Animação e Ambientes Virtuais

Departamento: Informática
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 1:30 h; OT: 2:00 h;
Área Científica: Informática;

Os estudantes serão capazes de identificar os grandes desafios que se colocam na criação de humanos virtuais em ambientes virtuais (por exemplo em: video-jogos e filmes de animação por computador) e as abordagens concebidas para os resolver.

Os estudantes terão capacidades para criar ambientes virtuais interactivos 3D (usando o X3D) e modelos animados simples de personagens (usando o Blender ou outra ferramenta similar).

São ainda abordados dois temas de grande aplicação na actualidade: a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Os estudantes serão capazes de compreender o diversos tipos de tecnologias utilizadas nestas áreas e compreenderão o seu potencial de aplicação em áreas tão diversas como o entretenimento, o marketing diversas situações de treino ou o tratamento de diversos tipos  de fobias, entre outros.

• Computação Gráfica (26733)

Modelação e animação de humanos virtuais.

Realidade Virtual e Aumentada.

Humanos Virtuais: modelação e animação da face e do corpo.
Simulação de roupa e de cabelo.
Animação comportamental (Behavioral Animation)
Simulação de Multidões
Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Introdução ao Blender (ou a outra ferramenta de modelação 3D).

Introdução ao X3D.

"Handbook of Virtual Humans" editado por N. Magnenat-Thalmann, D. Thalmann, John Wiley & Sons, 2004

"Virtual Reality Technology", 2ª ed.,G. C. Burdea, P. Coiffet, John Wiley & Sons, 2003

Diversos artigos sobre os temas estudados.
Guiões das aulas (escritos em Inglês).

Aulas presenciais em sala convencional e em laboratório.

Um trabalho de pesquisa bibliográfica e Exame

Um ou dois trabalhos de implementação e Exame.

Português e, ocasionalmente, Inglês (caso a cadeira seja frequentada por alunos Erasmus ou outros com dificuldade em compreender o Português)