6th CIUHCT Distinguished Lecture

U-turns to the Future: Sustainable Urban Mobility since 1850

Auditório da Biblioteca da FCT NOVA

Por Ruth Oldenziel (Eindhoven University of Technology).

What do historians have to say about the future when they look at the past? Can we make a U-turn to the Future by way of the Past? 

From local bike-sharing initiatives to overhauls of transport infrastructure, mobility is one of the most important areas in which modern cities are trying to realize a more sustainable future. Covid-19 has turned into a giant and global experiment about what that future could look like. Yet even as the present seems to offer a tantalizing thought experiment and as politicians and planners look ahead, critical insights remain to be gleaned from the history of urban mobility and the unsustainable practices that impact our everyday lives. Taking a leaf from the notion of the “usable past,” Oldenziel presents case studies of the book by the same title that consider the ecological, social, and economic aspects of urban mobility, showing how historical inquiry can make both conceptual and practical contributions to the projects of sustainability and urban renewal. 

As Editor in Chief of Technology and Culture, she is also available for Q&A about the journal.


Ruth Oldenziel (PhD Yale ’92) is professor of history and innovation at Eindhoven University of Technology in The Netherlands. She is editor in chief of Technology and Culture and directs a Research-Book-Web-Teaching project Cycling Cities: The Global Experience, which will feature the case of Lisbon with M. Luísa Sousa, João Machado, Bernardo Pereira, and David Vale and an anthology on 14 African cities. Her publications include books, anthologies, and articles in American, gender, mobility, and technology studies: “The Making of the Bicycle-Oriented Development, 1960-1990." Urban History (2022) with Jan Ploeger; U-Turn to the Future (Berghahn 2020) ed. with Martin Emanuel and Frank Schipper; Cycling and Recycling ed. with Helmuth Trischler (2015); Hacking Europe ed. with Gerard Alberts (2014); Consumers, Users, Rebels (2013) authored with Mikael Hard; “Islands: The U.S. as Networked Empire” (2011); Cold War Kitchen ed. with Karin Zachmann (2009); Gender and Technology ed. with Nina Lerman and Arwen Mohun (2003); Crossing Boundaries, Building Bridges (Routledge 2000) ed. with Karin Zachmann and Annie Canel; Making Technology Masculine (1999); “Boys and Their Toys” (1997).

15h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Maxim Efremov (German Aerospace Center - DLR, Institute of Quantum Technologies, Ulm, Germany).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Earth Systems Seminar, por Paula Marques Figueiredo (North Carolina State University - NCSU).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por José Manuel Rebordão (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

José Pedro Granadeiro (Ciências ULisboa) é um dos participantes nesta iniciativa, na qual falará sobre a utilização de dados de satélite na caracterização de áreas de ocorrência de espécies e na monitorização das respetivas condições climáticas.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Título/data/local do evento, sobre representação de luzes

Quase um ano após o telescópio Euclid ter sido colocado no espaço, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, e aprofundar as primeiras descobertas a serem divulgados pela Agência Espacial Europeia (ESA) a 23 de maio.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por André Murgia (Università degli Studi di Cagliari).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Carvalho (Soft and Biological Matter - CFisUC, Department of Physics, University of Coimbra, Portugal).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Francisco Malta Romeiras (Universidade de Lisboa).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

O objetivo deste workshop é juntar especialistas portugueses e espanhóis em história política, cultural, científica e marítima do século XVI que, num ambiente informal, irão debater a importância deste intercâmbio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

Candidaturas até 03 de junho.

Criança a segurar num globo terrestre

A conferência é dedicada ao tema "Desafios em Saúde Planetária: Capacitar Comunidades para a Mudança".

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Candidaturas até 31 de maio.

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Inscrições de docentes e investigadores de Ciências até 02 de junho.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Páginas