IDEM Bootcamp II

Reitoria da ULisboa
Título/data do evento, fotografia da Reitoria da ULisboa e logótipos das entidades organizadoras

Os estudantes que podem ser considerados como desfavorecidos e sub-representados (por exemplo, minorias raciais, estudantes de primeira geração, estudantes com deficiência, estudantes refugiados) têm uma taxa de participação mais baixa nos programas de mobilidade. Muitos estudantes enfrentam barreiras estruturais que dificultam a sua participação em programas de mobilidade física convencionais, como o Erasmus+. Devido a estes desafios, muitos estudantes nem sequer consideram a possibilidade de participar em programas de mobilidade.

"Idem" é um termo latino que significa "o mesmo" e é esse o objetivo final deste projeto: dar a todos os estudantes as mesmas oportunidades de usufruir de um programa de mobilidade na Europa, reconhecendo e valorizando as necessidades e diferenças individuais. Para atingir este objetivo, o projeto IDEM organizou diferentes momentos de trabalho colaborativo entre estudantes em situação de desvantagem, funcionários e professores, com o objetivo de desenvolver um Modelo de Mobilidade que promova a igualdade de oportunidades na mobilidade. Após a Formação em Inclusão, realizada em Grenoble em junho de 2022, e o Bootcamp 1 dedicado aos processos de autoexclusão, realizado em Barcelona em novembro de 2022, a ULisboa irá organizar o segundo Bootcamp IDEM, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro.

O Bootcamp 2 vai centrar a sua atenção na segurança psicológica e na promoção de ambientes mais inclusivos nos programas de intercâmbio, enquanto dimensões cruciais para promover a mobilidade de estudantes em situação de desvantagem. O Bootcamp pretende ser uma experiência de capacitação para os participantes das 5 instituições parceiras (estudantes, funcionários e professores), utilizando abordagens de criação conjunta e de aprendizagem mútua, onde todos aprenderão uns com os outros. As soluções, ideias e resultados serão diretamente integrados no Modelo de Mobilidade e no Toolkit que o IDEM irá desenvolver como resultados do projeto.

Fotografia de alimentos

06 de junho: comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Competição de barcos movidos a energia solar!

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

A ULisboa promove um conjunto de ações de formação com o objetivo de reforçar a capacitação para a submissão de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Research Council (ERC) e European Innovation Council (EIC) nos meses de junho e julho. No mês de outubro outras formações estão agendadas, no que toca às candidaturas a projetos colaborativos do programa Horizon Europe.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22).

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Título "Jornadas Científicas ULisboa" e composição com os logótipos da ULisboa e da União Europeia

A edição de 2025 das Jornadas é dedicada ao tema "Universidade de Lisboa no Espaço Europeu de Investigação: Construir Carreiras Académicas Atrativas, Fortalecer Instituições".

Imagem abstrata, em tons de azul e laranja

Muitos parabéns aos docentes e investigadores de CIÊNCIAS premiados(as)!

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Daniel da Silva Distinguished Lecture, por Jean-Pierre Bourguignon (IHÉS).

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Luz a atravessar nuvens

O concerto integra o programa Música na Universidade de Lisboa, numa parceria com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, naquele que é o Concerto Final de Temporada.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Uma iniciativa da Universidade de Lisboa que proporciona a oportunidade única, aos alunos do 8.º ao 12.º anos de estudo, ou que tenham já concluído o 12.º ano, de ficar a conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica na Universidade.

Título/data/local do evento e fotografia do espaço

How far will you go? The IA Summer Program 2025 is your launchpad to the Universe!

Workshop organizado pelo CEMS.UL - Centro de Estudos Matemáticos e pelo CAMGDS - Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos.

Representação de programação R

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyse and visualise biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Título/data do evento e vários objetos museológicos

This course aims to provide an updated vision of the potential of museum collections for biodiversity research. More specifically, aims to present case studies on the value of museums and the use of collections and specimens in the 21st century, using new technologies and analytical methods.

Computability in Europe (CiE) is an interdisciplinary series of international conferences organised by the Association Computability in Europe (ACiE).

Horta Solar

E se fosse possível experimentar um curso universitário antes de concorrer ao ensino superior? Agora já é!

Águas subterrâneas

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Título e datas do programa de estágios

Ready to explore research up close?

Páginas