Projeto Empresarial
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Outro
Carga horária: TP: 4:30 h;
Área Científica: ; Economia;
Objetivos da Unidade Curricular
- O.A.1 Desenvolver e apresentar, por escrito e de forma oral, e discutir o plano de negócios de um modo adequado em termos factuais, contextuais e de comunicação, especialmente no que diz respeito a potenciais investidores. Este plano de negócios será desenvolvido como um trabalho em equipa;
- O.A.2 Os alunos terão a experiência de criar uma ideia de negócio, e de desenvolver todo o processo de elaboração de um novo plano de negócios, incluindo as competências necessárias para a preparação de uma apresentação pública do plano de negócios;
O.A.3. Com a elaboração do plano de negócios, os alunos desenvolverão capacidades de compreensão e aplicação nas várias áreas funcionais da empresa, como a análise de mercado, operações e tecnologia, organização, propriedade e controlo, contabilidade financeira e avaliação económico-financeira.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
1. Metodologia e objectivos
2. Análise do Mercado
3. Gestão da cadeia de valor
4. Propriedade intelectual
5. Direcção e Organização
6. Informação Financeira
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
1. Metodologia e objectivos
Contextualização do ambiente actual para o arranque de projectos empresariais em Portugal;
Fundamentos do processo empreendedor e estrutura de um plano de negócios;
Estrutura de uma proposta de valor
2. Análise do Mercado
Mercado alvo
Análise da concorrência
Estudos e segmentação de mercado
Estratégia de Marketing e vendas
Distribuição
Previsão das vendas do novo negócio
Principais riscos comerciais e de
Marketing
Variáveis do Marketing Mix
3. Gestão da cadeia de valor
Noção de logística e cadeia de valor
Logística como serviço ao cliente
Estratégias na cadeia de abastecimento
Selecção e avaliação de fornecedores
Desenvolvimento do sistema logístico
Gestão de stocks
Gestão de transporte
Gestão do risco na cadeia de abastecimento.
4. Propriedade intelectual
Investigação e desenvolvimento
Patentes e registo de propriedade, nacional e internacional
Alternativas de exploração do
conhecimento
Riscos mais significativos.
5. Direcção e Organização
Estrutura Organizativa e Organograma
Liderança
Competências necessárias
Avaliação e modelo de compensação
Riscos críticos do pessoal.
Mecanismos de avaliação da
Performance
Governação societária
6. Informação Financeira
Orçamento de tesouraria
Demonstrações de resultados
previsionais
Mapa das Necessidades em Fundo de Maneio
Plano Financeiro
Balanços previsionais
Elementos de avaliação (projecto e empresa)
Simulação e análise de sensibilidade
Avaliação de opções de
Desenvolvimento
Bibliografia
Recomendada
Artigos
Sahlman, W. (1997) “How to Write a Great Business Plan”, Harvard Business Review, Jul.- Ago., pp. 98-108.
Zider, B. (1998) “How Venture Capital Works”, Harvard Business Review, Nov.-Dez., pp. 131-139.
Outros artigos e papers a fornecer nas aulas
Livros
Brealey, Myers e Allen (2006, 8ª Ed.) “Principles of Corporate Finance”, McGraw-Hill.
Duarte C e Esperança, J. (2012) Empreendedorismo e Planeamento Financeiro, Edições Sílabo
Esperança, J. e F. Matias (2009, 2ª Ed.) “Finanças Empresariais”, Texto Editora.
Osterwalter A, Pigneur Y, (2009), “Business Model Generation”, Self Published
Sarkar, S. (2007) “Empreendedorismo e Inovação”, Escolar Editora.
Smith, J. e R. Smith (2004, 2ª Ed.) “Entrepreneurial Finance”, Wiley.
Timmons, J, Spinelli, S (2008, 7th edition), “New Venture Creation – Enterpreneurship for the 21st Century”, McGraw-Hill International
Outros elementos de estudo
Métodos de Ensino
As aulas têm essencialmente um carácter teórico prático.
Métodos de Avaliação
A avaliação de conhecimentos é baseada nos seguintes elementos para cada grupo:
– 3 apresentações (a equipa docente e o grupo comentador devem receber o ficheiro com os acetatos das apresentações, com uma semana de antecedência) – 15%;
– 3 comentários críticos às três apresentações dos colegas – 25%;
– 1 relatório síntese em com a dimensão máxima de 40 páginas mais ficheiro em Excel – 50%;
– 1 mini-teste individual (a realizar na última aula) 10%.
Língua de ensino
Português.