IDEM Bootcamp II

Reitoria da ULisboa
Título/data do evento, fotografia da Reitoria da ULisboa e logótipos das entidades organizadoras

Os estudantes que podem ser considerados como desfavorecidos e sub-representados (por exemplo, minorias raciais, estudantes de primeira geração, estudantes com deficiência, estudantes refugiados) têm uma taxa de participação mais baixa nos programas de mobilidade. Muitos estudantes enfrentam barreiras estruturais que dificultam a sua participação em programas de mobilidade física convencionais, como o Erasmus+. Devido a estes desafios, muitos estudantes nem sequer consideram a possibilidade de participar em programas de mobilidade.

"Idem" é um termo latino que significa "o mesmo" e é esse o objetivo final deste projeto: dar a todos os estudantes as mesmas oportunidades de usufruir de um programa de mobilidade na Europa, reconhecendo e valorizando as necessidades e diferenças individuais. Para atingir este objetivo, o projeto IDEM organizou diferentes momentos de trabalho colaborativo entre estudantes em situação de desvantagem, funcionários e professores, com o objetivo de desenvolver um Modelo de Mobilidade que promova a igualdade de oportunidades na mobilidade. Após a Formação em Inclusão, realizada em Grenoble em junho de 2022, e o Bootcamp 1 dedicado aos processos de autoexclusão, realizado em Barcelona em novembro de 2022, a ULisboa irá organizar o segundo Bootcamp IDEM, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro.

O Bootcamp 2 vai centrar a sua atenção na segurança psicológica e na promoção de ambientes mais inclusivos nos programas de intercâmbio, enquanto dimensões cruciais para promover a mobilidade de estudantes em situação de desvantagem. O Bootcamp pretende ser uma experiência de capacitação para os participantes das 5 instituições parceiras (estudantes, funcionários e professores), utilizando abordagens de criação conjunta e de aprendizagem mútua, onde todos aprenderão uns com os outros. As soluções, ideias e resultados serão diretamente integrados no Modelo de Mobilidade e no Toolkit que o IDEM irá desenvolver como resultados do projeto.

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Páginas