
Conteúdos
Modelação e animação de humanos virtuais.
Realidade Virtual e Aumentada.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Humanos Virtuais: modelação e animação da face e do corpo.
Simulação de roupa e de cabelo.
Animação comportamental (Behavioral Animation)
Simulação de Multidões
Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Componente Teórica-Prática
Introdução ao Blender (ou a outra ferramenta de modelação 3D).
Introdução ao X3D.
Bibliografia
Recomendada
"Handbook of Virtual Humans" editado por N. Magnenat-Thalmann, D. Thalmann, John Wiley & Sons, 2004
"Virtual Reality Technology", 2ª ed.,G. C. Burdea, P. Coiffet, John Wiley & Sons, 2003
Outros elementos de estudo
Diversos artigos sobre os temas estudados.
Guiões das aulas (escritos em Inglês).
Métodos de Ensino
Aulas presenciais em sala convencional e em laboratório.
Métodos de Avaliação
Um trabalho de pesquisa bibliográfica e Exame
ou
Um ou dois trabalhos de implementação e Exame.
Língua de ensino
Português e, ocasionalmente, Inglês (caso a cadeira seja frequentada por alunos Erasmus ou outros com dificuldade em compreender o Português)