E3 Talks

Biodiversidade e funcionamento de florestas degradadas e em recuperação na Mata Atlântica

Sala 2.2.15, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Simone Vieira (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, UNICAMP).

As Florestas Tropicais detêm metade do estoque de carbono na vegetação do mundo e respondem por 34% da produtividade bruta primária em sistemas terrestres em todo o planeta. Ao mesmo tempo, detêm altos índices de biodiversidade, constituindo-se em hotspots para quase todos os grupos de plantas e de animais. Mesmo assim, são altamente ameaçadas por atividades humanas, apresentando taxas de desmatamento de 8-10 milhões de hectares/ano de 2000 a 2010.
Muitas das florestas remanescentes já foram degradadas pela sobre-exploração de madeira e de recursos não-madeireiros, pela fragmentação e pelas mudanças climáticas globais. A degradação florestal resulta em um contínuo declínio nos serviços ambientais, decorrentes dos níveis crescentes e insustentáveis dos impactos humanos. No entanto, a maioria das pesquisas sobre a contribuição de Florestas Tropicais para o sistema Terra centra-se em habitats conservados, geralmente pouco alterados, sendo difícil extrapolar os resultados destas áreas pristinas para Florestas Tropicais modificadas pelo homem. Estudando florestas tropicais degradadas e em recuperação, as seguintes lacunas de conhecimento precisam de ser abordadas: i) entender os impactos das alterações humanas a diferentes escalas temporais e espaciais sobre a ciclagem de matéria orgânica e nutrientes, e sobre as relações entre os processos biofísicos, a biodiversidade, o solo e o clima; ii) conectar o funcionamento do ecossistema a caracteres biológicos, que possam fornecer pistas sobre a estabilidade e a resiliência das florestas degradadas; iii) compreender a capacidade de generalização dos dados; iv) reduzir a distância e o tempo entre a ciência e a tomada de decisão política.


Transmissão via Zoom (pw: 393205).

11h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Ana Marques (FCUL-UL).

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Estudantes de pós-graduação em Matemática de CIÊNCIAS falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Earth Systems Seminar, por Afonso Loureiro (Arditi, IDL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Marco Pinto (LIP).

BioISI Research Seminar, por Rita B. Santos.

Cartaz do filme "O Melhor dos Mundos"

A 29 de maio o filme "O Melhor dos Mundos” é exibido numa sessão especial em CIÊNCIAS, promovida pela FCiências.ID e o Instituto Dom Luiz. Após a projeção do filme, realiza-se uma mesa redonda com quatro especialistas em Sismologia, que responderão a perguntas do público.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pablo Sartori (Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, Portugal).

Fotografia do stand da Imprensa da ULisboa

A 95.ª Feira do Livro de Lisboa decorre de 04 a 22 de junho.

Mar

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Marinha e Aquacultura), por  João Noronha Gamito Trigo de Sousa.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Seminário de Lógica Matemática, por Duarte Maia (University of Chicago).

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Fotografia de alimentos

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Páginas