Andamentos da Ciência

Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Banner do evento

Ciclo de conferências "Andamentos da Ciência"

Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à astronomia

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Neste ciclo de conferências, convidamos especialistas de diferentes áreas do conhecimento para partilhar connosco o mais recente conhecimento em diferentes áreas de interesse para todos nós, em comunicações inspiradas nas palestras TED.

A 23 de novembro (quarta-feira), às 17h00, recebemos Koraljka Muzic (Investigadora do CENTRA - Centro de Astrofísica e Gravitação, Ciências ULisboa) que nos vem falar sobre Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas.

A conferência tem lugar na sala 6.1.36 (Edifício C6, piso 1). A participação é livre e aberta a todos os interessados, sujeita à capacidade da sala.

Programa:

  • 17h00 - Apresentação do formato e da oradora
  • 17h05 - Intervenção de Koraljka Muzic
  • 17h30 - Perguntas do público

Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas

O lançamento bem-sucedido do Telescópio Espacial James Webb em dezembro de 2021 e a sua chegada à posição final marca o início de uma nova época na exploração espacial. A quantidade de detalhes vistos em cada nova imagem que é tornada pública transmite a beleza complexa do Universo e capta a imaginação de pessoas de todo o mundo.

Mas, por detrás destas paisagens etéreas, existe também um enorme potencial científico: o telescópio James Webb está a espreitar profundamente o cosmos para revelar a sua história desde a Big Bang até à formação dos exoplanetas e mais além.

Um dos tópicos que irá certamente beneficiar das observações do telescópio James Webb e atrair alguma atenção nos próximos anos são as anãs castanhas – objetos complexos cuja massa se encontra entre a dos planetas e das estrelas – e, em particular, as que por vezes são referidas como planetas flutuantes.

Estes objetos, com massas comparáveis a exoplanetas gigantes, são encontrados deambulando entre as estrelas em jovens enxames estelares. Mas será que se formam de forma semelhante a estas estrelas? Ou são talvez planetas ejetados dos seus sistemas de nascimento? Esta questão representa um dos grandes mistérios da astronomia moderna, e muito em breve será abordada utilizando o telescópio James Webb. Nesta palestra, a astrónoma Koraljka Muzic apresentará os detalhes da procura de anãs castanhas mais leves da nossa galáxia e os planos para resolver o mistério da sua formação.

Breve Biografia de Koraljka Muzic

Kora Muzik

Koraljka Muzic é investigadora do Centro para Astrofísica e Gravitação (CENTRA) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Nascida na Croácia, é doutorada em astrofísica pela Universidade de Colónia (Alemanha), tendo trabalhado como investigadora e astrónoma na Alemanha, Canadá, Chile, e desde 2017 em Portugal.

A sua investigação está centrada na área das estrelas de baixa massa e anãs castanhas, e principalmente nos processos relacionados com o seu nascimento. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nas suas áreas científicas de interesse, incluindo o desenvolvimento do instrumento METIS para o Extremely Large Telescope (ELT) do Observatório Europeu do Sul, que está a ser construído no Chile. Participa em três projetos aprovados no observatório James Webb Space Telescope, que proporcionarão novas perspetivas sobre as propriedades das anãs castanhas em vários ambientes galácticos, e das estrelas jovens, ainda em processo de formação, no centro da Via Láctea.

17h00
Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de estudante

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro - as sessões informativas têm início a 19 de novembro.

Cesto com legumes

O curso tem como principal objetivo capacitar para a implementação e gestão sustentável de espaços de cultivo nas cidades, promovendo a segurança alimentar e a autonomia na produção de alimentos - candidaturas até 02 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso fornece uma compreensão abrangente dos princípios e práticas fundamentais da cibersegurança e da privacidade, com aplicação tanto em contextos genéricos como em sistemas críticos - candidaturas até 07 de novembro.

Estudante, sobre fundo de paisagem urbana

A Fundação “la Caixa” promove uma sessão de apresentação do seu Programa de Bolsas, destinado a quem pretende realizar uma pós-graduação ou um doutoramento no estrangeiro.

Logótipo C-Academy

O curso proporciona uma visão aprofundada das tecnologias que suportam o desenvolvimento e integração de aplicações web - candidaturas até 10 de novembro.

Seminário do Departamento de Física de CIÊNCIAS ULisboa, por Ricardo Ferreira da Silva (FCUL, NUC-RIA, LIP).

Nesta sessão, apresentada por Lídia André (PhD), serão discutidos novos modelos de dependência capazes de representar simultaneamente as regiões centrais e extremas de distribuições multivariadas, com especial ênfase em métodos de inferência modernos baseados em redes neuronais.

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Miguel Soares (Gulbenkian Institute for Molecular Medicine - GIMM).

Estás indeciso sobre fazer Erasmus? Tens vontade, mas também receios? Este workshop ajuda-te a pensar com clareza.

Natal 2025

Uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Vida marinha

O Projeto ULISSES está de volta para a 6.ª edição! As candidaturas decorrem até 15 de dezembro.

Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

O concurso decorre até 20 de dezembro.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

O curso tem como objetivo apresentar aos participantes um estado da arte atualizado sobre a diversidade da biota do solo e os papéis funcionais desempenhados pelos organismos do solo nos principais processos ecológicos - candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 30 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

A conferência visa reunir os principais especialistas no domínio da Imagiologia Médica por Micro-ondas (MMWI) e incluirá palestras, apresentações e pósteres de resumos revistos por pares e artigos de conferências, bem como workshops em áreas satélite de investigação com interesse para a investigação em MMWI.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.