Quintas do MARE

De que forma a intensidade de pesca afeta a ecologia espacial e trófica de duas espécies de gaivotas que se reproduzem em simpatria

Um teste à proibição das rejeições de pescas no mar

Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra

Por Diana Matos (MARE-UC).

As gaivotas são aves marinhas oportunistas e algumas populações são fortemente dependentes dos recursos antropogénicos, tais como, as rejeições da pesca que têm vindo contribuir para o aumento das mesmas. No entanto a implementação da nova política europeia para a proibição das rejeições de pescas no mar, deverá resultar num período de grande escassez de alimento, para espécies dependentes deste recurso. Durante os anos de 2015-2016, avaliamos diferenças na procura de alimento, dieta e ecologia trófica da Gaivota-de-Audouin Larus audouinii e da Gaivota-de-patas-amarelas Larus michahellis, que se reproduzem em simpatria na Ilha da Barreta (Sul de Portugal). Com objetivo principal de avaliar de que forma as atividades da pesca influenciam a ecologia destas espécies de gaivota. Com o recurso a diferentes métodos, como dieta, análise de isótopos estáveis e dispositivos de GPS, comparamos diferentes períodos de intensidade pesqueira, definidas por atividade piscatória normal e atividade piscatória baixa. Os resultados revelaram que sob intensidade de pesca normal, ambas as espécies de gaivotas basearam a sua dieta em espécies marinhas de interesse comercial e apresentaram um reduzido nicho isotópico, provavelmente devido a uma dieta mais piscívora. Por outro lado, num período de baixa atividade piscatória, ambas as espécies apresentaram uma dieta composta principalmente por peixe, no entanto, diminuíram a variabilidade de espécies demersais consumidas. A gaivota de patas-amarelas aumentou o consumo das principais espécies pelágicas comerciais e a gaivota de Audouinii consumiu mais espécies epipelágicas, que podem ser capturados naturalmente ou em associação com as pescas (ex. peixe agulha). Neste mesmo período a gaivota de Audouinii exibiu um nicho isotópico mais estreito e a gaivota de patas-amarelas mais amplo. A gaivota de Audouinii passou mais tempo no mar em áreas mais pelágicas e produtivas, enquanto a gaivota de patas-amarelas estendeu-se para habitats terrestres. 

13h30
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Título/data/local do evento

No Dia Nacional dos Cientistas, o conhecimento não risca fronteiras.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa celebra a Noite Europeia dos Museus (17 de maio) e o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Nestes dias, os Museus abrem as portas e convidam os cidadãos a conhecer os seus acervos, coleções, exposições e atividades.

Bodião-limpador "em ação"

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Beatriz Palinhos Pereira.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

Ciências acolhe o evento final do Programa Technovation Girls Challenge Portugal.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Logótipo do EVM 2025

Candidaturas até 28 de maio.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Páginas