IDEM Bootcamp II

Reitoria da ULisboa
Título/data do evento, fotografia da Reitoria da ULisboa e logótipos das entidades organizadoras

Os estudantes que podem ser considerados como desfavorecidos e sub-representados (por exemplo, minorias raciais, estudantes de primeira geração, estudantes com deficiência, estudantes refugiados) têm uma taxa de participação mais baixa nos programas de mobilidade. Muitos estudantes enfrentam barreiras estruturais que dificultam a sua participação em programas de mobilidade física convencionais, como o Erasmus+. Devido a estes desafios, muitos estudantes nem sequer consideram a possibilidade de participar em programas de mobilidade.

"Idem" é um termo latino que significa "o mesmo" e é esse o objetivo final deste projeto: dar a todos os estudantes as mesmas oportunidades de usufruir de um programa de mobilidade na Europa, reconhecendo e valorizando as necessidades e diferenças individuais. Para atingir este objetivo, o projeto IDEM organizou diferentes momentos de trabalho colaborativo entre estudantes em situação de desvantagem, funcionários e professores, com o objetivo de desenvolver um Modelo de Mobilidade que promova a igualdade de oportunidades na mobilidade. Após a Formação em Inclusão, realizada em Grenoble em junho de 2022, e o Bootcamp 1 dedicado aos processos de autoexclusão, realizado em Barcelona em novembro de 2022, a ULisboa irá organizar o segundo Bootcamp IDEM, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro.

O Bootcamp 2 vai centrar a sua atenção na segurança psicológica e na promoção de ambientes mais inclusivos nos programas de intercâmbio, enquanto dimensões cruciais para promover a mobilidade de estudantes em situação de desvantagem. O Bootcamp pretende ser uma experiência de capacitação para os participantes das 5 instituições parceiras (estudantes, funcionários e professores), utilizando abordagens de criação conjunta e de aprendizagem mútua, onde todos aprenderão uns com os outros. As soluções, ideias e resultados serão diretamente integrados no Modelo de Mobilidade e no Toolkit que o IDEM irá desenvolver como resultados do projeto.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.