Carreiras Azuis - Cursos de Especialização

Fotografia do fundo do mar, titulo dos cursos e logótipos das entidades promotoras

A nova economia do mar proporciona novas oportunidades profissionais, enquadradas no que tem vindo a designar-se por carreiras azuis. Efetivamente, ao abrigo do designado Crescimento Azul no contexto da União Europeia, setores emergentes, como as Energias Renováveis e Aquacultura offshore, a Gestão de Dados ou a Biotecnologia Marinha, entre outros, têm vindo a requerer cada vez mais profissionais com estas competências.

O Fórum Oceano, em conjunto com os parceiros da MareStartup, nomeadamente a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)/Centro Mare e a Universidade Católica (UCP), através do Projeto TecAtlantic, com financiamento EEA Grants, vem agora proporcionar essa oportunidade formativa, com Ações de Formação precisamente em:

  • Biotecnologia Marinha
  • Desafios do Shipping, Biodiversidade Marinha & Sustentabilidade
  • Desenho de Projetos I&DT e Escrita Científica
  • Liderança - BREVEMENTE
  • Introdução à Gestão de Dados - CONCLUÍDO
  • Energias Renováveis Oceânicas - CONCLUIDO
  • Aquacultura - CONCLUIDO

Os cursos serão gratuitos, com 28 horas de contacto (cada) em regime presencial e misto, correspondendo cada um a 3 ECTS, sendo titulados, através de certificado, como Cursos de Especialização pela FCUL e instituições de ensino superior parceiras.

Cursos de Especialização promovidos pela FCUL: Coordenação Geral: Prof. Ricardo Melo (FCUL/MARE).


Curso 4 - Biotecnologia Marinha

Objetivos: Pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos sobre os principais temas biotecnologia azul, a sua importância estratégica, bem como as suas principais oportunidades e aplicações em relação à alimentação, saúde e indústria.

Conteúdos: Produção de novos alimentos e rações; produtos da aquicultura e da transformação. Segurança alimentar e rastreabilidade. Aplicações às ciências da saúde: moléculas bioativas, produtos farmacêuticos e cosméticos marinhos. Inovação, investigação e desenvolvimento industrial. Estudos de caso.

Formadores: Prof. Doutor Ricardo Melo (MARE FCUL); Prof. Doutor Rui Pedrosa (MARE IPLeiria); Prof. Doutora Ana Amorim (MARE FCUL); Prof. Doutora Romana Santos (MARE FCUL).

Calendarização e Formato:

  • Curso de especialização em Biotecnologia Marinha (em Português), 28h, 3 ECTS:
    • 24h aulas teóricas online  - 8 dias horário pós-laboral
    • 4h aulas presenciais - 1 dia  Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche/Instituto Politécnico de Leiria

Calendário:

  • 08, 09, 10, 11, 15, 16, e 17 de janeiro, das 18h00 às 21h00
  • 18 e 19 de janeiro, das 18h00 às 20h00
  • 12 de janeiro, das 14h00 às 18h00 (CETEMARES Peniche, IPLeiria)

As inscrições podem ser efetuadas em http://inqueritos.ciencias.ulisboa.pt/index.php/395149?lang=pt.

(dúvidas ou informações adicionais: rmarestartup@ciencias.ulisboa.pt)


Curso 5 - Desafios do Shipping, Biodiversidade Marinha & Sustentabilidade

Objetivos: Pretende-se que o formando adquira conhecimentos e competências na área das ameaças à biodiversidade marinha face do Shipping e à atividade portuária, tendo em conta as convenções europeias e internacionais relativas ao sector.

Conteúdos: Ameaças à biodiversidade resultantes de atividades marítimas, respostas e mitigações; Espécies não indígenas (Legislação e políticas de mitigação e controlo); Controle e gestão de NIS/IAS; Introdução à indústria naval. Modelos de organização. Gestão de navios/Atores de mercado/formação de preços no transporte de cargas/fretamento; Convenções aplicadas ao transporte marítimo internacional; Instrumentos regulatórios internacionais; Fit for 55 e a indústria do Shipping europeia; A descarbonização dos Portos portugueses; Visita ao porto de Lisboa (a confirmar).

Formadores: Doutora Cátia Bartilotti (IPMA / MARE - NOVA); Dr. Gonçalo Santos (FO).

Calendarização e Formato:

  • Curso de especialização em Desafios do Shipping, Biodiversidade Marinha & Sustentabilidade (em Português), 28 h, 3 ECTS:
    • Aulas de duas tipologias: teóricas (online) e visita ao Porto de Lisboa (presencial)
    • 24h online e 4h presenciais

Calendário:

  • 09, 10, 11, 12, 16, 17, 18, 19 de janeiro, das 18h00 às 21h00 (online)
  • 20 de janeiro, das 09h00 às 13h00 (a confirmar, visita a uma unidade portuária)

As inscrições podem ser efetuadas em http://inqueritos.ciencias.ulisboa.pt/index.php/395149?lang=pt.

(dúvidas ou informações adicionais: rmarestartup@ciencias.ulisboa.pt)


Curso 6 - Desenho de Projetos I&DT e Escrita Científica

Objetivos: Pretende-se que o formando adquira conhecimentos e competências na área do desenho de projetos ID e de escrita científica, e em particular no treino de fluxo de análise de resultados e realização de ‘outputs’ científicos padronizados.

Conteúdos: Tipos de documentos científicos (artigos, teses, relatórios). Extensão das formas de escrita científica para a escrita de propostas de projetos científicos, CVs, cartas de motivação e pareceres; Regras e padrões; Publicações científicas; Análise de dados – fluxo de análise, regras para figuras e tabelas; Comunicação de resultados – regras básicas de apresentação científica. Posters e apresentações orais. Projetos ID e Candidaturas.

Formadores: Prof. Doutor José Paula (MARE/FCUL).

Calendarização e Formato:

  • Curso de especialização em Desenho de Projetos I&DT e Escrita Científica (em Português), 28 h, 3 ECTS
  • Aulas presenciais

Calendário:

  • 08, 09, 10, 11, 12, 16, 17, 18 de janeiro, das 17h00 às 20h00
  • 19 de janeiro, das 16h00 às 20h00

As inscrições podem ser efetuadas em http://inqueritos.ciencias.ulisboa.pt/index.php/395149?lang=pt.

(dúvidas ou informações adicionais: rmarestartup@ciencias.ulisboa.pt)


Cursos já Concluídos:

Curso 1 - Introdução às Bases de Dados

Objetivos: Pretende-se que o formando adquira os princípios fundamentais dos sistemas de informação centrados nos dados e da organização da informação de forma independente dos programas. O aluno é introduzido ao processo de conceção de bases de dados, introduzido o modelo relacional e a linguagem SQL. Abordam-se técnicas de acesso às Bases de Dados através de linguagens de programação e na Web.

Conteúdos: Introdução aos Sistemas de Gestão de Base de Dados. Modelação conceptual de base de dados; Modelação lógica de base de dados. Interrogações aos SGBD. Desenvolvimento de aplicações com bases de dados.

Formadora: Prof. Doutora Ana Paula Afonso (FCUL).

Curso 2 - Energias Renováveis Oceânicas

Objetivos: Pretende-se que os formandos atinjam os seguintes conhecimentos: Diferenciar as diferentes tecnologias de energias renováveis offshore e a sua aplicação; Noções de regimes de licenciamento; Reconhecer as diferentes fases de um projeto offshore, os diferentes intervenientes e respetiva cadeia de valor.

Conteúdos:

  • Módulo 1: Diferentes fontes de energias renováveis offshore; o seu potencial (noções de mercado); aplicação
  • Módulo 2: As diferentes fases de um projeto de renováveis offshore; Prospeção e licenciamento; Engenharia; Fabrico e montagem; Instalação; Operações e Manutenção; Métodos e Recursos; Manutenção Preventiva; Manutenção Corretiva; Inspeções
  • Módulo 3: Inovação e Digitalização

Formadora: Eng.ª Clara Moura Santos (Principal Power Inc.).

Curso 3 - Aquacultura

Objetivos: Adquirir conhecimentos sobre: conceitos gerais sobre aquacultura; sistemas de produção e principais espécies produzidas; principais problemas de saúde e bem-estar animal; qualidade da água; requisitos nutricionais das principais espécies cultivadas; legislação do sector, qualidade e segurança alimentar.

Conteúdos: 

  • Principais espécies produzidas em Aquacultura; Sistemas de produção; Qualidade da água
  • Saúde animal; Nutrição e alimentação das principais espécies produzidas; Qualidade e segurança dos produtos aquícolas

Formadoras: Prof. Adjunta Teresa Baptista (IPLeiria/Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Peniche); Doutora Ana Pombo (IPLeiria/Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Peniche); Mestre Luísa Dâmaso (Centro MARE/FCUL).

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.