Dia de Ciências 2024

Grande Auditório (3.2.14), Ciências ULisboa
Logótipo de Ciências ULisboa, título "Dia de Ciências 2024" e frase apelando à participação

23 de abril de 2024 (terça-feira) assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É com honra que recebemos a oradora convidada Virgínia Dignum: alumna de Ciências, é uma das 38 especialistas eleita a nível internacional para o Órgão Consultivo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Inteligência Artificial. Não percas a sua keynote talk.

Teremos também as já tradicionais distinções a estudantes e pessoal de Ciências, sem esquecer a esperada atuação da VicenTuna e bolo de aniversário.

A partir das 14h30, no Grande Auditório de Ciências (Edifício C3) - abertura de portas às 14h00.

Programa

 

Fotografia de Virgínia Dignum

Beyond the AI hype:
Balancing Innovation and Social Responsibility | Virgínia Dignum

A Inteligência Artificial (IA) pode ampliar as capacidades humanas, mas tem de enfrentar desafios na educação, no emprego, e de viés nos dados. Adotar uma abordagem responsável envolve compreender a natureza da IA, escolhas de design, o papel social e considerações éticas. Os desenvolvimentos recentes da IA, incluindo modelos fundamentais, modelos transformadores, modelos generativos e grandes modelos de linguagem (LLMs, em inglês) levantam questões sobre se estão a mudar o paradigma da IA, e sobre a responsabilidade daqueles que estão a desenvolver e a implementar sistemas de IA. Em todos estes desenvolvimentos, é vital compreender que a IA não é uma entidade autónoma, mas sim dependente da responsabilidade humana e da tomada de decisões.

Nesta sessão, irei discutir mais em detalhe a necessidade de uma abordagem responsável à inteligência artificial que enfatize a confiança, a cooperação e o bem comum. Assumir responsabilidades envolve regulamentação, governança e consciencialização. A ética e os dilemas são considerações constantes, mas requerem a compreensão de que devem ser feitas concessões e que os processos de decisão são sempre contextuais. Assumir responsabilidades requer conceber sistemas de IA com valores em mente, implementar regulamentação, governação, monitorização, acordos e normas

Em vez de ver a regulamentação como um constrangimento, esta deve ser vista como um ponto de partida para a inovação, assegurando a aceitação pública, impulsionando a transformação e promovendo a diferenciação empresarial. A Inteligência Artificial Responsável não é uma opção, mas a única forma possível de avançar na IA.

Sobre Virgínia Dignum:

Virgínia Dignum é Professora de Inteligência Artificial Responsável na Universidade de Umeå (Suécia), onde lidera o AI Policy Lab. É também consultora sénior em políticas de IA das Fundações Wallenberg. É doutorada em Inteligência Artificial pela Universidade de Utrecht (2004), membro da Academia Real Sueca de Ciências da Engenharia e membro da Associação Europeia de Inteligência Artificial (EURAI).

Virgínia Dignum é membro do Órgão Consultivo das Nações Unidas sobre IA, da Parceria Global sobre IA, do grupo de especialistas em IA da OCDE, fundadora da ALLAI, a Aliança Holandesa de IA, e copresidente do Conselho do Futuro Global sobre IA do WEF. Foi ainda membro do Grupo de Especialistas de Alto Nível em IA da EU e líder da orientação da UNICEF para IA e crianças. O seu novo livro, “The AI Paradox”, tem publicação prevista no final de 2024.

Título/data/local do evento e fotografia de intersecção de estradas

A conferência irá partilhar investigação e experiências práticas no desenvolvimento e implementação de processos participativos em diferentes contextos territoriais.

Allie Hutchison (IDL): vou apresentar-me e também uma estratégia de comunicação provisória, mas gostaria de abrir a discussão para ouvir os comentários da comunidade.

Seminário do Departamento de Física de CIÊNCIAS ULisboa, por Pedro Ferreira (ISEL, CFTC/ FCUL, Lisboa).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Héctor Chang-Lara (Universidade de Coimbra).

Iconografia relacionada com a temática da energia

Inscreva-se até 15 de setembro e explore o que se segue em termos de tecnologias de armazenamento de energia e hidrogénio, num dia repleto de insights, intercâmbio e inspiração.

Logótipo do evento

O ponto de encontro nacional para todos os profissionais e estudantes que acreditam no futuro da reabilitação impulsionado pela tecnologia, inteligência artificial e inovação clínica.

De 13 a 18 de outubro, estudantes, investigadores e todos os interessados na área da saúde - em particular na Engenharia Biomédica - estão convidados a juntar-se a nós em CIÊNCIAS para uma semana repleta de workshops, palestras, masterclasses e muito mais.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 05 de outubro.

Cinco estudantes

O encontro visa capacitar Mentores e Tutores para o seu papel na integração de novos estudantes com diferentes necessidades.

Logótipo do programa

A Universidade de Lisboa dá mais um passo rumo à inclusão.

Fotografia de grupo dos participantes no 2.º Bootcamp IDEM Unite!, realizado na ULisboa

A sessão pretende dar a conhecer o projeto IDEM à comunidade académica de CIÊNCIAS, sobretudo aos estudantes, mas também fomentar o envolvimento de diferentes áreas da Faculdade na promoção de uma mobilidade mais acessível e representativa.

Logótipo C-Academy

Combinando teoria e prática, o curso prepara os alunos para compreenderem a infraestrutura digital moderna e aplicarem esses conhecimentos em cenários reais, com foco em arquiteturas robustas, deteção de erros e soluções para redes de alto desempenho - candidaturas até 08 de outubro.

Mão a segurar em globo de vidro

Este curso de formação acreditado convida educadores e outros interessados a aprofundar a sustentabilidade marinha, explorando ferramentas pedagógicas inovadoras e práticas concretas para inspirar a próxima geração - candidaturas até 28 de setembro.

CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2025

The event that celebrates the groundbreaking research and innovation developed at CIÊNCIAS returns for the 7th edition.

O Centro Ciência Viva do Lousal será palco de uma visita especial integrada na 9.ª edição do MINEX Europe 2025, que decorre em Lisboa nos dias 21 e 22 de outubro, sob o tema “Made in Europe: Securing Critical Raw Materials for Sustainable Future”.

Formações "Constrói o teu canteiro - técnicas de ecoconstrução" e "Uma Horta Permanente - cultivo em permacultura".

Composição de imagens do planeta terra e da orla costeira

O curso tem como objetivo explorar os conceitos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, com ênfase no papel do Conhecimento Geológico na promoção de práticas sustentáveis - candidaturas até 27 de setembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 19 de outubro.

Grupo de pessoas

As inscrições para a primeira Ação de Formação "Construindo Comunidades de Investigação" decorrem até 21 de setembro.

Astronauta, banhado pela luz solar, no meio de uma floresta

Um evento único, que reunirá estudantes de mestrado e doutoramento com investigadores e líderes da indústria de toda a Europa para uma experiência inesquecível.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 01 de novembro.

Lupa e caneta sobre página com texto e gráfico

O curso visa dar formação inicial a estudantes de pós-graduação sobre o processo de escrita, submissão e publicação de trabalhos científicos, focando principalmente a publicação de artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares - candidaturas até 10 de outubro.

Iconografia relacionada com a temática do curso

O curso fornece uma exploração aprofundada de isótopos estáveis como uma ferramenta valiosa em Ecologia, usando assinaturas isotópicas para rastrear processos ecológicos e revelando insights sobre o ciclo de nutrientes e água, interações de espécies e condições ambientais em diversos ecossistemas e comunidades - candidaturas até 17 de outubro.

Composição de três imagens relativas à área da deteção remota

Este curso visa dar formação na área de Deteção Remota, abrangendo desde a Observação da Terra pelos satélites até à utilização de Drones - candidaturas até 18 de outubro.

Fábrica

O evento pretende reunir investigadores que trabalhem sobre temas ligados à indústria e sobre património técnico e industrial, para uma reflexão prospetiva sobre o património industrial e atuais vias de colaboração no seu estudo, salvaguarda e preservação.

Páginas