Seminários do CEAUL

Júlio M. Singer
Departamento de Estatística - IME
Universidade de São Paulo - Brasil

We review some results on the analysis of longitudinal data or, more generally, of repeated measures via linear mixed models starting with some exploratory statistical tools that may be employed to specify a tentative model. We follow with a summary of inferential procedures under a Gaussian set-up and then discuss different diagnostic methods focusing on residual analysis but also addressing global and local influence. Based on the interpretation of diagnostic plots related to three types of residuals (marginal, conditional and predicted random effects) as well as on other tools, we proceed to identify remedial measures for possible violations of the proposed model assumptions, ranging from fine-tuning of the model to the use of elliptically-symmetric or skew-elliptical linear mixed models as well as of robust estimation methods. We specify many results available in the literature in a unified notation and highlight those with greater practical appeal. In each case we discuss the availability of model diagnostics as well as of software and  give general guidelines for model selection. We conclude with analyses of three practical examples and suggest further directions for research.

Uma Introdução à Teoria de Resposta ao Item (TRI)

Dalton Andrade
Departamento de Informática e Estatística
Universidade Federal Santa Catarina - Brasil

Neste seminário iremos apresentar e discutir as principais ideias, conceitos e aplicações da TRI. Na primeira parte, vamos focar nos conceitos da TRI, nos seus modelos unidimensionais para itens dicotômicos e politômicos, nos métodos de estimação e equalização e na construção de escala. Na segunda parte, vamos focar em várias aplicações de TRI em diversas áreas, tais como Avaliação Educacional, Meio Ambiente, Enfermagem e Administração.

14h00-16h30
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.