Seminário Global History Reading Group

Os desafios do século XXI: categorias, ética, desmaterialização

Videoconferência
Fotografia de documentos antigos

As perspetivas epistemológicas acerca do arquivo, entendido enquanto realidade mas também como metáfora, sofreram transformações assinaláveis nos últimos anos. Deixámos de o ver apenas como espaço razoavelmente imutável onde os historiadores se abastecem da matéria-prima necessária à prossecução do seu trabalho. Alternativamente, o arquivo tornou-se sujeito, um agente do processo histórico tão importante quanto aqueles que lhe deram forma. O archival turn conduziu-nos à ideia de arquivo enquanto documento ele próprio, com uma história que importa explorar per se. A investigação avançou consideravelmente em tempos recentes, sobretudo pela mão de historiadores, arquivistas e antropólogos, todos eles interessados no papel da informação e da burocracia na sua relação com o poder e a sociedade (os filósofos haviam sido dos primeiros a tratar o assunto). O arquivo colonial, em particular, tem estado no centro do debate. Em todo o caso, a “nova história” do arquivo é ainda uma narrativa um tanto eurocêntrica, pouco atenta aos modos como se geravam, guardavam e organizavam documentos no “resto do mundo”.

Leituras para a sétima sessão:

Programa do evento

O propósito deste grupo de leitura é justamente o de questionar o arquivo, refletindo acerca da sua história no último meio milénio e, bem assim, do modo como a sua relação com o historiador tem evoluído ao longo do último meio século. O programa das sessões e a lista de leituras propostas procuram ir ao encontro de algumas das questões que marcam o presente debate historiográfico, incluindo os termos da nossa relação com o arquivo face aos desafios que se perfilam. O grupo reunir-se-á cerca de duas vezes por mês, entre fevereiro e junho de 2022, mas a corrente situação de pandemia obriga a que as sessões sejam exclusivamente online (plataforma Zoom) até indicação em contrário. A participação no grupo implica inscrição prévia através de e-mail enviado para o respetivo coordenador (jmflores@fc.ul.pt). Os textos para debate serão enviados por e-mail para todos os inscritos com pelo menos uma semana de antecedência em relação à sessão seguinte. A discussão decorrerá em português ou em inglês, consoante a composição do grupo.

11h00-13h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Departamento de História e Filosofia das Ciências | Ciências ULisboa
Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de jovem aluno

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e fotografia de avião a sobrevoar cidade

“A Interface Urbana na Rede de Transporte Aéreo” é o tema da 4.ª Conferência Anual da redeMOV.

Título "5th edition ULisses", sobre fotografia do mar

Prazo de apresentação de candidaturas prolongado até 15 de janeiro.

Representação antiga da cidade de Lisboa

A conferência está limitada a 100 participantes - realize já a sua inscrição e reserve o dia na sua agenda.

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Fotografia de João Paulo Dias

A Celebration of his 80th Birthday - registration until 24 January.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do DEGGE: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Data e logótipo do Dia Aberto, inseridos em mosaico de atividades de investigação

Bem-vindos a Ciências ULisboa!