Seminário Global History Reading Group

Os desafios do século XXI: categorias, ética, desmaterialização

Videoconferência
Fotografia de documentos antigos

As perspetivas epistemológicas acerca do arquivo, entendido enquanto realidade mas também como metáfora, sofreram transformações assinaláveis nos últimos anos. Deixámos de o ver apenas como espaço razoavelmente imutável onde os historiadores se abastecem da matéria-prima necessária à prossecução do seu trabalho. Alternativamente, o arquivo tornou-se sujeito, um agente do processo histórico tão importante quanto aqueles que lhe deram forma. O archival turn conduziu-nos à ideia de arquivo enquanto documento ele próprio, com uma história que importa explorar per se. A investigação avançou consideravelmente em tempos recentes, sobretudo pela mão de historiadores, arquivistas e antropólogos, todos eles interessados no papel da informação e da burocracia na sua relação com o poder e a sociedade (os filósofos haviam sido dos primeiros a tratar o assunto). O arquivo colonial, em particular, tem estado no centro do debate. Em todo o caso, a “nova história” do arquivo é ainda uma narrativa um tanto eurocêntrica, pouco atenta aos modos como se geravam, guardavam e organizavam documentos no “resto do mundo”.

Leituras para a sétima sessão:

Programa do evento

O propósito deste grupo de leitura é justamente o de questionar o arquivo, refletindo acerca da sua história no último meio milénio e, bem assim, do modo como a sua relação com o historiador tem evoluído ao longo do último meio século. O programa das sessões e a lista de leituras propostas procuram ir ao encontro de algumas das questões que marcam o presente debate historiográfico, incluindo os termos da nossa relação com o arquivo face aos desafios que se perfilam. O grupo reunir-se-á cerca de duas vezes por mês, entre fevereiro e junho de 2022, mas a corrente situação de pandemia obriga a que as sessões sejam exclusivamente online (plataforma Zoom) até indicação em contrário. A participação no grupo implica inscrição prévia através de e-mail enviado para o respetivo coordenador (jmflores@fc.ul.pt). Os textos para debate serão enviados por e-mail para todos os inscritos com pelo menos uma semana de antecedência em relação à sessão seguinte. A discussão decorrerá em português ou em inglês, consoante a composição do grupo.

11h00-13h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Departamento de História e Filosofia das Ciências | Ciências ULisboa
Título "Ciências, onde andas tu?", sobre um mapa

Esta é a pergunta que estamos a fazer a alumni de Ciências ULisboa. A resposta interessa-vos?

Seminário Doutoral, por Rita Sousa.

Título e data do evento, acompanhados de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

No dia 26 de maio, a comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Jeffrey Kotyk (University of British Columbia).

The main purpose of this course is to present new recent developments in integrated nested Laplace approximation (INLA) that is a method for approximate Bayesian inference.

In 2022, CQE Days will be held on the 26th and 27th of May at Ciências campus.

Banner do evento

Um debate sobre o papel da bioinspiração no Design, na Arquitetura e no Planeamento Urbano.

Um ciclo de entrevistas com o objetivo de conhecer melhor os docentes do Departamento de Matemática de Ciências ULisboa. Gracinda Gomes é a entrevistada.

Logótipo da iniciativa e prazo de candidatura

Candidaturas de 16 a 27 de maio de 2022.

Fotografia de elétrico e diversas informações sobre o evento

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, orador, data)

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Luís Morgado (Science Communication Office ITQB NOVA).

Imagem representativa de um mundo digital

Sessão de apresentação dos Mestrados do Departamento de Informática.

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

The objective of this course is to provide participants with basic knowledge on a) the fundamental aspects of experimental design and b) workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

Pormenor da Exposição "Formas & Fórmulas" (Ciências ULisboa, outubro 2016 a março 2017)

A sessão conta com a presença do coordenador, docentes e alunos do Mestrado.

Fotografia de bando de aves

O National Geographic Summit está finalmente de volta!

Fotografias do Estuário do Tejo

Concurso de fotografia no âmbito do projeto "MigraWebs: Migradores como modeladores ecológicos sazonais das comunidades e funções ecossistémicas de áreas costeiras temperadas e tropicais", com candidaturas de 18 de abril a 31 de maio de 2022.

Título e data do evento, sobre uma fotografia de um elétrico

The course aims to provide a better understanding of how to use and customize NIMBLE's statistical algorithms.

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

Pormenor de vida marinha

Seminários doutorais no âmbito do Doutoramento em Biologia de Ciências ULisboa.

The goal of this event is to allow PhD students from our research unit / faculty (LASIGE / FCUL), and other institutions, to disseminate their work and fostering knowledge sharing and cross-institution student collaborations.

Título do evento e indicação dos oradores

Encontro de Comunicação de Ciência(s), por Diogo Veríssimo (Universidade de Oxford), Maria Vicente (Plataforma de Ciência Aberta) e Milene Matos (BioLiving; Município de Lousada).

Fotografia de documentos antigos

As perspetivas epistemológicas acerca do arquivo, entendido enquanto realidade mas também como metáfora, sofreram transformações assinaláveis nos últimos anos.

Geometry Seminar, por Daniel Barlet (Institut Elie Cartan, Géométrie, Université de Lorraine, Nancy).

Banner do evento

Sessão de apresentação de e-book no âmbito do projeto HOUSE (Hábitos e AlimentaçãO dos Universitários na SaúdE).

Páginas