Andamentos da Ciência

Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Banner do evento

Ciclo de conferências "Andamentos da Ciência"

Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à astronomia

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Neste ciclo de conferências, convidamos especialistas de diferentes áreas do conhecimento para partilhar connosco o mais recente conhecimento em diferentes áreas de interesse para todos nós, em comunicações inspiradas nas palestras TED.

A 23 de novembro (quarta-feira), às 17h00, recebemos Koraljka Muzic (Investigadora do CENTRA - Centro de Astrofísica e Gravitação, Ciências ULisboa) que nos vem falar sobre Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas.

A conferência tem lugar na sala 6.1.36 (Edifício C6, piso 1). A participação é livre e aberta a todos os interessados, sujeita à capacidade da sala.

Programa:

  • 17h00 - Apresentação do formato e da oradora
  • 17h05 - Intervenção de Koraljka Muzic
  • 17h30 - Perguntas do público

Telescópio Espacial James Webb: Em busca dos planetas que não orbitam estrelas

O lançamento bem-sucedido do Telescópio Espacial James Webb em dezembro de 2021 e a sua chegada à posição final marca o início de uma nova época na exploração espacial. A quantidade de detalhes vistos em cada nova imagem que é tornada pública transmite a beleza complexa do Universo e capta a imaginação de pessoas de todo o mundo.

Mas, por detrás destas paisagens etéreas, existe também um enorme potencial científico: o telescópio James Webb está a espreitar profundamente o cosmos para revelar a sua história desde a Big Bang até à formação dos exoplanetas e mais além.

Um dos tópicos que irá certamente beneficiar das observações do telescópio James Webb e atrair alguma atenção nos próximos anos são as anãs castanhas – objetos complexos cuja massa se encontra entre a dos planetas e das estrelas – e, em particular, as que por vezes são referidas como planetas flutuantes.

Estes objetos, com massas comparáveis a exoplanetas gigantes, são encontrados deambulando entre as estrelas em jovens enxames estelares. Mas será que se formam de forma semelhante a estas estrelas? Ou são talvez planetas ejetados dos seus sistemas de nascimento? Esta questão representa um dos grandes mistérios da astronomia moderna, e muito em breve será abordada utilizando o telescópio James Webb. Nesta palestra, a astrónoma Koraljka Muzic apresentará os detalhes da procura de anãs castanhas mais leves da nossa galáxia e os planos para resolver o mistério da sua formação.

Breve Biografia de Koraljka Muzic

Kora Muzik

Koraljka Muzic é investigadora do Centro para Astrofísica e Gravitação (CENTRA) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Nascida na Croácia, é doutorada em astrofísica pela Universidade de Colónia (Alemanha), tendo trabalhado como investigadora e astrónoma na Alemanha, Canadá, Chile, e desde 2017 em Portugal.

A sua investigação está centrada na área das estrelas de baixa massa e anãs castanhas, e principalmente nos processos relacionados com o seu nascimento. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nas suas áreas científicas de interesse, incluindo o desenvolvimento do instrumento METIS para o Extremely Large Telescope (ELT) do Observatório Europeu do Sul, que está a ser construído no Chile. Participa em três projetos aprovados no observatório James Webb Space Telescope, que proporcionarão novas perspetivas sobre as propriedades das anãs castanhas em vários ambientes galácticos, e das estrelas jovens, ainda em processo de formação, no centro da Via Láctea.

17h00
Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

A 24 de maio, CIÊNCIAS recebe 400 participantes para o evento final do Technovation Girls Challenge Portugal. O evento desafia mais de 100 jovens raparigas, dos 8 aos 18 anos a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais das suas comunidades, incentivando-as a aprender sobre ideação, programação, comunicação e empreendedorismo.

Nos dias 24 e 25 de maio, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência celebra o Dia de África com diversas atividades gratuitas.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Hugo Terças (Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa / Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal).

Seminário de Lógica Matemática, por Antonio Piccolomini D'Aragona (University of Tübingen/University of Siena).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Cartaz do filme "O Melhor dos Mundos"

A 29 de maio o filme "O Melhor dos Mundos” é exibido numa sessão especial em CIÊNCIAS, promovida pela FCiências.ID e o Instituto Dom Luiz. Após a projeção do filme, realiza-se uma mesa redonda com quatro especialistas em Sismologia, que responderão a perguntas do público.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Páginas