Seminário Ciência e Império

Conhecer o inimigo, fabricar o aliado: os saberes do SCCIM e o estudo das populações de religião islâmica

Sala 8.2.10, FCUL, Lisboa
Ciência e Império
CIUHCT

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais. O seminário convoca historiadores, antropólogos e cientistas sociais em geral para uma reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a ciência e o fenómeno colonial.

Realiza-se nas segundas quartas-feiras de cada mês, das 12h30 às 13h30, alternadamente na Faculdade de Ciências e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

As sessões são abertas à comunidade académica e não académica, apelando à participação de investigadores nacionais e estrangeiros, de diferentes instituições.

Conhecer o inimigo, fabricar o aliado: os saberes do SCCIM e o estudo das populações de religião islâmica

Resumo: No quadro da luta de libertação em Moçambique, as populações de religião islâmica viriam a tornar-se objeto da vontade de saber (Foucault 2011) do Estado colonial. Circunstância que levou ao desenvolvimento de um inédito e ambicioso programa de pesquisa, no âmbito dos SCCIM (Serviços de Centralização e Coordenação de Informações de Moçambique, f. 1961), cujo desígnio de sistematicidade e abrangência têm sido apreciados, enquanto iniciativa ímpar no contexto do colonialismo português (Alpers 1999, Cahen 2000a, 2000b, Vakil 2004, Vakil et al. 2011, Macagno 2006, Bonate 2007, Machaqueiro 2012). Sustentada num estudo de caso, a comunicação focaliza os saberes deste ramo da intelligence colonial portuguesa que, entendemos ter concorrido para a constituição de um tipo específico de epistemologia governamental. Um saber hibrido que, colocado ao serviço da segurança estatal, almejou facilitar a governança das populações de religião islâmica, tendo como fim último a manutenção do status quo colonial. Considerando que a epistemologia dos serviços de informações é matéria que se reveste de uma particular complexidade, a abordagem analítica aos saberes dos SCCIM, constitui incursão a que correspondem essencialmente os seguintes objetivos: i) o escrutínio de processos, de dispositivos e de interfaces de recolha de dados estratégicos adotados pelo serviço, visando constituição de um corpus de conhecimentos sobre as populações de religião muçulmana; ii) o exame das especificidades de tais saberes, mormente no respeitante às suas bases empíricas, ao seu valor e seus limites epistemológicos; iii) a auscultação de reações e de estratégias de resposta desenvolvidas pelos visados no decurso da pesquisa. Finalmente, procuramos refletir sobre a fluidez de fronteiras entre a constituição de saberes, a conceção de políticas e a intervenção no terreno, no âmbito deste ramo de intelligence

12h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

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