6th CIUHCT Distinguished Lecture

U-turns to the Future: Sustainable Urban Mobility since 1850

Auditório da Biblioteca da FCT NOVA

Por Ruth Oldenziel (Eindhoven University of Technology).

What do historians have to say about the future when they look at the past? Can we make a U-turn to the Future by way of the Past? 

From local bike-sharing initiatives to overhauls of transport infrastructure, mobility is one of the most important areas in which modern cities are trying to realize a more sustainable future. Covid-19 has turned into a giant and global experiment about what that future could look like. Yet even as the present seems to offer a tantalizing thought experiment and as politicians and planners look ahead, critical insights remain to be gleaned from the history of urban mobility and the unsustainable practices that impact our everyday lives. Taking a leaf from the notion of the “usable past,” Oldenziel presents case studies of the book by the same title that consider the ecological, social, and economic aspects of urban mobility, showing how historical inquiry can make both conceptual and practical contributions to the projects of sustainability and urban renewal. 

As Editor in Chief of Technology and Culture, she is also available for Q&A about the journal.


Ruth Oldenziel (PhD Yale ’92) is professor of history and innovation at Eindhoven University of Technology in The Netherlands. She is editor in chief of Technology and Culture and directs a Research-Book-Web-Teaching project Cycling Cities: The Global Experience, which will feature the case of Lisbon with M. Luísa Sousa, João Machado, Bernardo Pereira, and David Vale and an anthology on 14 African cities. Her publications include books, anthologies, and articles in American, gender, mobility, and technology studies: “The Making of the Bicycle-Oriented Development, 1960-1990." Urban History (2022) with Jan Ploeger; U-Turn to the Future (Berghahn 2020) ed. with Martin Emanuel and Frank Schipper; Cycling and Recycling ed. with Helmuth Trischler (2015); Hacking Europe ed. with Gerard Alberts (2014); Consumers, Users, Rebels (2013) authored with Mikael Hard; “Islands: The U.S. as Networked Empire” (2011); Cold War Kitchen ed. with Karin Zachmann (2009); Gender and Technology ed. with Nina Lerman and Arwen Mohun (2003); Crossing Boundaries, Building Bridges (Routledge 2000) ed. with Karin Zachmann and Annie Canel; Making Technology Masculine (1999); “Boys and Their Toys” (1997).

15h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pablo Sartori (Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, Portugal).

Seminário de Geometria e Física, por Ariel Pacetti (Universidade de Aveiro).

Fotografia do stand da Imprensa da ULisboa

A 95.ª Feira do Livro de Lisboa decorre de 04 a 22 de junho.

Earth Systems Seminar, por Luis Gimeno-Sotelo (CEAUL, ULisboa / EPhysLab, UVigo).

Mar

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Marinha e Aquacultura), por  João Noronha Gamito Trigo de Sousa.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por João Ramalho Pires (FCUL - LIP).

Seminário de Lógica Matemática, por Duarte Maia (University of Chicago).

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Fotografia de alimentos

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

A ULisboa promove um conjunto de ações de formação com o objetivo de reforçar a capacitação para a submissão de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Research Council (ERC) e European Innovation Council (EIC) nos meses de junho e julho. No mês de outubro outras formações estão agendadas, no que toca às candidaturas a projetos colaborativos do programa Horizon Europe.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22).

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Daniel da Silva Distinguished Lecture, por Jean-Pierre Bourguignon (IHÉS).

Título "Jornadas Científicas ULisboa" e composição com os logótipos da ULisboa e da União Europeia

A edição de 2025 das Jornadas é dedicada ao tema "Universidade de Lisboa no Espaço Europeu de Investigação: Construir Carreiras Académicas Atrativas, Fortalecer Instituições".

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Luz a atravessar nuvens

O concerto integra o programa Música na Universidade de Lisboa, numa parceria com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, naquele que é o Concerto Final de Temporada.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Uma iniciativa da Universidade de Lisboa que proporciona a oportunidade única, aos alunos do 8.º ao 12.º anos de estudo, ou que tenham já concluído o 12.º ano, de ficar a conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica na Universidade.

Páginas