Reasoning Seminar

O Império dos Pensamentos

Sala 8.2.12, Ciências ULisboa
Cartaz do evento

Por João Alberto Pinto (Universidade do Porto).

Gottlob Frege escreveu, notoriamente em “Der Gedanke” (1918), acerca de um terceiro império e do que lá haveria: os pensamentos – caracterizados por contraste com (i) as ideias e (ii) as coisas (do mundo externo). O que pretendo discutir é: (i) a especificidade, (ii) a coerência e (iii) a profundidade de uma tal caracterização dos pensamentos. Para o efeito, considerarei alguns problemas gerados por ela, ao mesmo tempo que tentarei apresentar o que me parece ser uma solução particularmente simples ou direta para tais problemas. Estes problemas são bem conhecidos entre os intérpretes de Frege, a começar por Michael Dummett. Este, tendo notado que o uso do termo “pensamento” nos escritos de Frege a partir do início da década de 1890 era eminentemente técnico (digamos), favoreceu (largamente) a interpretação de acordo com a qual esse uso estaria ao serviço de uma teoria do significado para uma linguagem natural ou para uma linguagem lógica (tal como também o estaria a Notação Conceptual (a Begriffsschrift), criada pelo próprio Frege). A hipótese que proponho é, ao invés, a de que: i) só nos escritos posteriores ao final da década de 1890 (e não apenas no texto de 1918 acima referido) se revela algo a que cabe chamar a visão filosófica geral de Frege; ii) esta visão deve ser distinguida de uma visão filosófica anterior (e mais limitada) que Frege esquematizou na sua Carta a E. Husserl de 24.5.1891; e iii) esta visão anterior era, de facto, não apenas uma visão essencialmente preocupada com a linguagem, como também era, do meu ponto de vista, e de maneira filosoficamente mais relevante, uma visão muito problemática (em quase todos os pontos da referida esquematização).

16h00-17h30
CFCUL/GI1: António Zilhão e Bruno Jacinto
titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.