Seminário Permanente de Filosofia das Ciências

Exploring the Relevance of Construct Validity

Transmissão através de Videoconferência

Por María Caamaño-Alegre (Universidade de Valladolid).

Construct validity concerns the extent to which a particular set of empirical indicators represents a given theoretical concept, that is, the extent to which independent and dependent operative variables truly represent the abstract, hypothetical variables of interest to the scientist (Pelham & Blanton 2003). Its evaluation involves a close examination of the auxiliary assumptions specifying the relationship between the postulated connection between empirical indicators and the theoretical concepts. The notion of “construct validity”, originally introduced to evaluate test research methods in psychology (Cronbach & Meehl 1955), was later extended to experimental methods in the same field (Shadish, Cook, & Campbell 2002). However, the relevance of this notion for general philosophy of science has not been explored yet. My talk is focused on two important issues that could be better addressed by applying a construct validity analysis, namely, the inference from experimental results to theoretical causes (also related to the external validity of experiments) and the Duhem-Quine problem. In taking constructs as the unit of validation, a more fine-grained validation of theories can be achieved, for validity assessment would then not only concern hypotheses where different constructs are combined in a certain way, but the very constructs taken separately.

María Caamaño-Alegre is currently an Associate Professor of Philosophy of Science at the University of Valladolid (Spain). She obtained her PhD in Philosophy with a thesis on the problem of the incommensurability of scientific theories (2004, University of Santiago de Compostela, Spain), and joined CSLI at Stanford University as a Fulbright post-doctoral fellow before starting her teaching career at the Philosophy Department (UVa). Her research focuses on topics at the junction of general philosophy of science, methodology of science, philosophy of language and epistemology. She has published on experimental validity, evaluation of theories, and inter-theoretical relations. Her current interests include the relation between natural and social sciences and the methodological differences between both fields in the search for empirical support.


Zoom | Password: 907683

Cartaz

16h00
João L. Cordovil (CFCUL/GI2) e Silvia DI Marco (CFCUL)
Título do curso, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário de Geometria e Física, por Alejandro Calleja (Univ. Complutense, Madrid).

A reunião, aberta a toda a comunidade estudantil, tem como objetivo esclarecer os mecanismos processuais de formalização de todas as realidades associativas existentes, a potencial criação de novas e a implementação e funcionamento futuros do FAC

Seminário de Tese (Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais), por Friederike Peiffer.

Seminário de Lógica Matemática, por Pedro Ângelo (Universidade de Lisboa - LASIGE).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Talk @DI, por Alex Davidson (DI/FCUL).

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática de CIÊNCIAS falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Banner do Dia do DEGGE 2025.

A 20 de fevereiro, contamos contigo para um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título/data do programa, logótipo da ULisboa e fotografia de jovem a ouvir música de olhos fechados

Uma introdução à prática de meditação onde vais aprender a gerir as tuas emoções, pensamentos e desenvolver um relacionamento saudável contigo e com os outros - inscrições até 21 de fevereiro.

Pormenor de pessoa sentada a ler um livro

Maiores de 50 anos - Candidaturas até 14 de fevereiro.

Título/data/local do evento e fotografia de vegetais

Workshop hands-on, dirigido a todos os estudantes da ULisboa.

Seminário de Geometria, por Marcos Petrúcio Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Logótipo do evento

An annual event aimed to promote the research done by CIÊNCIAS Researchers in the field of Biotechnology, with a special emphasis on Blue and Green biotechnological solutions for a sustainable tomorrow.

NCPInTheHouse 2025

Registration on the workshop is free but mandatory - deadline: 24 February.

Se queres saber mais informações sobre os cursos de CIÊNCIAS, não deixes de participar!

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

Título "Bolsas Alumni Solidárias" e fotografia de grupo de alunos

As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro.

Pormenor de membro de orquestra

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 05 de fevereiro

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa disponibilizar aos profissionais com formação universitária inicial ao nível da licenciatura os conhecimentos básicos e a informação necessária ao eventual futuro ingresso e exercício de funções em áreas Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 05 de fevereiro.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

O curso forma profissionais para atividade na área das Análises Clínicas ou Patologia Clínica - candidaturas até 14 de fevereiro.

Logótipo do evento

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.

Título do curso

Ao longo de 10 horas serão abordados temas tais como contornar as principais dificuldades na comunicação da Biodiversidade, como usar histórias, ou a importância dos conceitos científicos na hora de os comunicar.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática

Atividades a decorrer em CIÊNCIAS nos dias 14 e 19 de março.

Páginas