Seminário Permanente de Filosofia das Ciências

"I interact therefore I am": Human becoming in and through social interaction

Videoconferência

Por Dimitris Bolis (CFCUL/GI2, Projeto INTERSELF).

In this talk we will attempt to motivate a systematic shift of focus from being to becoming; in fact, becoming-with. More concretely, leaning on the dialectical method, cultural-historical theory and recent developments of social computational neuroscience, we will discuss human becoming as dialectical attunement, arguing that a multiscale analysis of social interaction might allow us to scientifically reconsider the self, beyond the individual, where it really emerges, unfolds and manifests itself -  in social relationships. In this light, we will describe the dialectical misattunement hypothesis, which views psychopathology as a dynamic interpersonal mismatch, rather than a misfunction of single brains. Then, we will consider an operationalization of these hypotheses through ‘collective psychophysiology’, an empirical framework which aims at measuring and analyzing the multiscale dynamics of social interaction. Deploying this framework, we will empirically demonstrate that real-time dynamics of social interaction do matter in shaping communication, behavior and cognition ‒ even beyond awareness. Here, we will discuss how our results provide an empirical validation to the second-person perspective. Subsequently taking our research out of the lab, we will show that it is primarily the mismatch of autistic traits - not traits per se - which predicts core aspects of interpersonal attunement in real-life social relationships, offering evidence in favor of the intersubjective approach to autism. Concluding, an approach to human becoming in and through social interaction, we will claim, encourages a social change pertinent to various fields of human research and practice, ranging from psychiatry and pedagogy to ethics and artificial intelligence.

Transmissão via Zoom (pw: 437254)

Cartaz do evento

16h00-18h00
João Luís Cordovil (CFCUL/GI2) e Silvia Di Marco (CFCUL)

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Páginas