Dia de Ciências 2024

Grande Auditório (3.2.14), Ciências ULisboa
Logótipo de Ciências ULisboa, título "Dia de Ciências 2024" e frase apelando à participação

23 de abril de 2024 (terça-feira) assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É com honra que recebemos a oradora convidada Virgínia Dignum: alumna de Ciências, é uma das 38 especialistas eleita a nível internacional para o Órgão Consultivo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Inteligência Artificial. Não percas a sua keynote talk.

Teremos também as já tradicionais distinções a estudantes e pessoal de Ciências, sem esquecer a esperada atuação da VicenTuna e bolo de aniversário.

A partir das 14h30, no Grande Auditório de Ciências (Edifício C3) - abertura de portas às 14h00.

Programa

 

Fotografia de Virgínia Dignum

Beyond the AI hype:
Balancing Innovation and Social Responsibility | Virgínia Dignum

A Inteligência Artificial (IA) pode ampliar as capacidades humanas, mas tem de enfrentar desafios na educação, no emprego, e de viés nos dados. Adotar uma abordagem responsável envolve compreender a natureza da IA, escolhas de design, o papel social e considerações éticas. Os desenvolvimentos recentes da IA, incluindo modelos fundamentais, modelos transformadores, modelos generativos e grandes modelos de linguagem (LLMs, em inglês) levantam questões sobre se estão a mudar o paradigma da IA, e sobre a responsabilidade daqueles que estão a desenvolver e a implementar sistemas de IA. Em todos estes desenvolvimentos, é vital compreender que a IA não é uma entidade autónoma, mas sim dependente da responsabilidade humana e da tomada de decisões.

Nesta sessão, irei discutir mais em detalhe a necessidade de uma abordagem responsável à inteligência artificial que enfatize a confiança, a cooperação e o bem comum. Assumir responsabilidades envolve regulamentação, governança e consciencialização. A ética e os dilemas são considerações constantes, mas requerem a compreensão de que devem ser feitas concessões e que os processos de decisão são sempre contextuais. Assumir responsabilidades requer conceber sistemas de IA com valores em mente, implementar regulamentação, governação, monitorização, acordos e normas

Em vez de ver a regulamentação como um constrangimento, esta deve ser vista como um ponto de partida para a inovação, assegurando a aceitação pública, impulsionando a transformação e promovendo a diferenciação empresarial. A Inteligência Artificial Responsável não é uma opção, mas a única forma possível de avançar na IA.

Sobre Virgínia Dignum:

Virgínia Dignum é Professora de Inteligência Artificial Responsável na Universidade de Umeå (Suécia), onde lidera o AI Policy Lab. É também consultora sénior em políticas de IA das Fundações Wallenberg. É doutorada em Inteligência Artificial pela Universidade de Utrecht (2004), membro da Academia Real Sueca de Ciências da Engenharia e membro da Associação Europeia de Inteligência Artificial (EURAI).

Virgínia Dignum é membro do Órgão Consultivo das Nações Unidas sobre IA, da Parceria Global sobre IA, do grupo de especialistas em IA da OCDE, fundadora da ALLAI, a Aliança Holandesa de IA, e copresidente do Conselho do Futuro Global sobre IA do WEF. Foi ainda membro do Grupo de Especialistas de Alto Nível em IA da EU e líder da orientação da UNICEF para IA e crianças. O seu novo livro, “The AI Paradox”, tem publicação prevista no final de 2024.

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título/data/local do evento, sobre representação de luzes

Quase um ano após o telescópio Euclid ter sido colocado no espaço, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, e aprofundar as primeiras descobertas a serem divulgados pela Agência Espacial Europeia (ESA) a 23 de maio.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por André Murgia (Università degli Studi di Cagliari).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Carvalho (Soft and Biological Matter - CFisUC, Department of Physics, University of Coimbra, Portugal).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Francisco Malta Romeiras (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento e pintura de casa na planta de um pé

Sessão inaugural do Ciclo de Debates "Pensar a Dois Tempos".

O objetivo deste workshop é juntar especialistas portugueses e espanhóis em história política, cultural, científica e marítima do século XVI que, num ambiente informal, irão debater a importância deste intercâmbio.

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

Candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Criança a segurar num globo terrestre

A conferência é dedicada ao tema "Desafios em Saúde Planetária: Capacitar Comunidades para a Mudança".

Título/data/local do evento, sobre representação do cérebro humano

Quatro dos doze finalistas da competição são de Ciências ULisboa.

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Candidaturas até 31 de maio.

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Inscrições de docentes e investigadores de Ciências até 02 de junho.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.

Páginas