Professor Auxiliar
Manifestação de interesse por lugares de professor auxiliar no Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Durante os próximos meses, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa deverá contratar professores auxiliares para o seu departamento de Estatística e Investigação Operacional. A manifestação de interesse é dirigida a doutorados em Estatística ou áreas afins como, por exemplo, Ciências Atuariais.
O Departamento de Estatística e Investigação Operacional desenvolve atividades de ensino, investigação e inovação numa abordagem em que se integra a teoria com a prática, ou seja, procuramos resolver problemas reais de uma forma rigorosa e bem fundamentada. O departamento está interessado em contratar novos elementos capazes de trabalhar nesta perspetiva, cientificamente bem preparados e motivados, que tenham gosto pelo ensino e que queiram trabalhar na Faculdade de Ciências.
O Departamento oferece boas oportunidades pois está em franco processo de renovação. O serviço de aulas deverá combinar ensino em disciplinas básicas inseridas em cursos da Faculdade de Ciências ou da Universidade de Lisboa com disciplinas inseridas em Licenciaturas ou Mestrados que dão formação específica e mais avançada na área da Estatística e Matemática Aplicada. Serão oferecidas boas condições de trabalho: instalações modernas e espaçosas, biblioteca muito completa, acesso eletrónico a revistas, gabinete individual, assim como a oportunidade de integração num dos centros de investigação associados ao departamento. O departamento está envolvido em projetos de investigação interdisciplinares e em projetos de inovação em parceria com empresas, onde se espera que os seus elementos mais jovens se venham a integrar.
Os interessados em manifestar o seu interesse deverão contactar o secretariado através do endereço de correio eletrónico nucleoc6@ciencias.ulisboa.pt. Devem enviar um CV em inglês que inclua contactos para, pelo menos, duas cartas de recomendação, uma declaração de ensino (teaching statement) e uma declaração de investigação (research statement). Cada uma destas declarações deve ter no máximo uma página (sem contar com referências bibliográficas). Manifestações de interesse do estrangeiro são bem vindas mas os candidatos devem ser capazes de dar aulas em português.
A manifestação de interesse está aberta em permanência mas prevê-se, já nos próximos meses, a abertura de dois lugares na área de Estatística.
Professor de Carreira (manifestações de interesse)
Doutorados em Matemática são convidados a concorrer aos concursos acima mencionados, se pertencerem às áreas científicas. São ainda convidados a manifestar o seu interesse em lugares de professor de carreira no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sem restrição de área científica. Nos concursos a decorrer e em futuros concursos, a priori serão fatores preferenciais ter experiência pós-doutoral, internacional e de ensino. Candidatos estrangeiros são bem-vindos, mas espera-se que consigam dar aulas em português ao fim de um ano.
As manifestações de interesse deverão ser dirigidas ao núcleo secretarial: nucleoc6@ciencias.ulisboa.pt.
Os interessados devem enviar um CV em inglês, que inclua contactos para três cartas de recomendação (um deles para o ensino), uma declaração de ensino (teaching statement) e uma declaração de investigação (research statement). Cada uma destas declarações deve ter no máximo uma página (sem contar com referências bibliográficas).
Ao longo dos próximos anos, a faculdade deverá contratar mais professores auxiliares ou associados para o seu Departamento de Matemática.
O Departamento de Matemática é um departamento que oferece amplas oportunidades, pois está em franco processo de renovação. Estamos interessados em contratar pessoas muito motivadas cientificamente, já com trabalho publicado, que tenham gosto pelo ensino e que queiram trabalhar na Faculdade de Ciências. São oferecidas boas condições de trabalho: instalações modernas e amplas, biblioteca muito completa, acesso eletrónico a revistas, assim como a oportunidade de integração num centro de investigação associado ao departamento, financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia, e que pode contribuir para o financiamento da investigação.