Seminário Ciência e Império

Demasiado para contar? Modos narrativos nas primeiras descrições do mundo natural "das índias"

Henrique Leitão, CIUHCT/FCUL

Instituto de Ciências Sociais da ULisboa (piso 0, sala 2)

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais. O seminário convoca historiadores, antropólogos e cientistas sociais em geral para uma reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a ciência e o fenómeno colonial.

Realiza-se nas segundas quartas-feiras de cada mês, das 12h30 às 13h30, alternadamente na Faculdade de Ciências e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

As sessões são abertas à comunidade académica e não académica, apelando à participação de investigadores nacionais e estrangeiros, de diferentes instituições.

Resumo: Um breve relance pelos mais importantes textos quinhentistas que tentam descrições do mundo natural da América OU da Ásia (Oviedo, Monardes, Acosta, Orta, etc.) revela de imediato que esses textos apresentam características muito diferentes dos da tradição de história natural anterior, mas também da posterior.
O que nos ocupará nesta apresentação não é tanto o problema com que esses autores se depararam (já muitas vezes analisado) de descrever "coisas novas" ou factos excecionais - com as dificuldades cognitivas e epistemológicas que isso levantou - mas sobretudo a necessidade de explicitar uma abundância e uma coerência que pudesse justificar a afirmação de que os novos locais constituíam um "mundo". Pretendemos mostrar que este problema obrigou não apenas ao afastamento das formas Clássicas de descrição da realidade natural (segundo a prescrição pliniana ou aristotélica, por exemplo) mas levou a que esses autores tivessem que recorrer a processos narrativos peculiares. Importa ainda analisar o modo como estes processos estiveram influenciados pela formação médica que quase todos os autores em apreço tinham recebido. Esta comunicação é parte de um projeto de investigação mais vasto, feito em colaboração Antonio Sánchez (CIUHCT).

12h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.