Seminário

Autenticidade do mel produzido por Apis mellifera L. no Parque Nacional da Gorongosa

Transmissão através de Videoconferência
Imagem ilustrativa do evento (apicultura), acompanhada de várias informações (título, data e hora do evento; orador; logótipos das entidades organizadoras)

Por Adija Wilssone (cE3c, Ciências ULisboa).

Participação mediante registo prévio (o link da sessão será enviado aos participantes registados no dia do seminário).


A produção do mel em zonas rurais é tida como uma fonte alternativa de renda muito importante, especialmente em comunidades próximas a áreas de conservação, onde há uma abundância e diversidade de plantas para a produção de mel de qualidade. Entretanto, o benefício que advém dessa atividade pode ser prejudicado em situações onde se verifica a adulteração do mel, pois, este perde o seu valor no mercado, o que resulta consequentemente na perda da renda das comunidades locais e maior pressão sobre os recursos naturais. Para evitar estes problemas, e de modo a valorizar o mel produzido ao redor do Parque Nacional da Gorongosa, foi realizada pela primeira vez um estudo, com o objetivo de avaliar as características botânicas do mel, com vista a determinar as espécies de plantas mais visitadas por abelhas na produção do mel mediante análise polínica e aferir o potencial para a produção de méis mono florais; também constituiu objetivo deste trabalho, analisar a composição isotópica dos méis a fim de aferir a possibilidade da distinção dos mesmos. A pesquisa deve ser considerada como um estudo preliminar para uma possível distinção e autenticidade do mel da Gorongosa. As amostras de flores e méis usadas para as análises, foram colhidas nas comunidades onde se desenvolve o programa de apicultura do Parque, ou seja, nos distritos de Cheringoma e Gorongosa. As amostras de flores foram usadas para preparar lâminas de referência, que serviriam mais tarde para comparar com os grãos de pólen encontrados no mel. As amostras foram preparadas seguindo o método de acetolise para as análises qualitativas do mel. A análise da composição isotópica de 13C e 15N foi feita por métodos de espetrometria de massa de razão isotópica (IRMS). A análise polínica indicou uma grande diversidade polínica no mel, com predominância das espécies que compõem a família Fabaceae. Também foi observado um grande potencial para produção de méis mono florais, tendo sido registados 12 méis mono florais no universo de 24 amostras. A análise da composição isotópica dos méis da Gorongosa, mostrou valores enriquecidos no azoto 15 nos méis do CEC devido á elevada presença de plantas fixadoras do azoto e solos férteis; a mesma também apontou para o enriquecimento do carbono 13 dos méis da Serra da Gorongosa como fruto do stress hídrico causado pelo abate de árvores para abertura de campos agrícolas. No geral todos méis tiveram valores da composição isotópica de carbono (δ13C) muito empobrecidos (à volta de -23,5 ‰), indicando a pureza dos mesmos. A composição isotópica mostrou a possibilidade de diferenciar os méis da Serra da Gorongosa e do CEC. Tratando-se de um estudo preliminar, os resultados desta pesquisa foram encorajadores, ao revelaram a possibilidade da autenticação e denominação de origem do mel da Gorongosa com base nos critérios da origem botânica, geográfica e composição isotópica. Entretanto para isso foi recomendada a realização de mais estudos que incluísse uma maior amostragem.

Minibiografia de Adija Wilssone:

Adija é uma jovem Moçambicana, formada em wildlife management no Instituto técnico médio, licenciada em ecoturismo e wildlife management, mestre em biologia de conservação e doutoranda em ciências da sustentabilidade na Universidade de Lisboa.  Adija estuda a conservação da natureza há 10 anos, e nos últimos três anos esteve a estudar a apicultura como estratégia para a proteção dos ecossistemas e melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes ao redor do Parque Nacional da Gorongosa. No ano passado foi bolseira de investigação da bolsa António Coutinho da Fundação Calouste Gulbenkian.

14h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

A 24 de maio, CIÊNCIAS recebe 400 participantes para o evento final do Technovation Girls Challenge Portugal. O evento desafia mais de 100 jovens raparigas, dos 8 aos 18 anos a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais das suas comunidades, incentivando-as a aprender sobre ideação, programação, comunicação e empreendedorismo.

Nos dias 24 e 25 de maio, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência celebra o Dia de África com diversas atividades gratuitas.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Hugo Terças (Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa / Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal).

Seminário de Lógica Matemática, por Antonio Piccolomini D'Aragona (University of Tübingen/University of Siena).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Cartaz do filme "O Melhor dos Mundos"

A 29 de maio o filme "O Melhor dos Mundos” é exibido numa sessão especial em CIÊNCIAS, promovida pela FCiências.ID e o Instituto Dom Luiz. Após a projeção do filme, realiza-se uma mesa redonda com quatro especialistas em Sismologia, que responderão a perguntas do público.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

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