Formação de Comunicação em Ciência(s)

Integrar Comunicação de Ciência em Projetos de Investigação

Transmissão através de Videoconferência
Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, oradora, data)

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Ana Mena (Programa MIT Portugal).

Inscrição no valor de €10 para investigadores, docentes e funcionários de Ciências ULisboa; €5 para estudantes de Ciências ULisboa.

A importância de envolver a sociedade em ciência tem sido salientada pela Comissão Europeia que, há uns anos atrás, propôs um novo enquadramento para a investigação científica designado por “Investigação e Inovação Responsável”. Neste contexto, os cientistas são convidados a envolverem outros atores da sociedade de forma a alinhar os processos e resultados de investigação e inovação com os valores, necessidades e expectativas da sociedade. Na prática, a comunidade científica é encorajada a promover o envolvimento público em ciência, facilitando o acesso a resultados científicos e promovendo educação de ciência formal e informal. As agências financiadoras têm encorajado a implementação desta estratégia ao requererem uma componente de comunicação de ciência nos projetos científicos.

Este workshop prático visa discutir ideias que podem levar ao desenho de um programa de comunicação de ciência dentro de um projeto científico. Mais do que um esforço extra para os investigadores, a comunicação de ciência pode ser desenvolvida de forma a contribuir para os objetivos principais do projeto. Neste workshop, os participantes são convidados a pensar sobre os seus projetos e a desenhar uma componente de comunicação de ciência que sirva os seus propósitos. A sessão irá conter um enquadramento teórico, seguido por exercícios que exploram os objetivos, públicos alvo e desenho de atividades que um programa de comunicação de ciência deve contemplar.

14h00-19h00
Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências
Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Páginas