Semana da Ciência e da Tecnologia

História da Medicina na cidade do Porto

O que aprendemos com os espaços médicos?

Transmissão através de Videoconferência

Debate com Monique Palma e Isabel Amaral.

A cidade do Porto conta com dezanove hospitais nos dias do tempo presente. Uma cidade de vários séculos de existência, que possuiu diversos pontos de assistência aos enfermos, ainda antes da criação dos hospitais e do conceito de hospital, tal como, conhecemos hoje.

A historiografia indica que desde o tempo medieval até ao início da contemporaneidade, esses pontos de assistência - espaços médicos - podiam ser casas, e ou albergarias, e ou boticas e ou hospitais (dentro dos parâmetros do período), que prestaram cuidados aos que padeciam das mais diversas mazelas, essas que, também, pouco eram conhecidas dentro do panorama do pensamento científico da época.

O que podemos aprender com esses espaços médicos? Por que deixaram de existir? O que as albergarias, hospitais, e boticas, que deixaram de existir, podem nos ensinar sobre saúde, ambiente e doenças? Há uma exploração desses espaços como um recurso pedagógico e educativo na cidade do Porto? Como as instituições de ensino básico e superior entendem a importância desses espaços?

As perguntas acima são o pano de fundo deste debate. As ruas da cidade do Porto são repletas de espaços que compunham a história dessa cidade e que podem servir didaticamente ao debate sobre saúde, ambiente e controle de doenças. Assuntos relacionados à medicina ganharam maior destaque nos últimos anos, em grande medida, por conta da pandemia de SARS-COV-2, popularizada por covid-19. A História da Medicina não deve ficar de fora dessa busca por conhecimento e entendimento da complexidade que envolve a temática da saúde.


Participação mediante inscrição prévia.

14h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.