Conferência Host

O Fundo Antigo do Arquivo Municipal de Lisboa e a exposição "Lisboa uma Grande Surpresa"

Por Isabel Corda & Maria José Gomes Silva

Sala 8.2.02, FCUL, Lisboa

O Fundo Antigo do Arquivo Municipal de Lisboa e a exposição "Lisboa uma Grande Surpresa"

O conjunto documental designado por Fundo Antigo entrou no Arquivo Fotográfico, em 1942, como um levantamento fotográfico de proveniência e autoria desconhecidas. Por diversas vezes se procurou compreender a sua origem e identificar os seus autores, supondo-se que se tratou de uma encomenda municipal.
Para determinar a proveniência e autoria destas imagens, que se perpetuaram anónimas até aos nossos dias, e tomando como ponto de partida a documentação produzida pela Câmara Municipal de Lisboa (Processos Gerais de Secretaria), entre 1896 e 1912, levou-se a cabo um trabalho de investigação, o mais exaustivo possível, tendo por base algumas fontes documentais não tratadas arquivisticamente, mas devidamente localizadas no Arquivo Municipal de Lisboa.
Outras fontes documentais e impressas foram igualmente esclarecedoras, da mesma forma que o encontro com familiares dos autores ajudaram a clarificar alguns pontos e a comprovar aspetos da vida profissional e pessoal.
O cotejamento de toda a informação permitiu aferir a autoria dos negativos, compreender o seu contexto de produção, conhecer os autores do ponto de vista biográfico, familiar e profissional.
A exposição, Lisboa uma grande surpresa, resultou de uma selecção de imagens obtidas a partir do estudo do Fundo Antigo - conjunto composto por, cerca de 3800 negativos, em chapa de vidro, formato 13 x 18 cm e algumas provas originais coladas em cartão. No decurso da investigação localizaram-se as restantes provas originais, desta feita, provas impressas a partir de três processos de impressão: papel de albumina, papel direto e papel com sais de ferro, vulgo, cianotipia.
A presente exposição apresentou 136 provas atuais, impressas à escala de 1/1, bem como um conjunto de provas originais, coladas em folhas de cartão, duas a duas, frente e verso, associando as imagens à morada, número de polícia, freguesia, nome do proprietário, valor matricial do prédio e data da imagem. O percurso da exposição denunciou uma intenção dos autores, em cartografar, inventariar e fotografar as ruas de Lisboa, num registo claramente moderno e inovador, patrocinado pela Câmara Municipal de Lisboa, “acompanhando as tendências europeias de modernização da cidade”.
Lisboa uma grande surpresa contribuiu para a preservação da memória imagética da cidade de Lisboa, nos primórdios do século XX, sobretudo entre 1898 e 1912.

Notas biográficas

Isabel Mendes da Silva Corda nasceu em 1966, em Lisboa. Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1985-1989) e curso de Pós Graduação em Museologia e Conservação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (1996-1997).
Bolseira do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, entre Janeiro de 1990 e Setembro de 1992; Freelancer em projetos na área de conservação e restauro de fotografia, na Empresa Luís Pavão Lda., 1993-2000; Docente (assistente convidada) do 2º ciclo da Licenciatura Bietápica-ramo técnico de fotografia, do curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual, no Instituto Politécnico do Porto, entre 2001 e 2004; Técnica Superior no Arquivo Municipal de Lisboa, desde Outubro de 1992 até ao presente.
Trabalhou como conservadora de coleções de fotografia, participou em projetos de exposição, desenvolveu trabalho na área de investigação sobre fotografia e fotógrafos, em Portugal, e coordenou trabalhos na área da descrição arquivística. Ao longo deste tempo representou o Arquivo Municipal de Lisboa em encontros e seminários sobre fotografia e assinou alguns artigos em coautoria, publicados nos Cadernos de Arquivo Municipal e em catálogos de exposição, do Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico.

Maria José Lopes Gomes Silva nasceu em 1961, em Lisboa. Licenciada em Ciências da Informação e da Documentação, pela Universidade Aberta (2008-2012).
Técnico de Restauro e Encadernação do Arquivo Municipal de Lisboa, desde 1994 até ao momento.
Tem desenvolvido atividade na área da conservação de coleções de fotografia, nomeadamente, no restauro de espécies fotográficas em suporte de vidro e papel. Atualmente coordena a equipa de tratamento documental do Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico dedicando parte do tempo à investigação no domínio da história da fotografia.
Colaborou, regularmente, em regime de coautoria, na execução e organização de workshops sobre conservação de coleções de fotografia, bem como na produção de conteúdos para exposições e catálogos da mesma área.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Neste momento de celebração de tão importante acontecimento histórico, será oportuno analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva, isto é, olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura.

Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Andrey Sadofyev (LIP).

Espiritualidade - como a vive quem é estudante?

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira.

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Páginas