E3 Talks

Biodiversidade e funcionamento de florestas degradadas e em recuperação na Mata Atlântica

Sala 2.2.15, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Simone Vieira (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, UNICAMP).

As Florestas Tropicais detêm metade do estoque de carbono na vegetação do mundo e respondem por 34% da produtividade bruta primária em sistemas terrestres em todo o planeta. Ao mesmo tempo, detêm altos índices de biodiversidade, constituindo-se em hotspots para quase todos os grupos de plantas e de animais. Mesmo assim, são altamente ameaçadas por atividades humanas, apresentando taxas de desmatamento de 8-10 milhões de hectares/ano de 2000 a 2010.
Muitas das florestas remanescentes já foram degradadas pela sobre-exploração de madeira e de recursos não-madeireiros, pela fragmentação e pelas mudanças climáticas globais. A degradação florestal resulta em um contínuo declínio nos serviços ambientais, decorrentes dos níveis crescentes e insustentáveis dos impactos humanos. No entanto, a maioria das pesquisas sobre a contribuição de Florestas Tropicais para o sistema Terra centra-se em habitats conservados, geralmente pouco alterados, sendo difícil extrapolar os resultados destas áreas pristinas para Florestas Tropicais modificadas pelo homem. Estudando florestas tropicais degradadas e em recuperação, as seguintes lacunas de conhecimento precisam de ser abordadas: i) entender os impactos das alterações humanas a diferentes escalas temporais e espaciais sobre a ciclagem de matéria orgânica e nutrientes, e sobre as relações entre os processos biofísicos, a biodiversidade, o solo e o clima; ii) conectar o funcionamento do ecossistema a caracteres biológicos, que possam fornecer pistas sobre a estabilidade e a resiliência das florestas degradadas; iii) compreender a capacidade de generalização dos dados; iv) reduzir a distância e o tempo entre a ciência e a tomada de decisão política.


Transmissão via Zoom (pw: 393205).

11h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

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