Conferências Host - Júnia Furtado

A viagem ao Daomé: percursos científicos de dois padres brasileiros na África em fins do século XVIII

Sala 8.2.02, FCUL, Lisboa

Sumário

Esta apresentação aborda a missão que os padres luso-brasileiros Cipriano Pires Sardinha e Vicente Ferreira Pires realizaram ao reino do Daomé entre 1796 e 1798. Ambos foram enviados por Dom João, Príncipe Regente, como embaixadores e para converterem o rei africano e seu reino ao catolicismo. Também fazia parte da missão deles produzir um relato da viagem, descrevendo o que observaram. Esse relato permite discutir vários aspetos da viagem, mas essa apresentação se detém, numa história conectada entre Brasil, África e Portugal, nas características do discurso científico e a visão da África que dele decorrente.

Abstract

This presentation seeks to analyze the mission that the Luso-Brazilian Catholic priests Cipriano Pires Sardinha and Vicente Ferreira Pires made to the Dahomey, in the Bight of Benin, between 1796 and 1798. Both were appointed ambassadors of Portugal and sent by the Prince Regent Dom João to convert this African kingdom to Catholicism. It also was their mission to produce an account of the journey, describing the parts of the continent that they traveled. Its study allows to discuss many aspects of this trip, but this presentation aims to focus on seeks in an interconnected history of Brazil, Africa and Portugal, how the scientific discourse in the report is constructed and what sort of a vision of African culture emerges
of it.

Sobre a oradora

Júnia Ferreira Furtado graduou-se em História na UFMG onde é professora Titular de História Moderna. Mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), fez pós-doutorado na Universidade de Princeton (2000), na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2008) e na Universidade Federal Fluminense (2014). Foi Professora Visitante na Universidade de Princeton (2001) e pesquisadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2015, 2010 e 2005), no Instituto de Geografia, Universidade de Buenos Aires (2010), na Newberry Library - History Cartography (2007) e na Universidade Nova de Lisboa (2005). Em 2011, foi outorgada com a Cátedra Joaquim Nabuco, concedida anualmente a um intelectual brasileiro de destaque na área de Ciências Humanas pelo Center for Latin American Studies, da Universidade de Stanford. Atualmente é pesquisadora 1A do CNPq e bolsista do Programa Pesquisador Mineiro/FAPEMIG.

Tem livros publicados, entre eles, destacam-se “Chica da Silva e o contratador dos diamantes: o outro lado do mito” (Companhia das Letras, 2003, Menção Honrosa do Prêmio Casa de las Américas, 2004, traduzido para o inglês como “Chica da Silva: a Brazilian slave of the Eighteenth” - Cambridge University Press, 2009), e, mais recentemente, “Oráculos da Geografia iluminista: Dom Luís da Cunha e Jean Baptiste Bourguignon D’Anville na construção da cartografia do Brasil” (Ed.UFMG, 2012, que está no prelo em Chicago University Press), cuja pesquisa recebeu o Prêmio Clarival do Prado Valadares, de 2011, que resultou no livro “O mapa que inventou o Brasil” (Odebrecht/ Versal, 2013), agraciado com o Prêmio Jabuti de 2014, 1o. lugar na categoria de Ciências Humanas.

Os capítulos de livros e artigos os mais recentes estão: “Between Angola and Mozambique: The Portuguese Ambassador Dom Luís da Cunha, the French geographer Jean-Baptiste Bourguignon D’Anville and the discovery of the South Africa’s geography (XVIII century)”. In: Век Просвещения / Le Siècle des Lumières / sous la direction de Sergueï Karp. Vol. V: La Géographie à l’époque des Lumières: entre imaginaire et réalité. Moscou: Naouka, 2015, p.168-185. “Return as a Religious Mission: The voyage to Dahomey made by the Brazilian mulatto Catholic priests Cipriano Pires Sardinha and Vicente Ferreira Pires (1796-1798)”. In: KIRK, Stephanie, and RIVETT, Sarah. (eds.) Religious Transformations in the Early Modern Americas. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2014, p.180-204. “Dom João V e a década de 1720: novas perspectivas na ordenação do espaço mundial”. In: FRAGOSO, João Luís Ribeiro e GOUVÊA, Maria de Fátima. (orgs.) O Brasil Colonial (1720-1821). Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, v.3, p.61-110, 2014, agraciado com o Prêmio Jabuti de 2015, 1º. lugar na categoria de Ciências Humanas. “Seditious Books and Libertinism in the Captaincy of Minas Gerais (18th-Century Brazil): the Library of Naturalist José Vieira Couto”. Revista Complutense de História da América, Universidade Complutense de Madrid, v.40, p.113-136, Dezembro 2014.“The eighteenth century Luso-Brazilian journey to Dahomey: West Africa through a scientific lens”. Atlantic Studies: Global Currents, Routledge/Taylor and Francis, vol.11, n.2, p.256-276, 2014. “From Brazil’s central highlands to Africa’s ports: trans-atlantic and continental trade connections in goods and slaves”. Colonial Latin American Review, v.21, n.1, p.127-160, April 2012.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT
Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por José Manuel Rebordão (FCUL - DF).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Bodião-limpador "em ação"

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Beatriz Palinhos Pereira.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Logótipo do EVM 2025

Candidaturas até 28 de maio.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Páginas