Journal Club por António Gouveia (Diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra)

Documentary Club: No trilho dos naturalistas

Sala 8.2.03, FCUL, Lisboa

Sessão Doc Club (projecão de documentários) do ciclo de encontros informais Journal Club, promovido pelos investigadores do CIUHCT.


Séc. XVIII, na esteira do Iluminismo, a Coroa patrocinou uma vasta e inédita empreitada científica: as "viagens filosóficas" às colónias, para estudar os seus recursos naturais. Quatro naturalistas formados na Universidade de Coimbra foram enviados ao Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Série documental em quatro episódios que irão contar a história da botânica em Portugal, principalmente na sua ligação às antigas colónias em África, um percurso indissociável da Universidade de Coimbra.

Alguns conteúdos serão transversais ao documentários:

  • abordagem cronológica e enquadramento histórico das explorações botânicas às ex-colónias e os seus principais actores - conhecimento científico e interesse económico na exploração dos recursos naturais;
  • retraçar parte dos percursos das mais importantes missões científicas tendo como cicerone o investigador e naturalista Jorge Paiva, com ênfase no conhecimento e conservação da enorme biodiversidade de cada um dos países visitados;
  • observações da natureza, in situ e ex situ, com enfoque na biologia e ecologia de espécies vegetais;
  • avaliação do legado destas expedições no desenvolvimento do conhecimento científico e, em particular, da botânica, nos países africanos e em Portugal, passado e presente.

 AS MISSÕES BOTÂNICAS EM ÁFRICA - VIAGENS PHILOSOPHICAS

Neste primeiro documentário será dado o enquadramento histórico do desenvolvimento da ciência botânica em Portugal e na Universidade de Coimbra, assim como algum do percurso biográfico e científico dos naturalistas que serão objecto dos restantes documentários.

As viagens filosóficas dão o mote para o arranque da série. Realizadas em finais do século XVIII, tinham como objectivo realizar o estudo organizado e sistemático da história natural ultramarina. Com o apoio da coroa portuguesa, diversos discípulos de Domingos Vandelli, participaram nas ditas explorações: Alexandre Rodrigues Ferreira no Brasil, Manuel Galvão da Silva, em Angola; Joaquim José da Silva, em Goa e Moçambique; e João da Silva Feijó em Cabo Verde.

 

AS MISSÕES BOTÂNICAS EM ÁFRICA - SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Seguindo a viagem de Júlio Henriques a São Tomé, este documentário explora a enorme diversidade vegetal e os ecossistemas naturais da ilha de São Tomé, descritos em detalhe na obra A ilha de S. Tomé sob o ponto de vista histórico-natural e agrícola do mesmo naturalista.

Em 1866, Júlio Henriques tornou-se professor da UC e retomou o empenho desta universidade no conhecimento e exploração das antigas colónias africanas. Foi um cientista com múltiplos interesses e grande dinamizador da botânica em Portugal, incluindo na sua vertente aplicada. Por exemplo, trabalhou na selecção das espécies produtoras de quina, utilizada na prevenção da malária. Estabeleceu um extensa rede de contactos, nacionais e internacionais, e transformou o Jardim Botânico de Coimbra num importante centro de aclimatação de plantas.

A ilha de S. Tomé é extremamente montanhosa, o que cria interessantes gradientes da vegetação em altitude. Como o país é atravessado pelo Equador, iremos explorar a floresta equatorial húmida perfeitamente preservada, com a sua flora vascular rica em endemismos, isto é, plantas que só ocorrem num determinado local.

 

AS MISSÕES BOTÂNICAS EM ÁFRICA - ANGOLA

Retraçando parte do percurso das missões científicas de Luís Carrisso a Angola, será feita uma exploração da diversidade vegetal e dos ecossistemas naturais da província de Huíla ao deserto de Namibe. Aqui, num dos mais antigos desertos do mundo, exploraremos a ecologia da vegetação semidesértica, incluido a peculiar Welwitschia mirabilis.

Nas 3 missões que realizou a Angola (1927, 1929 e 1937), Carrisso percorreu mais de 30.000 km, explorações que resultaram num importante contributo para o Herbário da Universidade de Coimbra e para a publicação da obra Conspectus Flora Angolensis. Nestas expedições, Luís Carrisso produziu ainda um importante espólio fotográfico e fílmico. Morreu no deserto durante a sua terceira missão, em 1937.

 

AS MISSÕES BOTÂNICAS EM ÁFRICA - MOÇAMBIQUE

Este documentário retrata as missões de António Rocha da Torre, entre 1933 e 1940, de que resultaram mais de 20.000 colheitas de plantas, e a primeira investida científica no terreno de Jorge Paiva, que esteve em Moçambique em 1963, no âmbito da elaboração da Flora Zambesiaca.

Na província de Nampula, exploraremos a grande diversidade de ecossistemas incluindo dunas, mangal e a floresta aberta (miombo).

O filme destaca também o trabalho de Aurélio Quintanilha, que leccionou em Coimbra de 1919 a 1935, ano em que foi saneado pelo regime. Depois de um período de exílio em Paris, mudou-se em 1943 para Moçambique, onde desenvolveu a cultura do algodoeiro no Centro de Investigação Científica Algodoeira.

13h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Um grupo de investigadores em diferentes fases da carreira, da licenciatura ao pós-doutoramento, irá reunir-se para melhorar os artigos da Wikipedia relacionados com a História e a Filosofia da Ciência e da Tecnologia, sobretudo em tópicos relacionados com Portugal e as ciências ibéricas

Título/data do curso, logótipos dos organizadores e nome da formadora

This course provides a thorough introduction to the most widely used methods of program evaluation, also known as impact assessment. 

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Talk @LASIGE, por Fernando Gallego Donoso (University of Malaga, Computational Intelligence in Biomedicine - ICB).
 

Título/data/local da iniciativa, sobre representação de plantas, aves e insetos

Comemorações do 30.º aniversário da VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Cromeleque dos Almendres

Sessão no âmbito do ciclo de conversas "Aqui, no Universo", por Fábio Silva e Luís Tirapicos (moderação de Vânia Maia).

This 7th edition will once again gather specialists in the field of Combinatorial Optimization from several countries to present and discuss recent research work.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 3.º concurso decorre até 30 de abril.

Título/data da iniciativa e fotografia de quatro pessoas segurando vasos com plantas

Venha aprender como cultivar um futuro urbano mais sustentável!

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Carlos Pires (Instituto Dom Luiz e Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira, com inscrições até 26 de abril.

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Páginas