Ciclo de Seminários em Biologia Humana e Ambiente

Estudos de ecotoxicologia e evolução em pequenos mamíferos selvagens

Sala 2.2.15, Ciências ULisboa

Por Ana Sofia Quina (Departamento de Biologia  Animal - FCUL).

Os pequenos mamíferos selvagens constituem excelentes sentinelas de poluição ambiental por metais pesados resultante da atividade mineira. O estudo em populações que habitam locais contaminados demonstram que os indivíduos apresentam alterações em parâmetros bioquímicos, histológicos e genotóxicos que refletem a sua susceptibilidade, tolerância e adaptação a estes poluentes. Por outro lado, a deteção e a quantificação de alterações nas frequências alélicas ou na estrutura genética das mesmas podem também ser utilizadas como indicadores populacionais de stress ambiental e revelar potenciais genes candidatos para estudos de avaliação da saúde ambiental. Os efeitos diretos e indiretos induzidos pelos metais são vários e incluem um aumento do stress oxidativo intracelular e a interação inadequada com proteínas, os quais podem levar a alterações conformacionais das mesmas e à desregulação da expressão génica. Uma das proteínas frequentemente alterada é o supressor tumoral P53. Estímulos stressantes como danos no ADN, stress oxidativo e a hipóxia, são ativadores deste importante fator de transcrição que, através de cascatas de ativação/repressão de genes, salvaguarda a homeostase celular e mantém o bem-estar fisiológico do organismo. Dado o envolvimento da proteína P53 em inúmeras vias celulares, é possível que esta proteína seja importante para a adaptação ecológica e diferenciação evolutiva de espécies sujeitas a stresses crónicos. Neste seminário irei abordar estes temas e apresentar os meus resultados em investigação nas áreas da ecotoxicologia e da especiação de pequenos mamíferos selvagens.

17h00
Departamento de Biologia Animal | Ciências ULisboa
titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.