Jornadas e-Planning

Jornadas e-Planning
Eliseu Furtado

As Jornadas e-Planning preveem apresentar os resultados das parcerias realizadas entre os participantes do doutoramento em e-Planning. Este doutoramento é desenvolvido pelas universidades de Aveiro, de Lisboa e Nova de Lisboa, e ainda pelo MIT – USA, associando também entidades da administração pública e empresas.

De acordo com um dos responsáveis das jornadas, Pedro Ferraz de Abreu, “o e-Planning é uma área científica emergente que estuda e desenvolve a interação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o Planeamento" e requer investigação em profundidade nos dois domínios.

Desta forma, pretende-se “refletir e debater as grandes prioridades e desafios societais que enfrentamos. A complexidade de muitos dos atuais problemas amplifica a importância de uma abordagem transdisciplinar inovadora, onde se alia um profundo conhecimento das novas tecnologias, ao domínio das ciências sociais”, lê-se no comunicado de imprensa do acontecimento.

O evento ocorre no campus da FCUL, esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, e conta com a presença do keynote speaker, Joseph Ferreira Jr., cofundador da agenda e-planning.

O conceito e agenda do e-Planning foi desenvolvido no MIT em 2003 por Pedro Ferraz de Abreu e Joseph Ferreira Jr.. Posteriormente, foi adotado por uma comunidade que deu origem ao atual “Consortium e-Planning” e ao curso de doutoramento em e-Planning, cujo diploma é subscrito conjuntamente pelas três universidades portuguesas.

Nota da redação: Notícia atualizada a 4 de março de 2014.

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

O programa “90 Segundos de Ciência” conquistou o Prémio Ciência Viva Media 2025.

ábacos e matemática

Evento tem lugar no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências

Ana Prata em formação

Visita de alunos do Liceu Camões na passada terça-feira

Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Páginas