Durante as suas intervenções neste acontecimento, os professores do DI Ciências abordaram vários aspetos relacionados com a oferta pedagógica nesta área e como as TIC estão cada vez mais presentes na sociedade
Pedro Veiga, Luís Correia e Teresa Chambel, professores do Departamento de Informática (DI) de Ciências, participaram como convidados no primeiro E-Tech Portugal, ocorrido no início de junho de 2016, em Setúbal.
A iniciativa organizada pela E-Code (Escola de Programação), Associação Nacional de Professores de Informática e Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital teve como objetivos “fomentar e divulgar a área digital como área de futuro, promovendo desde logo a empregabilidade digital mas também as TICE como motor de desenvolvimento, quer na educação e formação, quer no emprego”.
Pedro Veiga foi um dos oradores da sessão “2020 Odisseia Digital Portugal estará preparado?” discursando ainda sobre as “Oportunidades e [os] Desafios do Mundo Digital”, na qualidade de coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança. Teresa Chambel e Luís Correia participaram juntamente com outros oradores na sessão “As TICE têm sexo?”.
Para os professores de Ciências “este evento permitiu discutir temas muito atuais e pertinentes”, tendo sido relevante a presença de João Costa e Catarina Marcelino, respetivamente secretários de estado da Educação e para a Cidadania e Igualdade, pois ambos realçaram “a importância das TIC para o desenvolvimento do país, a necessidade de formação de mais pessoas em TIC e a importância de trazer mais mulheres para esta área, já que existem muitas oportunidades”.
Durante as suas intervenções neste acontecimento, que incluiu a realização de torneios de Robótica, Minecraft e CounterStrikeos, os três professores do DI Ciências abordaram vários aspetos relacionados com a oferta pedagógica nesta área e como as TIC estão cada vez mais presentes na sociedade, salientando a importância de um maior envolvimento das mulheres. “Atualmente o número de homens na área é muito superior, pelo que se pode responder afirmativamente à pergunta do debate ‘As TIC têm sexo?’ Mas as mulheres apresentam desempenho igual ou por vezes superior, pelo que se acredita que a sua opção de não enveredar tanto por esta área não seja genética, por exemplo por falta de capacidade, mas mais cultural por ser ainda considerada por muitas como uma área menos feminina. Elas têm inclusive competências específicas que as tornam excelentes profissionais em muitas áreas em que uma formação superior em TIC constitui uma mais-valia, por exemplo pela sua capacidade de trabalhar em contextos interdisciplinares e criativos”, conclui Teresa Chambel, que juntamente com outras colegas do DI Ciências tem organizado a nível local a iniciativa internacional Girls in ICT.