E3 Talks

Biodiversidade e funcionamento de florestas degradadas e em recuperação na Mata Atlântica

Sala 2.2.15, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Simone Vieira (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, UNICAMP).

As Florestas Tropicais detêm metade do estoque de carbono na vegetação do mundo e respondem por 34% da produtividade bruta primária em sistemas terrestres em todo o planeta. Ao mesmo tempo, detêm altos índices de biodiversidade, constituindo-se em hotspots para quase todos os grupos de plantas e de animais. Mesmo assim, são altamente ameaçadas por atividades humanas, apresentando taxas de desmatamento de 8-10 milhões de hectares/ano de 2000 a 2010.
Muitas das florestas remanescentes já foram degradadas pela sobre-exploração de madeira e de recursos não-madeireiros, pela fragmentação e pelas mudanças climáticas globais. A degradação florestal resulta em um contínuo declínio nos serviços ambientais, decorrentes dos níveis crescentes e insustentáveis dos impactos humanos. No entanto, a maioria das pesquisas sobre a contribuição de Florestas Tropicais para o sistema Terra centra-se em habitats conservados, geralmente pouco alterados, sendo difícil extrapolar os resultados destas áreas pristinas para Florestas Tropicais modificadas pelo homem. Estudando florestas tropicais degradadas e em recuperação, as seguintes lacunas de conhecimento precisam de ser abordadas: i) entender os impactos das alterações humanas a diferentes escalas temporais e espaciais sobre a ciclagem de matéria orgânica e nutrientes, e sobre as relações entre os processos biofísicos, a biodiversidade, o solo e o clima; ii) conectar o funcionamento do ecossistema a caracteres biológicos, que possam fornecer pistas sobre a estabilidade e a resiliência das florestas degradadas; iii) compreender a capacidade de generalização dos dados; iv) reduzir a distância e o tempo entre a ciência e a tomada de decisão política.


Transmissão via Zoom (pw: 393205).

11h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Seminário por Charles Lenay (Research Unit COSTECH - Knowledge, Organisation and Technical Systems, Human Sciences and Technology Department, Compiègne University of Technology).

CELab PhD Seminar, por Megan Peters (Center for the Neurobiology of Learning and Memory, University of California Irvine).

Mathematical Logic Seminar, por Pedro Pinto (Technische Universität Darmstadt).

Título/data do evento e representação do planeta Terra e de um satelite

Estudantes do secundário juntam-se no Pavilhão do Conhecimento para responder a cenário de catástrofe.

Logótipo do evento

Join us as we explore the latest inventions, cutting edge technologies and research that are revolutionizing healthcare like never before.

Título do evento e representação de dois peixes

Este curso intensivo, com duração de uma semana (36 horas) e inscrições até 04 de outubro, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as comunidades de peixes existentes nos ecossistemas fluviais portugueses.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Francis Halzen (University of Wisconsin-Madison).

Título/data do evento e logótipos das entidades organizadoras

HiTech/S3E Start team is on a Portuguese roadshow to explain what the program is. If you are a researcher or a technology transfer officer, join us.

Título/prazo da iniciativa e logótipo do Ciências Research and Innovation Day

Participe até 10 de outubro / Submit you application until 10 October.

Título "Ciências em Segurança"

Sessões a decorrer nos dias 10, 12 e 17 de outubro, com inscrições a decorrer.

Logótipo do prémio, sobre um fundo branco

As candidaturas à 20.ª edição decorrem até 10 de outubro.

Título/data do evento/orador e fotografias de alguns parques nacionais norte-americanos

Conferência no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Ryan Kerrigan (Ph.D., P.G., Associate Professor, Department of Energy & Earth Resources, University of Pittsburgh at Johnstown).

Título/data do evento e fotografia do orador

O evento pretende aproximar as empresas e os investidores nacionais/internacionais.

Ilustração de peixe, por Pedro Salgado

Por Pedro Salgado (Biólogo, Ilustrador Científico. Professor Especialista - ilustração).

A edição de 2023 do congresso da Physis - Associação Portuguesa de Estudantes de Física é dedicada ao tema da Exploração Espacial.

Workshop no âmbito do projeto EVORISE, por Susana Monsó (UNED, Madrid) e Paco Calvo (Universidad de Murcia).

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do Seminário Nacional de História da Matemática.

This workshop brings together state of the art research on the development of logic in late XIX and early XX centuries.

Logótipo do evento e composição de fotografias representativas de várias áreas científicas

Join us on 24 October for the 5th edition of Ciências Research & Innovation Day!

Título/data do evento e fotografia de parque eólico

Um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.

EAP-II tem como objetivo fomentar um espaço de partilha de conhecimento entre a comunidade científica e não-científica, de uma forma simples e acessível para todos.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Título, local e data do evento, acompanhados da representação de um cavalo-marinho e das típicas chaminés algarvias

A conservação da biodiversidade em Portugal deve sair do papel e rumar a ações que promovam, no território, o normal funcionamento dos ecossistemas, para garantir o desenvolvimento sustentável, do ponto de vista ecológico e ser aceite do ponto de vista social. Urge integrar o conhecimento gerado pelos ecólogos de forma a que estes possam responder oportuna e corretamente, quando chamados a intervir.

Fotografia de investigadores em contexto laboratorial

Novo prazo de candidatura: 01 a 30 de novembro de 2023.

Logótipo do curso e das entidades organizadoras

Curso técnico-científico, com inscrições até 31 de dezembro.