Dia de Ciências 2024

Grande Auditório (3.2.14), Ciências ULisboa
Logótipo de Ciências ULisboa, título "Dia de Ciências 2024" e frase apelando à participação

23 de abril de 2024 (terça-feira) assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É com honra que recebemos a oradora convidada Virgínia Dignum: alumna de Ciências, é uma das 38 especialistas eleita a nível internacional para o Órgão Consultivo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Inteligência Artificial. Não percas a sua keynote talk.

Teremos também as já tradicionais distinções a estudantes e pessoal de Ciências, sem esquecer a esperada atuação da VicenTuna e bolo de aniversário.

A partir das 14h30, no Grande Auditório de Ciências (Edifício C3) - abertura de portas às 14h00.

Programa

 

Fotografia de Virgínia Dignum

Beyond the AI hype:
Balancing Innovation and Social Responsibility | Virgínia Dignum

A Inteligência Artificial (IA) pode ampliar as capacidades humanas, mas tem de enfrentar desafios na educação, no emprego, e de viés nos dados. Adotar uma abordagem responsável envolve compreender a natureza da IA, escolhas de design, o papel social e considerações éticas. Os desenvolvimentos recentes da IA, incluindo modelos fundamentais, modelos transformadores, modelos generativos e grandes modelos de linguagem (LLMs, em inglês) levantam questões sobre se estão a mudar o paradigma da IA, e sobre a responsabilidade daqueles que estão a desenvolver e a implementar sistemas de IA. Em todos estes desenvolvimentos, é vital compreender que a IA não é uma entidade autónoma, mas sim dependente da responsabilidade humana e da tomada de decisões.

Nesta sessão, irei discutir mais em detalhe a necessidade de uma abordagem responsável à inteligência artificial que enfatize a confiança, a cooperação e o bem comum. Assumir responsabilidades envolve regulamentação, governança e consciencialização. A ética e os dilemas são considerações constantes, mas requerem a compreensão de que devem ser feitas concessões e que os processos de decisão são sempre contextuais. Assumir responsabilidades requer conceber sistemas de IA com valores em mente, implementar regulamentação, governação, monitorização, acordos e normas

Em vez de ver a regulamentação como um constrangimento, esta deve ser vista como um ponto de partida para a inovação, assegurando a aceitação pública, impulsionando a transformação e promovendo a diferenciação empresarial. A Inteligência Artificial Responsável não é uma opção, mas a única forma possível de avançar na IA.

Sobre Virgínia Dignum:

Virgínia Dignum é Professora de Inteligência Artificial Responsável na Universidade de Umeå (Suécia), onde lidera o AI Policy Lab. É também consultora sénior em políticas de IA das Fundações Wallenberg. É doutorada em Inteligência Artificial pela Universidade de Utrecht (2004), membro da Academia Real Sueca de Ciências da Engenharia e membro da Associação Europeia de Inteligência Artificial (EURAI).

Virgínia Dignum é membro do Órgão Consultivo das Nações Unidas sobre IA, da Parceria Global sobre IA, do grupo de especialistas em IA da OCDE, fundadora da ALLAI, a Aliança Holandesa de IA, e copresidente do Conselho do Futuro Global sobre IA do WEF. Foi ainda membro do Grupo de Especialistas de Alto Nível em IA da EU e líder da orientação da UNICEF para IA e crianças. O seu novo livro, “The AI Paradox”, tem publicação prevista no final de 2024.

Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de estudante

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro - as sessões informativas têm início a 19 de novembro.

Cesto com legumes

O curso tem como principal objetivo capacitar para a implementação e gestão sustentável de espaços de cultivo nas cidades, promovendo a segurança alimentar e a autonomia na produção de alimentos - candidaturas até 02 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso fornece uma compreensão abrangente dos princípios e práticas fundamentais da cibersegurança e da privacidade, com aplicação tanto em contextos genéricos como em sistemas críticos - candidaturas até 07 de novembro.

Estudante, sobre fundo de paisagem urbana

A Fundação “la Caixa” promove uma sessão de apresentação do seu Programa de Bolsas, destinado a quem pretende realizar uma pós-graduação ou um doutoramento no estrangeiro.

Logótipo C-Academy

O curso proporciona uma visão aprofundada das tecnologias que suportam o desenvolvimento e integração de aplicações web - candidaturas até 10 de novembro.

Seminário do Departamento de Física de CIÊNCIAS ULisboa, por Ricardo Ferreira da Silva (FCUL, NUC-RIA, LIP).

Nesta sessão, apresentada por Lídia André (PhD), serão discutidos novos modelos de dependência capazes de representar simultaneamente as regiões centrais e extremas de distribuições multivariadas, com especial ênfase em métodos de inferência modernos baseados em redes neuronais.

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Miguel Soares (Gulbenkian Institute for Molecular Medicine - GIMM).

Estás indeciso sobre fazer Erasmus? Tens vontade, mas também receios? Este workshop ajuda-te a pensar com clareza.

Natal 2025

Uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Vida marinha

O Projeto ULISSES está de volta para a 6.ª edição! As candidaturas decorrem até 15 de dezembro.

Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

O concurso decorre até 20 de dezembro.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

O curso tem como objetivo apresentar aos participantes um estado da arte atualizado sobre a diversidade da biota do solo e os papéis funcionais desempenhados pelos organismos do solo nos principais processos ecológicos - candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 30 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

A conferência visa reunir os principais especialistas no domínio da Imagiologia Médica por Micro-ondas (MMWI) e incluirá palestras, apresentações e pósteres de resumos revistos por pares e artigos de conferências, bem como workshops em áreas satélite de investigação com interesse para a investigação em MMWI.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.