Patrícia Faísca lidera um dos cinco grupos de trabalho temáticos desta ação COST e organizou o evento que devido à pandemia ocorreu remotamente
O terceiro meeting científico da ação COST EUTOPIA ocorreu entre 15 e 17 de fevereiro passado. O evento organizado por Patrícia Faísca, professora do Departamento de Física e investigadora do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), devia ter ocorrido na Faculdade, no entanto devido ao atual contexto pandémico aconteceu remotamente, tendo sido precedido também remotamente pelo meeting anual do management committee.
O meeting científico reuniu 123 participantes de 24 países e contou com a contribuição de figuras líder nas áreas da matéria mole (polímeros, cristais líquidos e outros fluídos complexos), física dos sistemas biológicos (com ênfase em proteínas, material genético e cromossomas) e de aplicações e extensões de teoria de knots à classificação deste tipo de sistemas.
A EUTOPIA é um projeto de colaboração interdisciplinar, iniciado em 2018, e explora a importância crescente da topologia em sistemas físicos e biológicos, e no desenvolvimento de novos materiais. Esta ação reúne 29 países e mais de 100 participantes. Portugal está representado em dois dos cinco grupos de trabalho temáticos e Patrícia Faísca é responsável pela liderança de um deles.