Seminário Permanente de Filosofia das Ciências

Exploring the Relevance of Construct Validity

Transmissão através de Videoconferência

Por María Caamaño-Alegre (Universidade de Valladolid).

Construct validity concerns the extent to which a particular set of empirical indicators represents a given theoretical concept, that is, the extent to which independent and dependent operative variables truly represent the abstract, hypothetical variables of interest to the scientist (Pelham & Blanton 2003). Its evaluation involves a close examination of the auxiliary assumptions specifying the relationship between the postulated connection between empirical indicators and the theoretical concepts. The notion of “construct validity”, originally introduced to evaluate test research methods in psychology (Cronbach & Meehl 1955), was later extended to experimental methods in the same field (Shadish, Cook, & Campbell 2002). However, the relevance of this notion for general philosophy of science has not been explored yet. My talk is focused on two important issues that could be better addressed by applying a construct validity analysis, namely, the inference from experimental results to theoretical causes (also related to the external validity of experiments) and the Duhem-Quine problem. In taking constructs as the unit of validation, a more fine-grained validation of theories can be achieved, for validity assessment would then not only concern hypotheses where different constructs are combined in a certain way, but the very constructs taken separately.

María Caamaño-Alegre is currently an Associate Professor of Philosophy of Science at the University of Valladolid (Spain). She obtained her PhD in Philosophy with a thesis on the problem of the incommensurability of scientific theories (2004, University of Santiago de Compostela, Spain), and joined CSLI at Stanford University as a Fulbright post-doctoral fellow before starting her teaching career at the Philosophy Department (UVa). Her research focuses on topics at the junction of general philosophy of science, methodology of science, philosophy of language and epistemology. She has published on experimental validity, evaluation of theories, and inter-theoretical relations. Her current interests include the relation between natural and social sciences and the methodological differences between both fields in the search for empirical support.


Zoom | Password: 907683

Cartaz

16h00
João L. Cordovil (CFCUL/GI2) e Silvia DI Marco (CFCUL)
Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Páginas