E3 Talks

Biodiversidade e funcionamento de florestas degradadas e em recuperação na Mata Atlântica

Sala 2.2.15, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Simone Vieira (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, UNICAMP).

As Florestas Tropicais detêm metade do estoque de carbono na vegetação do mundo e respondem por 34% da produtividade bruta primária em sistemas terrestres em todo o planeta. Ao mesmo tempo, detêm altos índices de biodiversidade, constituindo-se em hotspots para quase todos os grupos de plantas e de animais. Mesmo assim, são altamente ameaçadas por atividades humanas, apresentando taxas de desmatamento de 8-10 milhões de hectares/ano de 2000 a 2010.
Muitas das florestas remanescentes já foram degradadas pela sobre-exploração de madeira e de recursos não-madeireiros, pela fragmentação e pelas mudanças climáticas globais. A degradação florestal resulta em um contínuo declínio nos serviços ambientais, decorrentes dos níveis crescentes e insustentáveis dos impactos humanos. No entanto, a maioria das pesquisas sobre a contribuição de Florestas Tropicais para o sistema Terra centra-se em habitats conservados, geralmente pouco alterados, sendo difícil extrapolar os resultados destas áreas pristinas para Florestas Tropicais modificadas pelo homem. Estudando florestas tropicais degradadas e em recuperação, as seguintes lacunas de conhecimento precisam de ser abordadas: i) entender os impactos das alterações humanas a diferentes escalas temporais e espaciais sobre a ciclagem de matéria orgânica e nutrientes, e sobre as relações entre os processos biofísicos, a biodiversidade, o solo e o clima; ii) conectar o funcionamento do ecossistema a caracteres biológicos, que possam fornecer pistas sobre a estabilidade e a resiliência das florestas degradadas; iii) compreender a capacidade de generalização dos dados; iv) reduzir a distância e o tempo entre a ciência e a tomada de decisão política.

Transmissão via Zoom (pw: 393205).

cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.