Science4you, um talento português

A mesma voz que tantas vezes ecoa na rádio, a do radialista Fernando Alvim, foi a voz que fez chegar ao ouvido de Miguel Pina Martins e de toda a equipa Science4you mais uma distinção, desta vez, na categoria Empreendedorismo a propósito dos Prémios Novos.

Destinados a distinguir portugueses até aos 35 anos nas áreas da cultura, ciências ou sociedade, em cerca de 14 categorias, os Prémios Novos dão valor “à capacidade e aos talentos emergentes” contribuindo para “encontrar quem os descubra e os revele a cada ano; quem os incentive e os inspire a continuar o seu percurso; quem os reconheça antes que outros o façam. Sobretudo numa altura como a que vivemos”, lê-se no Facebook oficial do evento, ocorrido a 10 de abril.

“Este prémio representa o reconhecimento de todo o empenho e trabalho colocado na Science4you. É também um incentivo para fazer mais e melhor todos os dias, porque nos dá a garantia que, se o fizermos, seremos recompensados e reconhecidos pelo nosso trabalho”, diz Miguel Pina Martins, fundador e CEO da empresa.

Sediada e apoiada pela FCUL, a Science4you, empresa dedicada à produção de brinquedos científicos e à formação relacionada com a ciência experimental, nasceu há cinco anos e, desde aí, o sucesso tem sido uma constante.Neste percurso, o fundador da empresa destaca a importância do apoio concedido pela Faculdade: “A FCUL é a nossa casa, é o sítio onde nascemos e crescemos. A parceria que temos contribuiu em larga escala para o desenvolvimento da Science4you. Vários produtos da Science4you são feitos frutos de parcerias com alunos e docentes da Faculdade de Ciências, fruto do imenso know-how existente dentro da Faculdade, são dois dos exemplos de como esta parceria fortaleceu a Science4you”.

Nos primeiros seis meses do ano de 2012, a empresa faturou cerca de 300 mil euros, mais 60% do que em igual período de 2011. Depois da conquista nacional, foram transportados pela confiança e determinação para o mundo. Nesta atura, a empresa tem escritório próprio em Lisboa, Madrid e Londres e está presente em países como França, Japão, Grécia, Polónia, Angola, Moçambique, Brasil e Finlândia.

Depois da inauguração do escritório no Dock Business Center da Universidade de East London, em Londres, considerado o centro internacional do comércio do brinquedo, a equipa foi distinguida no final do mês de abril pelo Governo Britânico com o prémio “Business Internationalization Award”.

O futuro, desenha-se com otimismo. De acordo com o CEO da empresa, os planos passam pela continuação do crescimento e sucesso que têm pautado o percurso da Science4you através da aposta na qualidade e renovação constante dos produtos e serviços oferecidos e desenvolver as operações internacionais, através da exportação e do crescimento dos escritórios em Madrid e Londres.

Raquel Salgueira Póvoas, GCIC-FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Participantes do Verão ULisboa

Iniciativa da Universidade de Lisboa destina-se a alunos do ensino básico e secundário 

Páginas