Workshop

Restaurar o Funcionamento dos Ecossistemas: Soluções Inovadoras baseadas na Natureza

Crostas Biológicas do Solo - O caso de estudo das albufeiras de Salamonde e Caniçada

Auditório EDP, Porto

Este workshop surge do interesse e utilidade em divulgar o trabalho de investigação inovador que o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), tem vindo a desenvolver, com o apoio da EDP Produção, no âmbito do Reforço de Potência do Aproveitamento de Salamonde - Salamonde II, envolvendo as albufeiras de Salamonde e Caniçada. Este projeto surgiu da necessidade de dar cumprimento à Declaração de Impacte Ambiental (DIA) da referida obra, que, entre o conjunto de diversas medidas de minimização, preconizou o recurso a soluções de engenharia natural, para controlar a erosão nas faixas interníveis das duas albufeiras - Salamonde e Caniçada - em zonas piloto. As soluções clássicas não seriam facilmente aplicadas às margens das albufeiras sujeitas a oscilações diárias de nível e uma solução inovadora e sustentável era necessária, tendo sido este o desafio colocado à FCUL. Com este seminário pretende apresentar-se os primeiros resultados desta investigação inovadora, baseada na utilização das crostas biológicas do solo, partilhando-a e pondo-a à discussão com um auditório alargado direta ou indiretamente ligado ao tema, incluindo investigadores que trabalham também na área das soluções baseadas na natureza, objetivando a resolução sustentável dos inúmeros e diversos problemas que têm vindo a colocar-se no restauro de ecossistemas degradados.

Porquê as soluções baseadas na natureza?

A natureza executa muitas funções e presta múltiplos serviços essenciais ao Homem. Por vezes, um olhar menos atento pode levar a desvalorizar essas funções, que os ecossistemas nos prestam de forma gratuita. Quantificar os bens e serviços fornecidos pelos ecossistemas é essencial para podermos fazer uma gestão racional e sustentável dos recursos. Nem sempre é possível manter a integridade dos ecossistemas e, com frequência, os impactes humanos levam à destruição de componentes dos ecossistemas, alterando o seu funcionamento, perdendo-se, consequentemente, os serviços fornecidos por estes. A forma mais sustentável, economicamente, de restaurar essas funções é voltar a colocar a natureza a executá-las. Para tal, é necessário identificar organismos chave no funcionamento dos ecossistemas, entender o melhor possível os seus mecanismos de ação e repor a estrutura e a biodiversidade que permitam restaurar essas funções no ecossistema. É isso que se propõe fazer neste seminário: atrair a atenção sobre as múltiplas possibilidades que a própria natureza oferece e apresentar diversos casos de estudo, onde soluções inovadoras, baseadas na natureza, demonstram a possibilidade de repor a funcionalidade do ecossistema, mantendo uma relação custo-benefício atrativa e sustentável.

Inscrições até 18 de março de 2016, para o e-mail paula.braga@edp.pt.

EDP Produção / cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Páginas