Seminário Global History Reading Group

Os desafios do século XXI: categorias, ética, desmaterialização

Videoconferência
Fotografia de documentos antigos

As perspetivas epistemológicas acerca do arquivo, entendido enquanto realidade mas também como metáfora, sofreram transformações assinaláveis nos últimos anos. Deixámos de o ver apenas como espaço razoavelmente imutável onde os historiadores se abastecem da matéria-prima necessária à prossecução do seu trabalho. Alternativamente, o arquivo tornou-se sujeito, um agente do processo histórico tão importante quanto aqueles que lhe deram forma. O archival turn conduziu-nos à ideia de arquivo enquanto documento ele próprio, com uma história que importa explorar per se. A investigação avançou consideravelmente em tempos recentes, sobretudo pela mão de historiadores, arquivistas e antropólogos, todos eles interessados no papel da informação e da burocracia na sua relação com o poder e a sociedade (os filósofos haviam sido dos primeiros a tratar o assunto). O arquivo colonial, em particular, tem estado no centro do debate. Em todo o caso, a “nova história” do arquivo é ainda uma narrativa um tanto eurocêntrica, pouco atenta aos modos como se geravam, guardavam e organizavam documentos no “resto do mundo”.

Leituras para a sétima sessão:

Programa do evento

O propósito deste grupo de leitura é justamente o de questionar o arquivo, refletindo acerca da sua história no último meio milénio e, bem assim, do modo como a sua relação com o historiador tem evoluído ao longo do último meio século. O programa das sessões e a lista de leituras propostas procuram ir ao encontro de algumas das questões que marcam o presente debate historiográfico, incluindo os termos da nossa relação com o arquivo face aos desafios que se perfilam. O grupo reunir-se-á cerca de duas vezes por mês, entre fevereiro e junho de 2022, mas a corrente situação de pandemia obriga a que as sessões sejam exclusivamente online (plataforma Zoom) até indicação em contrário. A participação no grupo implica inscrição prévia através de e-mail enviado para o respetivo coordenador (jmflores@fc.ul.pt). Os textos para debate serão enviados por e-mail para todos os inscritos com pelo menos uma semana de antecedência em relação à sessão seguinte. A discussão decorrerá em português ou em inglês, consoante a composição do grupo.

11h00-13h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Departamento de História e Filosofia das Ciências | Ciências ULisboa

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia), por Manuel Sá Sampaio.

Título da campanha de inscrições

Os cursos visam promover a formação ao longo da vida e permitir à população, já inserida no mercado de trabalho, obter atualização de conhecimentos/aquisição de novas competências.

RSS Meetup, por Dimitris Mostrous (Aikido Security).

Large Hadron Collider

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Tiziano Camporesi (LIP).

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Susana Barbosa (INESC TEC, Porto, Portugal).

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Páginas