Empathy Colloquium in Art-Science-Philosophy

Anfiteatro da FCiências.ID (com transmissão via Zoom)

In recent years empathy has become very popular, both as a term used in our daily lives (often conflated with pity and compassion), and as a process investigated by the arts, humanities and sciences. Such continued interest marks the ongoing need by human beings to understand the complexity of how they experience the world and, in turn, of how they may conceive the Other’s experience of the world.

In this sense, within a comprehensive ecophilosophical understanding of ecology as comprising not only environmental but also mental and social factors (F. Guattari 1989), or as a dynamic interaction between external and internal systems (R. Blair 2019), empathy becomes inescapably associated with an ecological attentiveness of, and exchange with, the Other, including non-human nature.

Recent research on emotions-affects-feelings and their related empathic processes - by neuroscience, philosophy, psychology and film studies - has equally asserted empathy’s connection with ethics (A. Damasio 2018, J. May 2017, C. Plantinga 2020). Empathy connects to the intelligence of emotions and is part of the system of ethical reasoning (M. Nussbaum 2001). By discerning that there is significant overlap between neural areas of excitation that underlie our observation of another person’s action, and areas that are stimulated when we execute that very same action (Gallese et. al. 2022), neuroscientists have provided an organic basis for the power of somatosensory empathic resonance.

In contemporary theatre performance theory/practice, empathy has become a central explanatory tool, as both performers and spectators experience a dialogical exchange through an embodied-cognitive-affective form of imagining that involves and stimulates intersubjectivity and intercorporeality (L. Cummings, 2016, R. Blair 2019). Some critics argue that empathy involves a participatory enactment of the situation of the subject within the awareness that one is not the subject, thus generating an “empathic unsettlement” (Lacapra 2004). Yet others disapprove of empathic processes and consequences, which arguably encourage an uncritical adoption of others’ viewpoints (Brecht & Piscator 1930s, Bloom 2016).

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy. Above all, the colloquium aims at bringing together scholars from different areas of knowledge to discuss much-needed connections of empathic processes with other related views and notions—such as technologies of immersion and philosophies of becoming another, affective literacies in theatre making and spectating, the role of aesthetics in promoting empathy towards the Other (e.g. migrants), as well as thoughts on the empathic process of beholding artworks, from which the notion of empathy as ‘Einfühlung’ (feeling into) originally derives from. [Graça Corrêa 2022].


Transmissão via Zoom (pw: 845321).

10h30-16h30
Graça Corrêa (CFCUL/GI3) e Silvia Di Marco (CFCUL)

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Susana Lopes (cE3c, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Earth Systems Seminar, por Shaghayegh Karimzadeh (University of Minho, Guimarães, Portugal).

Seminário do Departamento de Física de CIÊNCIAS ULisboa, por Lehel Csillag (Babes-Bolyai University).

Nesta sessão aberta, serão abordadas questões relacionadas com o diagnóstico, o modo como se manifesta, formas de tratamento, impacto no dia a dia e diversidade de manifestações da POC. Será um espaço informal para perguntas, partilha e desmistificação.

Grupo de estudantes

O evento propõe um debate aberto sobre a linguagem inclusiva, reconhecendo-a como uma dimensão essencial da equidade e da participação plena de toda a comunidade académica.

Logótipo e datas da Lisboa Games Week 2025

CIÊNCIAS vai estar presente na Lisboa Games Week, o maior evento de videojogos e entretenimento em Portugal! O nosso Departamento de Informática irá promover várias atividades permanentes, durante os quatro dias do evento.

Dois participantes em anterior edição da Feira da Matemática

A Feira da Matemática regressa ao MUHNAC e conta, um vez mais, com a participação de vários docentes de CIÊNCIAS!

Pessoa a observar as estrelas

Conheça os aventureiros que expandem os limites da descoberta em todo o mundo.

MISSÃO RAMbo: um percurso em caminhada de sensibilização para a Resistência aos Antimicrobianos (RAM), que decorrerá no Anfiteatro Keil do Amaral, com um percurso de 5,4 km e com possibilidade de trazer o seu melhor amigo (um cão por pessoa).

Título "Turin Staff Week 2025", sobre fotografia da cidade de Turim

Uma oportunidade única para desenvolver competências, criar redes internacionais e conhecer de perto uma das instituições parceiras da aliança Unite! - inscrições até 21 de setembro.

Título do programa, fotografia de túnel e logótipo da Rede Alumni CIÊNCIAS

As candidaturas estão abertas de 24 de novembro de 2025 a 8 de janeiro de 2026.

Logótipo da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025

Na Semana da Ciência e da Tecnologia, entre 24 e 30 de novembro 2025, a ciência será novamente a grande protagonista.

Seminário de Lógica Matemática, por Stephen Mackereth (Dartmouth College, Society of Fellows and Department of Philosophy).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Caren Norden (Gulbenkian Institute for Molecular Medicine, Oeiras, Portugal).

Workshop no âmbito do Programa de Saúde e Bem-Estar da ULisboa.

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 22 de novembro.

Vista aérea de povoação

A conferência é subordinada ao tema “People and Planet: How the Environment Shapes Human Health”.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 22 de novembro.

Grupo de estudantes

27 de novembro: A Cerimónia contará com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira.

O evento tem como objetivo aproximar a ciência da sociedade, promovendo o diálogo aberto e a reflexão conjunta sobre temas ligados à mente, cérebro e cognição.

Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de estudante

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro - as sessões informativas têm início a 19 de novembro.

Cesto com legumes

O curso tem como principal objetivo capacitar para a implementação e gestão sustentável de espaços de cultivo nas cidades, promovendo a segurança alimentar e a autonomia na produção de alimentos - candidaturas até 02 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso proporciona uma visão aprofundada das tecnologias que suportam o desenvolvimento e integração de aplicações web - candidaturas até 10 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso fornece uma compreensão abrangente dos princípios e práticas fundamentais da cibersegurança e da privacidade, com aplicação tanto em contextos genéricos como em sistemas críticos - candidaturas até 07 de novembro.

Natal 2025

Uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Páginas