Journal Club por António Gouveia (Diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra)

Documentary Club: No trilho dos naturalistas

Sala 8.2.03, FCUL, Lisboa

Sessão Doc Club (projecão de documentários) do ciclo de encontros informais Journal Club, promovido pelos investigadores do CIUHCT.


Séc. XVIII, na esteira do Iluminismo, a Coroa patrocinou uma vasta e inédita empreitada científica: as "viagens filosóficas" às colónias, para estudar os seus recursos naturais. Quatro naturalistas formados na Universidade de Coimbra foram enviados ao Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Série documental em quatro episódios que irão contar a história da botânica em Portugal, principalmente na sua ligação às antigas colónias em África, um percurso indissociável da Universidade de Coimbra.

Alguns conteúdos serão transversais ao documentários:

  • abordagem cronológica e enquadramento histórico das explorações botânicas às ex-colónias e os seus principais actores - conhecimento científico e interesse económico na exploração dos recursos naturais;
  • retraçar parte dos percursos das mais importantes missões científicas tendo como cicerone o investigador e naturalista Jorge Paiva, com ênfase no conhecimento e conservação da enorme biodiversidade de cada um dos países visitados;
  • observações da natureza, in situ e ex situ, com enfoque na biologia e ecologia de espécies vegetais;
  • avaliação do legado destas expedições no desenvolvimento do conhecimento científico e, em particular, da botânica, nos países africanos e em Portugal, passado e presente.

 AS MISSÕES BOTÂNICAS EM ÁFRICA - VIAGENS PHILOSOPHICAS

Neste primeiro documentário será dado o enquadramento histórico do desenvolvimento da ciência botânica em Portugal e na Universidade de Coimbra, assim como algum do percurso biográfico e científico dos naturalistas que serão objecto dos restantes documentários.

As viagens filosóficas dão o mote para o arranque da série. Realizadas em finais do século XVIII, tinham como objectivo realizar o estudo organizado e sistemático da história natural ultramarina. Com o apoio da coroa portuguesa, diversos discípulos de Domingos Vandelli, participaram nas ditas explorações: Alexandre Rodrigues Ferreira no Brasil, Manuel Galvão da Silva, em Angola; Joaquim José da Silva, em Goa e Moçambique; e João da Silva Feijó em Cabo Verde.

 

AS MISSÕES BOTÂNICAS EM ÁFRICA - SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Seguindo a viagem de Júlio Henriques a São Tomé, este documentário explora a enorme diversidade vegetal e os ecossistemas naturais da ilha de São Tomé, descritos em detalhe na obra A ilha de S. Tomé sob o ponto de vista histórico-natural e agrícola do mesmo naturalista.

Em 1866, Júlio Henriques tornou-se professor da UC e retomou o empenho desta universidade no conhecimento e exploração das antigas colónias africanas. Foi um cientista com múltiplos interesses e grande dinamizador da botânica em Portugal, incluindo na sua vertente aplicada. Por exemplo, trabalhou na selecção das espécies produtoras de quina, utilizada na prevenção da malária. Estabeleceu um extensa rede de contactos, nacionais e internacionais, e transformou o Jardim Botânico de Coimbra num importante centro de aclimatação de plantas.

A ilha de S. Tomé é extremamente montanhosa, o que cria interessantes gradientes da vegetação em altitude. Como o país é atravessado pelo Equador, iremos explorar a floresta equatorial húmida perfeitamente preservada, com a sua flora vascular rica em endemismos, isto é, plantas que só ocorrem num determinado local.

 

AS MISSÕES BOTÂNICAS EM ÁFRICA - ANGOLA

Retraçando parte do percurso das missões científicas de Luís Carrisso a Angola, será feita uma exploração da diversidade vegetal e dos ecossistemas naturais da província de Huíla ao deserto de Namibe. Aqui, num dos mais antigos desertos do mundo, exploraremos a ecologia da vegetação semidesértica, incluido a peculiar Welwitschia mirabilis.

Nas 3 missões que realizou a Angola (1927, 1929 e 1937), Carrisso percorreu mais de 30.000 km, explorações que resultaram num importante contributo para o Herbário da Universidade de Coimbra e para a publicação da obra Conspectus Flora Angolensis. Nestas expedições, Luís Carrisso produziu ainda um importante espólio fotográfico e fílmico. Morreu no deserto durante a sua terceira missão, em 1937.

 

AS MISSÕES BOTÂNICAS EM ÁFRICA - MOÇAMBIQUE

Este documentário retrata as missões de António Rocha da Torre, entre 1933 e 1940, de que resultaram mais de 20.000 colheitas de plantas, e a primeira investida científica no terreno de Jorge Paiva, que esteve em Moçambique em 1963, no âmbito da elaboração da Flora Zambesiaca.

Na província de Nampula, exploraremos a grande diversidade de ecossistemas incluindo dunas, mangal e a floresta aberta (miombo).

O filme destaca também o trabalho de Aurélio Quintanilha, que leccionou em Coimbra de 1919 a 1935, ano em que foi saneado pelo regime. Depois de um período de exílio em Paris, mudou-se em 1943 para Moçambique, onde desenvolveu a cultura do algodoeiro no Centro de Investigação Científica Algodoeira.

13h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT
Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

Logótipo MindTec

5 de maio - lançamento do projeto de rebranding interno que pretende repensar e redesenhar, em conjunto com a nossa comunidade académica, a identidade do Tec Labs.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Performance teatral

A apresentação pública do FATAL - Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa contará com uma homenagem a Rogério de Carvalho, figura marcante do Teatro português, sendo igualmente apresentada a programação do festival.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Fábio Chalub (NOVA Math, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal).

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Banner_trilho_laboratorios

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 11 de maio.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Candidaturas a partir de 07 de abril!

Páginas