Seminário Permanente de Filosofia das Ciências

Exploring the Relevance of Construct Validity

Transmissão através de Videoconferência

Por María Caamaño-Alegre (Universidade de Valladolid).

Construct validity concerns the extent to which a particular set of empirical indicators represents a given theoretical concept, that is, the extent to which independent and dependent operative variables truly represent the abstract, hypothetical variables of interest to the scientist (Pelham & Blanton 2003). Its evaluation involves a close examination of the auxiliary assumptions specifying the relationship between the postulated connection between empirical indicators and the theoretical concepts. The notion of “construct validity”, originally introduced to evaluate test research methods in psychology (Cronbach & Meehl 1955), was later extended to experimental methods in the same field (Shadish, Cook, & Campbell 2002). However, the relevance of this notion for general philosophy of science has not been explored yet. My talk is focused on two important issues that could be better addressed by applying a construct validity analysis, namely, the inference from experimental results to theoretical causes (also related to the external validity of experiments) and the Duhem-Quine problem. In taking constructs as the unit of validation, a more fine-grained validation of theories can be achieved, for validity assessment would then not only concern hypotheses where different constructs are combined in a certain way, but the very constructs taken separately.

María Caamaño-Alegre is currently an Associate Professor of Philosophy of Science at the University of Valladolid (Spain). She obtained her PhD in Philosophy with a thesis on the problem of the incommensurability of scientific theories (2004, University of Santiago de Compostela, Spain), and joined CSLI at Stanford University as a Fulbright post-doctoral fellow before starting her teaching career at the Philosophy Department (UVa). Her research focuses on topics at the junction of general philosophy of science, methodology of science, philosophy of language and epistemology. She has published on experimental validity, evaluation of theories, and inter-theoretical relations. Her current interests include the relation between natural and social sciences and the methodological differences between both fields in the search for empirical support.


Zoom | Password: 907683

Cartaz

16h00
João L. Cordovil (CFCUL/GI2) e Silvia DI Marco (CFCUL)
Título do programa e representação de família numa carrinha

CIÊNCIAS associa-se, uma vez mais, a esta iniciativa, promovendo várias atividades.

Banner Meredith Ringel Morris HCI for AGI

15 de julho, 14h00: CIÊNCIAS recebe Meredith R. Morris, Diretora de Investigação em Interacção Humano-IA na Google DeepMind e Professora Afiliada na Universidade de Washington, para uma palestra imperdível sobre um dos temas mais debatidos e transformadores da atualidade: o caminho rumo à Inteligência Artificial Geral (AGI).

Título e datas do programa de estágios

Preparados para explorar a investigação de perto?

Águas subterrâneas

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Um workshop com o objetivo de reunir académicos que abordam a história da ecologia - e a evolução da própria disciplina - a partir de uma variedade de perspetivas.

Cardume

Seminário no âmbito do Doutoramento em Ciências do Mar, por Inês Pereira.

Pormenor de mecanismo de relógio

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Orquestra

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Banner Ser Cientista

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Título e data da iniciativa

A iniciativa conta com a participação do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e do LASIGE Computer Science and Engineering Research Centre.

Aluna a utilizar um computador portátil

A Escola Doutoral Unite! Widening visa apoiar diretamente estudantes de doutoramento que realizem investigação numa das quatro áreas estratégicas selecionadas pelo projeto - as candidaturas decorrem até 26 de julho.

Pormenor de lâmpada

Candidaturas a decorrer de 01 a 30 de setembro.

Microplásticos no ocerano

O curso procura dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos, utilizando uma abordagem de ensino científico, com um discurso adequado a formandos sem formação científica - candidaturas até 03 de agosto.

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

Um simpósio internacional que reúne investigadores especializados em várias disciplinas (taxonomia, ecologia da vegetação, biogeografia, filogeografia, paleoecologia ou conservação da biodiversidade), focados na flora e vegetação terrestre e marinha da região da Macaronésia (Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde).

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 16 de setembro.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 17 de setembro.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 27 de julho.

Logótipo do evento

Um evento promovido pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências da ULisboa, com um duplo objetivo: valorizar a diversidade e excelência da formação dos doutorados e promover um espaço de diálogo direto entre empresas e estudantes.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Os participantes neste curso irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado - candidaturas até 27 de julho.

Saída de campo (Geologia)

O curso, com candidaturas até 20 de julho, convida os professores do Ensino Básico e Secundário a explorar a Geologia a partir das rochas que afloram nas imediações da sua escola.

Gotas de água

O curso visa capacitar os formandos para a aplicação dos índices de qualidade ecológica utilizados na avaliação da qualidade ambiental em sistemas de transição, no âmbito da Diretiva Quadro da Água (DQA) - candidaturas até 31 de agosto.

Astronauta, banhado pela luz solar, no meio de uma floresta

Candidaturas até 30 de julho - um evento único, que reunirá estudantes de mestrado e doutoramento com investigadores e líderes da indústria de toda a Europa para uma experiência inesquecível.

Lupa e caneta sobre página com texto e gráfico

O curso visa dar formação inicial a estudantes de pós-graduação sobre o processo de escrita, submissão e publicação de trabalhos científicos, focando principalmente a publicação de artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares.

Iconografia relacionada com a temática do curso

O curso fornece uma exploração aprofundada de isótopos estáveis como uma ferramenta valiosa em Ecologia, usando assinaturas isotópicas para rastrear processos ecológicos e revelando insights sobre o ciclo de nutrientes e água, interações de espécies e condições ambientais em diversos ecossistemas e comunidades.

Composição de três imagens relativas à área da deteção remota

2.ª edição do curso, com candidaturas até 18 de outubro.

Páginas