A 1.ª edição do Ser Cientista enquadra-se no projeto “Escolher Ciência – da escola à universidade” da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e visa proporcionar aos alunos do ensino secundário - alunos do 11.º ano - um primeiro contacto com a investigação científica realizada nesta faculdade.
O Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura de Ciências recebeu aproximadamente 160 candidaturas, 55 foram aceites. As ciências da vida e da saúde reuniram o maior número de atenções. Para Pedro Ré, subdiretor de Ciências, o programa “constitui uma aposta estratégica (abertura à sociedade) da atual Direção da Faculdade e visa uma forte interação com o público escolar pré-universitário”.
Durante quatro dias, os organizadores do programa esperam que os 55 “cientistas” possam realizar atividades diversificadas no âmbito de 17 projetos de investigação, e que no último dia estejam preparados para apresentar uma comunicação oral relativa ao trabalho científico realizado naqueles dias. Quem sabe, se essas palestras não serão as primeiras de muitas outras...