Imagem de um tronco de árvore com musgo e um pica-pau. A imagem foi captada por César Garcia, em Ourém
A 19 de agosto comemora-se o Dia Mundial da Fotografia, nada melhor do que celebrar esta data especial apresentando uma imagem que vale por mil palavras e cuja estrela é um tronco de uma árvore em Ourém, seu musgo e pica-pau.
César Garcia, curador convidado do Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa, investigador do cE3c e antigo aluno de Ciências, é o autor de uma das fotografias premiadas, escolha do editor, no âmbito da 4.ª edição do BMC Ecology Image Competition, uma iniciativa da BioMed Central, como anunciou recentemente o Guardian e o sítio Eu Gosto de Santarém, de onde é natural César Garcia.
Em declarações a Ciências, César Garcia contou que tira muitas fotografias no âmbito do seu trabalho e algumas dessas imagens até já estão presentes em duas exposições itinerantes, uma relacionada com os carvalhais e a investigação realizada durante o doutoramento, outra relacionada com a caracterização feita às principais comunidades de briófitos no arquipélago de São Tomé e Príncipe. A esta competição fotográfica entre ecólogos foi a primeira vez que concorreu e fê-lo por brincadeira. Ainda bem!