Seminário de Lógica Matemática

Functional Interpretations and Proof Mining

Sala 6.2.33, CIÊNCIAS ULisboa (com transmissão online)

Por Paulo Firmino (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Transmissão via Teams


Abstract: Functional interpretations date back to 1958 with Gödel’s seminal paper [5] and the introduction of what is now known as the Dialectica interpretation. This presentation does not aim to be a review of functional interpretations. Rather, we intend it to be an introduction to our recent work on a new approach to functional interpretations in the context of pure logic, namely semi-intuitionistic logic and intuitionistic logic [4], as well as a herbrandized version of modified realizability [3], with the introduction of star types. Functional interpretations are the main tool of the research program of proof mining [6], which aims to extract computational information from mathematical proofs. We make reference to Kohlenbach’s monotone functional interpretation and the bounded functional interpretation by F. Ferreira and Oliva [2]. We highlight the application of proof mining in the domain of iterative arguments in nonlinear analysis, with the extraction of effective uniform rates of asymptotic regularity and rates of metastability for various iterative methods.

References:

  • [1] F. Ferreira, G. Ferreira. A herbrandized functional interpretation of classical first-order logic. Archive for Mathematical Logic (2017) 56:523–539
  • [2] F. Ferreira, P. Oliva. Bounded functional interpretation. Annals of Pure and Applied Logic, 135(1–3), 73–112, 2005
  • [3] G. Ferreira, P. Firmino. Herbrandized modified realizability. Archive for Mathematical Logic (2024) 63:703–721
  • [4] P. Firmino. Functional interpretations over finite types with star types. (in preparation)
  • [5] K. Gödel. Über eine bisher noch nicht benützte Erweiterung des finiten Standpunktes. Dialectica, 12(3–4), 280–287, 1958
  • [6] U. Kohlenbach. Applied Proof Theory: Proof Interpretations and their Use in Mathematics. 2008, Springer
15h00-16h00
CEMS.UL - Centro de Estudos Matemáticos
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.