PhD in Informatics Seminar

Dynamic Ensemble of Content-based Image Retrieval Systems using Online Learning with Expert Advice

Transmissão através de Videoconferência

Por Soraia Alarcão.

Content-Based Image Retrieval (CBIR) systems are useful to store and efficiently retrieve similar images from large collections. The main challenge in CBIR systems is to choose features that are sufficiently discriminative to represent the images under comparison while keeping them compact to ensure that the system is timely and computationally efficient. Since human perception of image similarity is subjective, semantic and task-dependent, unveiling the perfect combination of discriminative features is highly domain-specific and dependent on the type of image.
The most common approach is to combine multiple descriptors using an early fusion approach, where all descriptors are assumed to have the same importance, but they may not yield the same results for different types of images. An alternative is to use weights to early-fuse the descriptors using genetic algorithms or weighted functions. With both approaches, the process of designing a new CBIR for new datasets or domains involves a huge experimentation overhead, leading to multiple fine-tuned CBIR systems.
To overcome this experimentation effort, we propose a metaCBIR solution, a novel application of online learning with expert advice to create an ensemble of CBIR systems that allows us to dynamically converge to the best combination of systems, by taking advantage of user’s feedback. The resulting ensemble will be less dataset and domain dependent, while being able to take advantage of the experiments already performed to create the individual CBIR systems. Our solution is designed to be model-agnostic, modular, and scalable. Each CBIR in the ensemble returns its set of most similar images, that will be further combined in a dynamic fashion using weights to produce the final set of images similar to the given query image. The weight of each CBIR is updated based on the quality of its results, assessed by one or more human evaluators.
We conducted experiments on 13 benchmark datasets from the Biomedical, Real, and Sketch domains. metaCBIR was able to select the best CBIR sets across domains quickly (usually, less than 25 queries need to receive human feedback).

More information: https://moodle.ciencias.ulisboa.pt/course/view.php?id=2964#section-7


Transmissão em direto via Zoom.

12h00

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Páginas