Semana C&T - Um planeta, a nossa casa

Dia do Mar

Joaquim Dias
Cedida por JD

O oceano cobre cerca de 70% da superfície da Terra. Constitui um imenso reservatório de calor com um papel determinante na evolução do clima. É um sistema dinâmico, caracterizado pela ocorrência de marés, ondas de superfície e internas, correntes e vórtices. Acolhe um conjunto heterogéneo de ecossistemas com elevada biodiversidade. Possui um fundo com recursos minerais valiosos e raros.

Neste contexto multidisciplinar, procurar-se-á durante o Dia do Mar da Semana de Ciência & Tecnologia, apresentar alguns aspetos do conhecimento atual sobre o oceano e sobre os seus recursos.
Correntes e vórtices, por Dmitri Boutov
Fonte: CO-FCUL
Legenda: Correntes e vórtices, por Dmitri Boutov

Sob o título “Mar no Laboratório”, investigadores do Centro de Oceanografia da FCUL desenvolverão atividades experimentais, que pretendem introduzir algumas noções sobre a Física e a Biologia do oceano. Utilizando uma mesa rotativa, serão demonstrados os efeitos da rotação da Terra sobre as correntes oceânicas e serão geradas ondas internas. Viajando desde a escala microscópica das microalgas até à escala macroscópica dos peixes, serão identificadas algumas das características destes organismos marinhos, dos seus habitats e das suas estratégias de vida.

No final da manhã, às 12h00, Fernando Barriga, professor do DG-FCUL, e Ana Colaço, investigadora do DOP da Universidade dos Açores, irão proferir uma palestra sobre “Recursos Naturais do Mar Profundo”. Num planeta com mais de 7000 milhões de pessoas, vão ser necessárias quantidades enormes de alguns recursos naturais que começam a escassear. Chegará em breve a era da mineração submarina? Existe tecnologia adequada? Será possível a mineração em condições de preservar a diversidade natural dos ecossistemas marinhos?

Ao longo de todo o dia, e como atividade paralela às do Dia do Mar, manter-se-á a exposição comemorativa dos 160 anos do IDL e dos 150 Anos do Observatório Meteorológico. Nesta exposição, é apresentada uma história da evolução das Ciências Geofísicas desde meados do século XVIII até à atualidade, guiada pela exibição de instrumentos utilizados no estudo da Terra. Estará também disponível a GeoCenas, uma atividade prática de geocaching (caça ao tesouro com GPS), desenvolvida no campus da FCUL.

Estamos à sua espera! Participe, visitando-nos.

Joaquim Dias, docente do DEGGE-FCUL
Manuel Martinho, vice-campeão europeu universitário de Taekwondo

Atleta de Taekwondo já aponta ao campeonato do mundo... e ao mestrado de Tecnologias da Informação!

Fachada de CIÊNCIAS

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai arrancar o novo ano letivo de 2025/2026 com uma reformulação nos departamentos.

Divulgação de temas científicos

Museu de História Natural e Jardim Botânico agregam maioria das atividades

Céu

CIÊNCIAS ULisboa lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

Vista do cabo de São Vicente

Estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) traz nova explicação para os grandes sismos que afetaram Lisboa em 1755 e 1969.  

Reitoria da ULisboa

A Universidade de Lisboa está entre as 300 melhores universidades do mundo, segundo o mais antigo, influente e conceituado ranking mundial

Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas decorre entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Páginas