MIUP 2012

Não é a primeira vez que a FCUL participa neste evento. Quais são as expetativas para este ano?

Fernando Ramos - Desde há largos anos que os concursos de programação são uma aposta forte do Departamento de Informática. Entendemos esta iniciativa como uma mais-valia para os alunos por permitir fortalecer a sua formação, nomeadamente por via do desenvolvimento da sua capacidade de raciocínio e do espírito de equipa, mas também pela consolidação dos seus conhecimentos de programação. Além disso, têm-se mostrado cada vez mais útil como forma de enriquecimento do currículo – empresas como a Google, Facebook ou Microsoft apresentam frequentemente problemas deste tipo para resolver nas entrevistas de emprego. E, nos tempos complicados em que vivemos, o enriquecimento do currículo é algo que entendemos como fulcral. Assim, a FCUL tem enviado todos os anos pelo menos uma equipa para participar nestas provas nacionais e tem tido alguns resultados positivos, como o 1.º lugar em 2010.

Os informáticos da FCUL participam numa importante prova nacional na área da programação dinâmica e algoritmos de grafos. Tanto os professores, como os alunos inscritos na “Maratona Inter-universitária de Programação (MIUP) 2012” realçam que o mais importante é tomar parte deste tipo de acontecimento, partilhando experiências e confiando naturalmente numa boa performance!

A “MIUP 2012” acontece este sábado, dia 20 de outubro, no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

O concurso de programação destina-se a alunos universitários e este ano reúne 16 equipas de oito instituições universitárias portuguesas.

A equipa da FCUL chama-se BigO(1) e é representada pelos estudantes: João André Varino Alves e Pedro Nuno Pereira Nóbrega da Costa, ambos de 22 anos e a frequentar o 2.º ano do mestrado em Segurança Informática. O único elemento feminino denomina-se Juliana Patrícia Vicente Franco, também tem 22 anos e está inscrita no 2.º ano do mestrado em Engenharia Informática.

"A razão que nos leva a concorrer é por um lado dar continuidade ao trabalho dos anos anteriores (especialmente no caso da Juliana) e participar numa nova experiência e desafio dentro da nossa área, em representação da Faculdade e do Departamento”, comentam os discentes, acrescentando de forma prudente e confiante que, “em relação às expectativas, a equipa é recente e alguns dos elementos têm pouca experiência em concursos de programação, no entanto o objetivo é melhorar o resultado do ano passado e quem sabe trazer uma medalha para casa”.

Os jovens informáticos têm sido ensinados pelos professores do Departamento de Informática, Fernando Ramos, Pedro Mariano e Hugo Torres Vieira. Segundo os treinadores, “a prova nacional reúne as principais escolas de informática do País, tendo a participação das equipas um papel fundamental na divulgação da imagem da FCUL entre as suas pares, não apenas através do desempenho das equipas, mas também por revelar capacidade organizativa por parte da instituição no que toca a propiciar aos alunos experiências extracurriculares enriquecedoras”.

Preparar os estudantes concorrentes para a prova regional “Southwestern European Regional Programming Contest (Swerc) 2012”, que se realiza nos próximos dias 17 e 18 de novembro na Universidade Politécnica de Valencia, em Espanha, é um dos objetivos da MIUP, que reúne equipas constituídas por três elementos e treinadas para resolver problemas nas linguagens de programação C, C++ e Java. Da competição nacional do próximo sábado pode sair, quem sabe, o vencedor da próxima edição do Swerc e da final mundial da Association for Computing Machinery (ACM) International Collegiate Programming Contest (ICPC), a realizar entre 30 de junho e 4 de julho de 2013, em Saint Petersburg, na Rússia. Por ora, só nos resta desejar boa sorte a todos os concorrentes e a “sorte grande” ao BigO(1)!

Espólio info-Ciências digital
JavaStrip competem na SWERC 2009 
MIUP’09 – 14 equipas em competição

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Gerhard Dorn, investigador da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, veio à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) explicar como é que o ensino da matemática pode mudar para produzir melhores resultados numa

Edifício C5

Número de investigadores citados voltou a aumentar em 2024

Empresa sediada no Tec Labs vai fazer testes em modelos animais

Unite!Widening pretende promover as melhores práticas na gestão da ciência

Candidaturas para profissionais administrativos terminam a 21 de setembro 

Ilustração de buraco negro

Os dados do Quasar RACS J0320-35 abriram novas pistas teóricas

Feira dos Núcleos de Estudantes

Feira registou estreia de três novos núcleos de estudantes 

Fotografia de grupo dos estudantes

CIÊNCIAS recebeu este mês 115 alunos em mobilidade, que irão estudar na nossa faculdade no primeiro semestre do ano letivo 2025/2026.

Foto da Reitoria da ULisboa vista a partir da Alameda da Cidade Universitária.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) consolidou a sua posição como a instituição portuguesa mais bem classificada no Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2025 da National Taiwan University (NTU), figurando entre as 200 melhores do mundo.

Miguel Pinto, doutorando de CIÊNCIAS

Doutorando de CIÊNCIAS vai pôr à prova teoria alternativa durante passagem pelos EUA 

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS, revela as expectativas para o novo ano letivo 

Bolsas de apoio a estudos e investigação variam entre €1000 e €1500

Grande auditório no arranque do ano letivo

Cerimónia juntou alunos no Grande Auditório para o início do novo ano

Manuel Martinho, vice-campeão europeu universitário de Taekwondo

Atleta de Taekwondo já aponta ao campeonato do mundo... e ao mestrado de Tecnologias da Informação!

Fachada de CIÊNCIAS

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai arrancar o novo ano letivo de 2025/2026 com uma reformulação nos departamentos.

Divulgação de temas científicos

Museu de História Natural e Jardim Botânico agregam maioria das atividades

Céu

CIÊNCIAS ULisboa lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

Vista do cabo de São Vicente

Estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) traz nova explicação para os grandes sismos que afetaram Lisboa em 1755 e 1969.  

Reitoria da ULisboa

A Universidade de Lisboa está entre as 300 melhores universidades do mundo, segundo o mais antigo, influente e conceituado ranking mundial

Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Páginas