Seminário Ciência e Império

Demasiado para contar? Modos narrativos nas primeiras descrições do mundo natural "das índias"

Henrique Leitão, CIUHCT/FCUL

Instituto de Ciências Sociais da ULisboa (piso 0, sala 2)

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais. O seminário convoca historiadores, antropólogos e cientistas sociais em geral para uma reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a ciência e o fenómeno colonial.

Realiza-se nas segundas quartas-feiras de cada mês, das 12h30 às 13h30, alternadamente na Faculdade de Ciências e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

As sessões são abertas à comunidade académica e não académica, apelando à participação de investigadores nacionais e estrangeiros, de diferentes instituições.

Resumo: Um breve relance pelos mais importantes textos quinhentistas que tentam descrições do mundo natural da América OU da Ásia (Oviedo, Monardes, Acosta, Orta, etc.) revela de imediato que esses textos apresentam características muito diferentes dos da tradição de história natural anterior, mas também da posterior.
O que nos ocupará nesta apresentação não é tanto o problema com que esses autores se depararam (já muitas vezes analisado) de descrever "coisas novas" ou factos excecionais - com as dificuldades cognitivas e epistemológicas que isso levantou - mas sobretudo a necessidade de explicitar uma abundância e uma coerência que pudesse justificar a afirmação de que os novos locais constituíam um "mundo". Pretendemos mostrar que este problema obrigou não apenas ao afastamento das formas Clássicas de descrição da realidade natural (segundo a prescrição pliniana ou aristotélica, por exemplo) mas levou a que esses autores tivessem que recorrer a processos narrativos peculiares. Importa ainda analisar o modo como estes processos estiveram influenciados pela formação médica que quase todos os autores em apreço tinham recebido. Esta comunicação é parte de um projeto de investigação mais vasto, feito em colaboração Antonio Sánchez (CIUHCT).

12h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT
Título "European Strategy Discussion" e mapa estilizado da Europa

O encontro visa promover o diálogo entre investigadores e consolidar ideias para a contribuição nacional - uma oportunidade única para alinhar as prioridades científicas de Portugal com a estratégia europeia, discutir os desafios da área e reforçar a colaboração entre investigadores.

Seminário por Francisco Malta Romeiras (CIUHCT).

Seminário de Lógica Matemática, por Luís Pereira (Universidade de Lisboa).

Representação antiga da cidade de Lisboa

Evoluir Juntos para Co-Criar o Futuro de Lisboa e Inspirar Portugal.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Milan Stehlík (Institute of Statistics, Universidad de Valparaíso, Valparaíso, Chile).

Sessão com a participação de membros de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e fotografia de barragem

Concerto pelo Coro de Câmara da Universidade de Lisboa (CCUL) da Associação Coral da Universidade de Lisboa (ACUL), e que integra a iniciativa Música na Universidade de Lisboa.

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Minicurso por Pedro M. Silva (Pós-doc - CEMS.UL).

Logótipo da ULisboa, título/data/local do evento e fotografia de professora e estudantes numa biblioteca

Workshop no âmbito do Programa de Promoção da Saúde Mental e do Bem-Estar na ULisboa.

Dois estudantes em frente a um computador

Uma iniciativa integrada no Projeto de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, com inscrições até 25 de janeiro.

Título/data/local do evento e fotografia de Jorge Moyano a tocar piano

Concerto de Jorge Moyano, no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Santiago González Gaitán (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, CIÊNCIAS ULisboa).

Título/data/local do evento e fotografia de Vítor Cardoso

Prémio atribuído a Vítor Cardoso, Professor Catedrático no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Diretor do Centro de Gravidade do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhaga, Dinamarca.

Título do curso e logótipo do CEAUL

Aprenda a organizar e analisar dados com foco na obtenção de soluções orientadas para a resolução de problemas.

Data/título do evento/frase "(Re)começa agora. É a tua vez!", sobre fotografia de balões de ar quente

(Re)começa agora. É a tua vez!

Com o Inverno já a deixar a sua marca nos ramos nus das árvores, é tempo também de as ajudarmos a crescer na Primavera que se seguirá!

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipos CIÊNCIAS/CEAUL, indicação do título/data/orador e representação do cérebro humano

Participants will be introduced to using R in real life situations. From the start, this hands-on practical workshop will focus on following good programming and data analysis practices. 

Fotografia de João Paulo Dias

A Celebration of his 80th Birthday - registration until 24 January.

Título e datas de candidaturas aos prémios, sobre uma imagem abstrata

Candidaturas abertas até 14 de fevereiro - em 2025, serão atribuídos 26 Prémios e 52 Menções Honrosas.

Banner do Dia do DEGGE 2025.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa disponibilizar aos profissionais com formação universitária inicial ao nível da licenciatura os conhecimentos básicos e a informação necessária ao eventual futuro ingresso e exercício de funções em áreas Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 05 de fevereiro.

Reitoria da ULisboa

O ato eleitoral decorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril de 2025.

Páginas