Dia de Ciências 2024

Grande Auditório (3.2.14), Ciências ULisboa
Logótipo de Ciências ULisboa, título "Dia de Ciências 2024" e frase apelando à participação

23 de abril de 2024 (terça-feira) assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É com honra que recebemos a oradora convidada Virgínia Dignum: alumna de Ciências, é uma das 38 especialistas eleita a nível internacional para o Órgão Consultivo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Inteligência Artificial. Não percas a sua keynote talk.

Teremos também as já tradicionais distinções a estudantes e pessoal de Ciências, sem esquecer a esperada atuação da VicenTuna e bolo de aniversário.

A partir das 14h30, no Grande Auditório de Ciências (Edifício C3) - abertura de portas às 14h00.

Programa

 

Fotografia de Virgínia Dignum

Beyond the AI hype:
Balancing Innovation and Social Responsibility | Virgínia Dignum

A Inteligência Artificial (IA) pode ampliar as capacidades humanas, mas tem de enfrentar desafios na educação, no emprego, e de viés nos dados. Adotar uma abordagem responsável envolve compreender a natureza da IA, escolhas de design, o papel social e considerações éticas. Os desenvolvimentos recentes da IA, incluindo modelos fundamentais, modelos transformadores, modelos generativos e grandes modelos de linguagem (LLMs, em inglês) levantam questões sobre se estão a mudar o paradigma da IA, e sobre a responsabilidade daqueles que estão a desenvolver e a implementar sistemas de IA. Em todos estes desenvolvimentos, é vital compreender que a IA não é uma entidade autónoma, mas sim dependente da responsabilidade humana e da tomada de decisões.

Nesta sessão, irei discutir mais em detalhe a necessidade de uma abordagem responsável à inteligência artificial que enfatize a confiança, a cooperação e o bem comum. Assumir responsabilidades envolve regulamentação, governança e consciencialização. A ética e os dilemas são considerações constantes, mas requerem a compreensão de que devem ser feitas concessões e que os processos de decisão são sempre contextuais. Assumir responsabilidades requer conceber sistemas de IA com valores em mente, implementar regulamentação, governação, monitorização, acordos e normas

Em vez de ver a regulamentação como um constrangimento, esta deve ser vista como um ponto de partida para a inovação, assegurando a aceitação pública, impulsionando a transformação e promovendo a diferenciação empresarial. A Inteligência Artificial Responsável não é uma opção, mas a única forma possível de avançar na IA.

Sobre Virgínia Dignum:

Virgínia Dignum é Professora de Inteligência Artificial Responsável na Universidade de Umeå (Suécia), onde lidera o AI Policy Lab. É também consultora sénior em políticas de IA das Fundações Wallenberg. É doutorada em Inteligência Artificial pela Universidade de Utrecht (2004), membro da Academia Real Sueca de Ciências da Engenharia e membro da Associação Europeia de Inteligência Artificial (EURAI).

Virgínia Dignum é membro do Órgão Consultivo das Nações Unidas sobre IA, da Parceria Global sobre IA, do grupo de especialistas em IA da OCDE, fundadora da ALLAI, a Aliança Holandesa de IA, e copresidente do Conselho do Futuro Global sobre IA do WEF. Foi ainda membro do Grupo de Especialistas de Alto Nível em IA da EU e líder da orientação da UNICEF para IA e crianças. O seu novo livro, “The AI Paradox”, tem publicação prevista no final de 2024.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

A ULisboa promove um conjunto de ações de formação com o objetivo de reforçar a capacitação para a submissão de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Research Council (ERC) e European Innovation Council (EIC) nos meses de junho e julho. No mês de outubro outras formações estão agendadas, no que toca às candidaturas a projetos colaborativos do programa Horizon Europe.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22).

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Imagem abstrata, em tons de azul e laranja

Muitos parabéns aos docentes e investigadores de CIÊNCIAS premiados(as)!

Daniel da Silva Distinguished Lecture, por Jean-Pierre Bourguignon (IHÉS).

Título "Jornadas Científicas ULisboa" e composição com os logótipos da ULisboa e da União Europeia

A edição de 2025 das Jornadas é dedicada ao tema "Universidade de Lisboa no Espaço Europeu de Investigação: Construir Carreiras Académicas Atrativas, Fortalecer Instituições".

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Luz a atravessar nuvens

O concerto integra o programa Música na Universidade de Lisboa, numa parceria com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, naquele que é o Concerto Final de Temporada.

Workshop organizado pelo CEMS.UL - Centro de Estudos Matemáticos e pelo CAMGDS - Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos.

Título/data/local do evento e fotografia do espaço

How far will you go? The IA Summer Program 2025 is your launchpad to the Universe!

Representação de programação R

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyse and visualise biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Uma iniciativa da Universidade de Lisboa que proporciona a oportunidade única, aos alunos do 8.º ao 12.º anos de estudo, ou que tenham já concluído o 12.º ano, de ficar a conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica na Universidade.

Título/data do evento e vários objetos museológicos

This course aims to provide an updated vision of the potential of museum collections for biodiversity research. More specifically, aims to present case studies on the value of museums and the use of collections and specimens in the 21st century, using new technologies and analytical methods.

Horta Solar

E se fosse possível experimentar um curso universitário antes de concorrer ao ensino superior? Agora já é!

Computability in Europe (CiE) is an interdisciplinary series of international conferences organised by the Association Computability in Europe (ACiE).

Título e datas do programa de estágios

Ready to explore research up close?

Águas subterrâneas

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

An international symposium that convenes researchers specializing in various disciplines focused on the terrestrial and marine flora and vegetation of the Macaronesian region (Azores, Madeira, Selvagens, Canary Islands, and Cabo Verde).

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 27 de julho.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Os participantes neste curso irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado - candidaturas até 27 de julho.

Gotas de água

O curso visa capacitar os formandos para a aplicação dos índices de qualidade ecológica utilizados na avaliação da qualidade ambiental em sistemas de transição, no âmbito da Diretiva Quadro da Água (DQA) - candidaturas até 31 de agosto.

Saída de campo (Geologia)

O curso, com candidaturas até 20 de julho, convida os professores do Ensino Básico e Secundário a explorar a Geologia a partir das rochas que afloram nas imediações da sua escola.

Páginas