Seminário Ciência e Império

Conhecer o inimigo, fabricar o aliado: os saberes do SCCIM e o estudo das populações de religião islâmica

Sala 8.2.10, FCUL, Lisboa
Ciência e Império
CIUHCT

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais. O seminário convoca historiadores, antropólogos e cientistas sociais em geral para uma reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a ciência e o fenómeno colonial.

Realiza-se nas segundas quartas-feiras de cada mês, das 12h30 às 13h30, alternadamente na Faculdade de Ciências e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

As sessões são abertas à comunidade académica e não académica, apelando à participação de investigadores nacionais e estrangeiros, de diferentes instituições.

Conhecer o inimigo, fabricar o aliado: os saberes do SCCIM e o estudo das populações de religião islâmica

Resumo: No quadro da luta de libertação em Moçambique, as populações de religião islâmica viriam a tornar-se objeto da vontade de saber (Foucault 2011) do Estado colonial. Circunstância que levou ao desenvolvimento de um inédito e ambicioso programa de pesquisa, no âmbito dos SCCIM (Serviços de Centralização e Coordenação de Informações de Moçambique, f. 1961), cujo desígnio de sistematicidade e abrangência têm sido apreciados, enquanto iniciativa ímpar no contexto do colonialismo português (Alpers 1999, Cahen 2000a, 2000b, Vakil 2004, Vakil et al. 2011, Macagno 2006, Bonate 2007, Machaqueiro 2012). Sustentada num estudo de caso, a comunicação focaliza os saberes deste ramo da intelligence colonial portuguesa que, entendemos ter concorrido para a constituição de um tipo específico de epistemologia governamental. Um saber hibrido que, colocado ao serviço da segurança estatal, almejou facilitar a governança das populações de religião islâmica, tendo como fim último a manutenção do status quo colonial. Considerando que a epistemologia dos serviços de informações é matéria que se reveste de uma particular complexidade, a abordagem analítica aos saberes dos SCCIM, constitui incursão a que correspondem essencialmente os seguintes objetivos: i) o escrutínio de processos, de dispositivos e de interfaces de recolha de dados estratégicos adotados pelo serviço, visando constituição de um corpus de conhecimentos sobre as populações de religião muçulmana; ii) o exame das especificidades de tais saberes, mormente no respeitante às suas bases empíricas, ao seu valor e seus limites epistemológicos; iii) a auscultação de reações e de estratégias de resposta desenvolvidas pelos visados no decurso da pesquisa. Finalmente, procuramos refletir sobre a fluidez de fronteiras entre a constituição de saberes, a conceção de políticas e a intervenção no terreno, no âmbito deste ramo de intelligence

12h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.